Demissão silenciosa: o que é e 4 dicas para evitar na sua empresa

demissão silenciosa

Nas últimas semanas a expressão ”quiet quitting”, que em português significa demissão silenciosa, tem aparecido muito na internet. Não se deixe iludir pelo o que o termo parece ser! Na verdade, esse é um movimento em escala global de profissionais em busca de melhores condições de trabalho e salários. Mas como isso pode afetar a sua empresa, você já parou para pensar?

O que é a demissão silenciosa?

Demissão silenciosa não está necessariamente ligada ao fato de pedir demissão, mas sim na aceitação de uma situação pelo colaborador na qual ele decide não se engajar mais no trabalho e passa somente a cumprir sua obrigação, como se assumisse a postura de que ele “se desligou da empresa”.

Esse movimento do “trabalhar apenas o necessário e fazer só esperado para o cargo” ficou conhecido depois que um vídeo publicado por @zaidleppelin viralizou no TikTok. Esta tendência está sendo liderada pela Geração Z, aqueles nascidos a partir de 1998.

Por que isso está acontecendo? 

Segundo estudo da FGV Eaesp, atualmente somente a remuneração não é o que as pessoas mais jovens buscam quando trabalham. Ela mostra que a geração Z tem buscado quatro  importantes pontos para a sua vida profissional: reconhecimento, flexibilidade, bom salário e possibilidade de crescimento de carreira.

Mas é preciso entender que tudo é um processo, inclusive a qualidade de vida. Você precisa construir isso ao longo da sua trajetória profissional para, no futuro, você conseguir alcançar, você precisa ser excelente! Não existe atalho para o sucesso, é trabalho.

Eu tenho uma máxima que carrego comigo em toda a minha vida: se você não está feliz no seu trabalho, continue fazendo o seu máximo! Porque acima de tudo, como diria Leonardo Da Vinci, “primeiro você trabalha para você”.

É sobre você ter integridade de entregar até o final, e qualquer pessoa tem o direito de demitir o seu chefe, de buscar outro trabalho, mas isso não quer dizer que você tem que fazer o trabalho mais ou menos. O bom profissional entrega até o último segundo independente do contexto.

Como motivar a sua equipe

A demissão silenciosa é uma evidência de um ambiente com baixo engajamento e o reflexo disso para as empresas é que os resultados tendem a acontecer com mais esforço ou até não acontecerem, então tem um impacto efetivo no resultado ao longo do tempo nas empresas.

Nessa situação as lideranças têm que fazer um esforço maior para empurrar as equipes, usar do comando/controle para conseguir resultados. Levar a relação a de comando/controle é muito ruim para os resultados, para as empresas e para o profissional.  

Uma solução para isso é as lideranças conseguirem entender de gente, dialogar com o outro e ter visão e clareza para conduzir e motivar as pessoas! Então, confira essas 4 dicas para você conseguir conectar e elevar a motivação na sua empresa:

Defina um propósito

Converse com a sua equipe sobre o propósito que a empresa tem, que cada um tem, eleja um grande objetivo que vocês vão buscar. Desta forma, vocês vão descobrir para onde estão indo, o que querem e o que vão alcançar juntos.

Também é preciso deixar isso bem claro para todo mundo e lembre as pessoas sobre esse objetivo regularmente, fale sempre dele, porque isso vai manter a esperança das pessoas acesa.

A motivação da sua equipe tem a ver com o tamanho do seu propósito

Defina valores que vão guiar as pessoas

Pense nos valores que fortalecem o espírito das pessoas: a esperança, a força, a energia, o amor, a doação, a compaixão, o comprometimento. Esses valores falam do coração, eles vêm de dentro para fora e é de dentro para fora que vem o maior engajamento. Então escolha bem os seus valores, celebre-os com a sua equipe, porque você vai estar sempre indo para o caminho certo.

Dê feedbacks individuais

Não trate sua equipe como um bando, dê feedbacks individuais, e lembrando que feedback é sempre evolutivo, é para evoluir. Procure desenvolver o indivíduo, desenvolver a equipe, não olhe para trás, essa é a melhor maneira de ter uma relação com as pessoas. E quando você faz isso, as pessoas se sentem valorizadas, porque você está se empenhando e se comprometendo em desenvolvê-las.

Assista ao vídeo “Como motivar a equipe sem dinheiro”

A partir de todo esse conteúdo que você leu aqui , deu para perceber que o santo graal da liderança é a motivação. Nesse vídeo eu desvendo um dos maiores mitos da liderança: que a forma mais efetiva de motivar as pessoas é dando dinheiro.

Assista ao vídeo e aprenda a motivar a sua equipe de verdade!

https://www.youtube.com/watch?v=ZmZpjSVP9aU

A demissão silenciosa foi um pano de fundo para falarmos de algo de algo mais profundo e importante: como motivar as pessoas para que elas vejam significado no que fazem, encontrem um propósito e sejam felizes trabalhando.

Por fim, deixo aqui um Conceito HD para você refletir sobre como é fundamental ter um propósito para que sejam felizes fazendo o que fazem.

A verdade é que quando as pessoas desistem do trabalho a própria vida da pessoa fica bronzeada de significado 

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Leve a metodologia de liderança mais inovadora e impactante do mercado para a sua empresa e veja como construir  resultados excelentes deixando um legado positivo de prosperidade e sustentabilidade! Conheça nossas soluções aqui!

Por último, siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok, ouça nosso podcast e entre para nosso grupo no telegram!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *