Competitividade no trabalho: um desserviço no mundo atual

Competitividade no trabalho

Nós vivemos numa sociedade onde a competição é valorizada e existe um desejo de fama e vitória que inebria a mente de muita gente. Numa certa medida isso tem um impacto positivo em produtividade e resultados, mas tem limitações e efeitos colaterais sérios. O maior deles é que se cria uma mentalidade mais individualista, em que pessoas e equipes podem se tornar mais egoístas e atrofiam sua capacidade de contribuir e colaborar.

O que é competição?

Competir é uma rivalidade entre pessoas, empresas, setores, em que um perde e o outro ganha, exatamente como ocorre nos esportes. Mas deixa eu te contar uma coisa: a vida real não é assim!

Quem compete busca necessariamente a vitória, e a vitória é sustentada por uma série de valores, como a competição, a escassez, a disciplina, o foco e tantos outros. Quem colabora busca a prosperidade, e isso traz muito mais abundância que a competição.

Uma vez, em uma consultoria com uma cliente, ela me fez a seguinte pergunta: qual a diferença de vencer e prosperar?

Qual a diferença de vencer e prosperar?

Claro que vencer é bom, mas por trás desse valor está a competitividade, e com isso podemos perceber uma mentalidade de escassez porque os benefícios estarão concentrados na mão de quem vencer. 

Por outro lado, nós temos o valor da prosperidade. Esse é um valor que se pressupõe que a empresa, os colaboradores, as pessoas são tão bons em determinada atividade que os resultados, a qualidade, tudo transborda.

Fazendo isso se um ambiente onde todos conseguem evoluir, crescer, ganhar dinheiro, ou seja, prosperar. E esse “todos” inclui todos mesmo: desde fornecedores e colaboradores até os clientes! Esse é um ambiente fantástico!

Concorrência com outras empresas

Muita gente fala sobre competição no mundo dos negócios e tem uma visão muito agressiva dos concorrentes, e isso é extremamente limitante, não é nada desejável.

A verdade é que um líder tem que se concentrar em fazer um excelente trabalho com a sua equipe, desenvolver sua empresa, ter uma excelente estratégia, um ótimo produto, um serviço maravilhoso e proporcionar uma experiência nível wooow para as pessoas, para os clientes. Isso torna qualquer concorrência irrelevante.

O valor da competição para as empresas no mundo de hoje é um desserviço

E quando um líder atua desta maneira os benefícios são absurdamente incríveis: a receita vem, a venda aumenta, o cliente fica satisfeito, as pessoas têm mais orgulho de fazer, os fornecedores são envolvidos e prosperam junto. Isso é prosperidade!

Existem empresas que valorizam a competição e que ganham dinheiro. Mas atenção: o assunto aqui não é ganhar dinheiro. Porque lucro todo mundo tem que dar, todas as empresas trabalham para isso. Aliás a empresa que não ganha dinheiro tem outro problema que não é ser competitiva, é ser incompetente.

Dar lucro é uma questão de ser competente, não de ser competitivo. 

Qual o antídoto para a competitividade no trabalho?

O que as melhores lideranças e empresas desejam avidamente hoje é a colaboração. O inimigo número um da colaboração é a competição. O que as empresas precisam é de colaboração para poderem criar soluções, novos produtos e novas experiências.

Não há como prosperar como negócio se você não tiver pessoas que trabalham em rede, que consigam compartilhar conhecimento, aprendizados, cocriar, isto é, criar um ambiente de criação coletiva. 

Prática HD para acabar com a competitividade no trabalho

Finalmente chegamos às práticas HD. Para te ajudar a exterminar a competitividade no trabalho na sua empresa, eu vou te indicar um podcast muito interessante, que a partir da história do do filme “O Gênio e o Louco”, traz grandes lições sobre o poder da colaboração.

Pode ter certeza que se você e sua empresa entrarem nesse círculo virtuoso, vão alcançar a alta performance, resultados extraordinários e, consequentemente, se destacar no mercado! Não perca tempo tentando vencer seus concorrentes, apenas se concentre em dar experiências incríveis para os seus clientes. 

E para fechar esse artigo, eu vou deixar um Conceito HD inspirador sobre como um ambiente colaborativo é importante e por que você deve abandonar a competitividade:

Trabalho colaborativo não está relacionado à tecnologia, mas sim a um jeito de pensar, mobilizar as pessoas e fazer com que todos sejam livres para contribuir com o seu melhor.

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Se você quer se tornar uma liderança diferenciada no mercado e quer ajudar o seu negócio a bater as metas sem sofrimento e construir resultados excelentes deixando um legado positivo de prosperidade e sustentabilidade, o Líder HD pode te ajudar! Conheça nossas soluções aqui!

Não esqueça de seguir o Líder HD no Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok, ouça nosso podcast e entre para nosso grupo no telegram!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *