O que é liderança e as 4 habilidades que um líder deve ter

O que é liderança

O que é liderança? Essa pergunta pode parecer óbvia, mas, na verdade, ela é muito mais profunda e complexa do que você imagina. Existem muitos conceitos de liderança específicos. Mas eles não explicam tudo, por exemplo, quem vem à sua mente quando pensa em um líder?

Você pode pensar em Jesus, um grande líder da humanidade. Mas sabe quem também foi um líder que impactou e muito a nossa história? Hitler. Se eles são líderes, será que eles têm algo em comum? Também podemos trazer outro exemplo mais recente que mudou a nossa sociedade, Putin e Gandhi. Como explicar esses dois líderes tão distantes? 

Existem algumas perguntas que talvez você nunca tenha feito para si mesmo. Já parou para pensar porque precisamos de líderes? Será que realmente eles são necessários? Como eles influenciam a nossa história? Tudo isso diz muito mais sobre liderança do que você imagina!

Para além de classificações específicas e determinantes, neste artigo eu vou te contar algumas coisas sobre liderança que você nunca pensou e vão até te surpreender. Você vai conhecer uma perspectiva bem diferente e mais abrangente do que é a liderança segundo a metodologia da Liderança Evolutiva®.

O que é liderança?

Existem muitas definições deste termo. Se você buscar na internet, você vai encontrar diferentes conceitos:

“É a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.”

“É considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos.”

“Autoridade; tendência para chefiar ou para demonstrar autoridade.”

Entretanto, quando eu penso no tema, eu retomo as definições universais, porque existem muitos conceitos de liderança específicos. Mas eles não explicam tudo, por exemplo, a questão de Putin e Gandhi citadas anteriormente.

O percurso da liderança até os dias atuais

Primeiramente, vamos contextualizar um pouco o tema.

Durante a história do planeta Terra, as espécies surgiram, desenvolveram e foram traçando um caminho contínuo de evolução. A partir disso, a liderança surge como um recurso biológico de adaptação para ter mais capacidade de sobrevivência.

Normalmente, os grupos de indivíduos que possuem algum tipo de liderança têm mais possibilidade de sobreviver, de se defender, e trabalham de forma mais organizada – independente da espécie.

Isso acontece devido ao impulso vital de perpetuar e de sobreviver. Dessa forma nascem as lideranças primitivas. Com isso, podemos definir a essência de um líder como aquele que protege o bando e faz o que é melhor para garantir a sobrevivência de todos.

Entretanto, com a evolução da sociedade, da cultura e do mundo, hoje já alcançamos um estágio diferente que ultrapassa o conceito de liderança da sobrevivência, apesar de mesmo hoje em dia ainda termos líderes que atuam de forma primitiva.

Os líderes primitivos são movidos por instintos. Os líderes evoluídos são movidos por amor.

Recentemente temos um exemplo muito claro de como uma liderança impacta a nossa história e a nossa realidade. Vladmir Putin, um líder perverso, travou uma guerra com o povo da Ucrânia que afetou fortemente os ucranianos, mas que está afetando também muitos outros países e pessoas.

Por exemplo, a Rússia anunciou que não pode garantir o funcionamento regular do gasoduto Nord Stream 1, principal fonte de fornecimento do gás russo à União Europeia. Isso coloca alguns países europeus em estado de emergência, afligindo diretamente a vida de muitas pessoas que não estão diretamente ligadas ao conflito.

Assista à profecia que fiz sobre Putin em 2016. Clique aqui e assista ao vídeo.

Porém, também temos grandes exemplos de líderes evoluídos. Uma liderança que admiro muito é Gandhi. Ele foi um avatar da humanidade, doou toda a sua vida por uma causa de igualdade e liberdade. Ele mudou a vida do seu povo e influenciou todo o mundo com o seu exemplo e propósito.

Ouça o EP 025 | Gandhi e conheça a história deste líder da humanidade:

Para além do conceito

Em linhas gerais, liderança é a capacidade de conduzir, inspirar e motivar as pessoas ou uma equipe dando os estímulos corretos para que se desenvolvam e consigam dar o seu melhor em prol de um objetivo comum.

Porém, a liderança vai muito além disso, e não podemos colocá-la em uma caixa. A definição de liderança depende do nível de consciência de quem está falando. 

Basicamente, consciência é tudo aquilo que você reconhece como sendo parte de você, o que você dá importância, valoriza e se sente responsável, e isso é o que determina o nível da sua consciência.

Sendo assim, a consciência influencia na forma como nós evoluímos, como a cultura evolui, a empresa evolui e como um líder evolui. Existem diversos níveis de consciência, mas podemos dizer que dentro das empresas é possível encontrar quatro níveis de consciência mais presentes:

  • Emocional
  • Racional
  • Criativo
  • Sentimental 

Para você compreender melhor esses níveis de consciência e como ele impacta na liderança, leia o artigo Nível de consciência e as competências de um Líder ESG.

Liderança é conduzir

A partir dessa compreensão de que liderança é sobre condução, devemos nos perguntar: como conduzir e conduzir para onde?

Além da questão do nível de consciência do líder, essas perguntas também estão ligadas ao desenvolvimento e amplitude de visão e isso está ligado ao propósito de liderança. 

Uma vez que cada pessoa tem a sua própria missão e objetivo, isso significa que os propósitos podem, então, ser os mais diversos possíveis. Mas, geralmente, eles variam de propósitos de liderança egoístas – focados em um interesse individual ou de um grupo específico-, a propósitos coletivos – focados em uma comunidade maior.

Para onde a liderança conduz as pessoas?

Anteriormente falamos sobre propósito porque a condução está diretamente ligada ao propósito da liderança. Para onde o líder está indo, a visão que ele tem é que vai determinar para onde ele vai levar as pessoas.

Você só consegue levar a sua equipe até onde a sua visão alcança

Portanto, antes de você traçar planos mirabolantes, dar o primeiro passo é preciso saber onde você quer chegar. Ter consciência de para onde você está caminhando e levando a sua equipe enche a vida de todos os colaboradores, inclusive a da liderança, de significado. 

Como conduzir as pessoas?

Quando pensamos em “como” logo ligamos a quais os recursos necessários para motivar, estimular, dirigir as pessoas pelo percurso desejado. Essas ferramentas variam de acordo com o desenvolvimento do líder, da sua consciência e em qual nível ele atua.

Sendo assim, existem várias formas que uma liderança pode conduzir as pessoas. A partir do(a):

  • força
  • influência
  • poder
  • dinheiro
  • grande causa

Então podemos perceber que a maneira de conectar as pessoas de um grupo, principalmente em um mesmo propósito, vai depender do repertório do líder.

4 habilidades fundamentais da liderança

Eu decifrei, durante toda a minha carreira como líder, que existem 4 habilidades fundamentais para um líder:

Protagonismo: a capacidade de assumir para si  a responsabilidade das coisas. Se você não se sente responsável por algo, você não faz nada a respeito.

Visão: a capacidade de planejamento, de ocupar uma posição estratégica para criar horizontes.

Transformação: ter a capacidade de transformar, de fazer mudanças efetivas em um ambiente.

Conexão: ter a habilidade de se conectar, usando recursos e estratégias para poder comunicar com clareza, motivar e engajar pessoas.

Essas quatro habilidades sustentam um grande líder, mas está faltando um elemento! 

Um líder pode ter tudo isso e fazer mal para as pessoas. Dando outro exemplo de figuras de liderança, se você pensar em Hitler, por exemplo, ele era protagonista, tinha visão de longo prazo, capacidade de transformação e de se conectar com as pessoas. Contudo, a causa dele não era boa.

Por isso que ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Por fim, não esqueça de seguir o Líder HD em todas as redes sociais! Estamos presentes no spotify, YouTube, Instagram, Facebook, Linkedin e Telegram!

Você pode consumir mais sobre este tema no vídeo O que é LIDERANÇA para você?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *