Promoção no trabalho: 5 dicas para avançar na carreira

Como conseguir uma promoção no trabalho

A promoção no trabalho é esperada por todas as pessoas, ela é um sinal de reconhecimento, de serviço bem feito, de ascensão na carreira e que se está no caminho certo para o êxito. 

Por isso, muitos profissionais ficam atentos quando tem a oportunidade de ocupar um novo cargo acima do seu, mas conseguir esse posto é outra história. Existem algumas razões que podem fazer você patinando na carreira e perder grandes oportunidades profissionais.

Entretanto, também existem atalhos que podem te fazer trilhar esse caminho de forma mais rápida e alcançar a tão desejada promoção. Se você deseja ser promovido ou promovida, esse artigo é para você!

Uma história real sobre promoções

Ao longo da minha carreira, eu consegui inúmeras promoções no trabalho. Eu comecei a trabalhar muito jovem, com 17 anos, eu era office-boy naquela época. E 18 anos depois, aos 35 anos, eu já era presidente de uma empresa. Durante esse período, trabalhei em algumas empresas, inclusive algumas multinacionais. 

Mas nesses 18 anos, eu tive alegria em experimentar várias promoções. Inclusive, com pouco mais de 20 anos fui líder de equipe e comecei a ficar com um olhar treinado para identificar as pessoas que tinham potencial para despontar mais rápido na carreira.

Além disso, sempre fui um profissional muito dedicado, muito atento, com uma vontade de crescer muito grande. Então eu comecei a observar o que funcionava e o que que não funcionava para receber uma promoção no trabalho, para conseguir ter crescimento e deslanchar. Com essas experiências e observação dos cenários, tive um crescimento meteórico.

Entretanto, não é todo mundo que tem essa sorte, além disso, muita gente não se dá conta, mas fica ali patinando na mesma função durante muito tempo e não vai para frente. 

5 motivos porque você não recebe uma promoção

A partir disso, percebi que tem pelo menos 5 grandes razões que podem fazer um profissional não avançar na carreira e ter muita dificuldade para conseguir uma promoção.

Condicionar a carreira a uma empresa ou uma pessoa

Muitas vezes a sua carreira não está fluindo e a pessoa fica presa ao seu chefe, presa àquela empresa e não avança. Dentro da perspectiva que você está olhando e vivendo, aparentemente, só existe aquele caminho e você fica esperando aquela promoção no trabalho.

Então é necessário mudar esse olhar, abrir os horizontes. Existem vários caminhos para crescer profissionalmente, não só na empresa onde está naquele momento. Existe sempre uma oportunidade para você mudar aquilo que não está bom, não está acontecendo, ou seja, mudar a sua vida.

Esperar a empresa te capacitar

A segunda grande trava para as pessoas crescerem profissionalmente é ficar esperando que a empresa pague um curso, que a empresa desenvolva, que a empresa faça algum treinamento para você ficar melhor. Não fique esperando a promoção, isso só depende de você!

Entretanto, quem fica esperando esse tipo de estímulo de fora, normalmente, fica para trás. Os melhores profissionais vão atrás por si mesmos das próprias oportunidades, eles procuram estudar, aprender coisas diferentes e decolam.

Por outro lado, aquelas pessoas que ficam esperando a empresa fazer algo por elas, reclamam, vão ficando para trás, e por uma simples razão: terceirizam a responsabilidade do seu próprio crescimento para os outros, por exemplo, para a empresa, para o seu chefe.

Não entender a estratégia da empresa

Muitos profissionais ficam patinando quando querem uma promoção no trabalho porque não entendem qual é a estratégia da empresa, qual é o jogo que está sendo jogado. Várias vezes esse desalinhamento além de causar um grande sofrimento para o profissional e para quem está em volta dele, também gera perda de energia. Ou seja, a pessoa não tem foco, não entrega o que a empresa quer que ela entregue. 

Sendo assim, esse desencontro vai afastando-a das melhores oportunidades e quem entende qual é a estratégia, para onde a empresa está indo, engaja e se conecta com o propósito, avança.

Condicionar a entrega a algum reconhecimento

Outro motivo que freia o crescimento das pessoas, que as atrapalha a receber uma promoção é quando ela só entrega na medida que recebe. Esse é um pecado mortal dos profissionais. Muitas pessoas ficam esperando a promoção, um dinheiro extra, um prêmio para ela poder dar o seu melhor, mas não é bem assim que funciona na vida real.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário

Albert Einstein

A entrega de valor está ligada à percepção do significado do que você produz para si mesmo e para o outro. Se você se empenha, faz com amor, dedicação, pega a responsabilidade de fazer e fazer bem feito, vai estar entregando mais do que um resultado, você vai estar construindo algo de valor.

E isso é percebido por quem está de fora, seja o seu líder ou as pessoas que utilizam o seu serviço ou produto. Não coloque o carro na frente dos bois, a jornada profissional é feita de etapas!

Dificuldade de relacionamento

Não tem carreira que resista a um profissional que não se relaciona muito bem, que não faz ponte e trânsito com todos, funcionários, pares, parceiros e até com os stakeholders. Isso é muito importante. Existem muitos profissionais bons tecnicamente que não avançam porque não tem bons relacionamentos com ninguém.

Além desses motivos, um ponto óbvio que deixa muita gente para trás é a apatia, ou seja, a falta de vontade, a falta de clareza. Nesses casos, as pessoas estão trabalhando, mas não sabem muito bem o que elas querem, qual caminho trilhar dentro da empresa e ficam esperando uma mensagem divina, um sinal dos céus.

Portanto, é muito importante você se apropriar das suas escolhas para qualquer situação, seja para receber uma promoção no trabalho, para descobrir o seu propósito, para decidir o caminho que você quer trilhar, seja profissional ou pessoal. 

5 dicas para você conseguir uma promoção

Agora, se você realmente quer receber uma promoção, quer crescer na carreira, eu vou te ensinar como você consegue fazer isso, mas lembrando que a sua postura de colocar isso em prática é fundamental para alcançar essa meta.

Exercite o aprendizado 

Tenha curiosidade, explore o que não conhece, procure saber mais sobre o que você faz, seja um ávido pesquisador.

As pessoas que têm um espírito de aprendiz, que procuram saber, que fazem perguntas, normalmente, são as que crescem mais dentro de uma empresa, porque quanto mais você procura saber, maior o seu conhecimento. Quando você tem essa mentalidade, vira uma referência para os seus colegas e isso faz toda a diferença para você conseguir uma promoção no trabalho.

Além disso, outra coisa importante: seja uma pessoa questionadora. Os profissionais que questionam as coisas, que não abaixam a cabeça para tudo ganham mais do que aqueles que são subservientes e que não questionam nada.

Desta forma, podemos observar que as empresas procuram mentes pensantes, pessoas que são questionadoras, que querem fazer as coisas acontecer. Então é importante ter identidade, ter personalidade e se colocar de verdade à disposição, entregar-se..

Para aprender a aprender com um dos maiores gênios da humanidade, ouça o podcast 061 | Aprendendo a aprender

Pense e aja como um de seus superiores

Essa dica vale ouro! Procure pensar e agir com a cabeça de quem está acima de você. Sabe aquele cargo que você sonha? Observe como a pessoa que o ocupa fala, veste, pensa, como se comporta, como é a rotina dela. Quando você compreende como funciona e espelha esse comportamento, aos poucos você vai se tornando aquilo. Então a questão de você conseguir ou não aquela vaga é só uma questão de oportunidade. 

Portanto, uma das chaves para você conseguir uma promoção é entrar na vibração daquele cargo. Não espere você receber a promoção no trabalho para se comportar como uma pessoa daquela função, você deve jogar no nível mais alto do que que você está pra você ter um reconhecimento.

Prepare-se sempre

Esteja sempre preparado ou preparada, independente do percentual de chances que você tem.

Muitas empresas de carreira trabalham com estatísticas, por exemplo, que de que dentre as pessoas que começam como supervisor, somente 10% chegam a diretor. Outro exemplo é a carreira como funcionário público, nas forças armadas, nesses casos têm uma graduação, funciona como um funil.

Agora uma questão importante é que você só tem aquele percentual de chance, se você estiver preparado. caso não se prepare, não estude, a sua chance vai ser zero.

Deixe o seu chefe ciente 

Se você quer receber a promoção no trabalho, conte para o seu chefe, deixe claro, peça a oportunidade. Eu vou te falar como líder, quando eu tinha alguém na minha equipe falando isso para mim, eu olhava aquela pessoa como alguém interessado, que queria crescer.

A partir do momento que você mostra isso para o seu chefe, ele vai ver que você vai ser um profissional interessado e quando tiver uma vaga, vai lembrar de você. Além do mais, às vezes, a oportunidade pode acontecer em outras áreas, em outras filiais, em outros projetos da empresa e quanto mais pessoas acima de você estiverem sabendo que você quer se mobilizar, melhor, porque elas vão lembrar de você.

Sendo assim, faz muita diferença o profissional deixar o chefe ciente disso, se você espera que ele sonhe que você deseja a promoção no trabalho, pode perder a oportunidade por não ser lembrado. 

Crie vínculos

Em um processo seletivo de promoção, você pode ser selecionado ou pode ser eleito. Por que eu estou colocando essas duas situações? Explico.

Quando você trabalha criando vínculos, fazendo bons relacionamentos, mostrando que você é um bom profissional para todo mundo, que se relaciona com outras áreas além da sua, com outros líderes da empresa que não só o seu, quando tiver uma oportunidade as pessoas vão sugerir o seu nome.

Por isso é tão importante você ter uma boa relação com todos, porque até mesmo as pessoas de outras áreas, o chefe do seu chefe, o seu próprio líder, os seus colegas vão lembrar de você e isso faz toda a diferença quando se trata de uma promoção no trabalho.

Quando você consegue uma promoção porque você foi eleito, isso quer dizer que não só o seu chefe que te promoveu, mas, sim, toda a equipe, ou seja, você teve um reconhecimento de todo o grupo. Isso faz uma diferença enorme na sua carreira, porque quando você se sentar na cadeira do próximo cargo, vai ter aceitação das pessoas e isso tira a resistência da sua carreira. 

É capaz aquele que pensa que é capaz

Buda

Dica bônus

Existem muitos motivos que fazem as pessoas ficarem agarradas ou não conseguem avançar na carreira. Neste artigo te contei algumas, mas tem uma muito poderosa que pode travar a sua vida: as crianças limitantes.

Algumas pessoas inconscientemente entram em um ciclo de autossabotagem, que acham que não são merecedoras de receber a promoção no trabalho, que é muito difícil conseguir aquela oportunidade. Todas essas crenças e pensamentos vão criando barreiras para você e vão tornando a sua vida mais difícil. 

Então parte do processo do seu crescimento pessoal e profissional é se libertar dessas crenças limitantes. No podcast 053 | Sem Limites eu conto mais sobre essas crenças e te dou um conteúdo super-rico para você crescer na vida profissional e pessoal!

Enfim, você entendeu os caminhos e os passos fundamentais para conseguir a promoção no trabalho que tanto deseja. Anote essas dicas de ouro, pratique no seu dia a dia esse passo a passo, prepare-se para trilhar este caminho e alcançar o cargo que tanto deseja. 

Portanto, é só você fazer aquela coisa que transforma: FA-ZER!

Se você quer se tornar uma liderança diferenciada no mercado e quer ajudar o seu negócio a bater as metas sem sofrimento, mudar a cultura e atingir níveis incríveis de alta performance, nós te ajudamos nesta jornada! Leve a metodologia de liderança mais inovadora e impactante do mercado para a sua empresa e veja como construir  resultados excelentes deixando um legado positivo de prosperidade e sustentabilidade! Conheça nossas soluções aqui!

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Para receber mais dicas inspiradoras, insights transformadores, dicas sobre carreira, gestão, realização profissional e pessoal siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Você também pode consumir este conteúdo no vídeo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *