Os 6 estágios do propósito: descubra a missão da sua vida

Descubra o seu propósito

Todos nós queremos trabalhar por e com algo que nos preencha por dentro, que faça sentido. Você sabe se já achou esse caminho na sua vida? Já encontrou o seu propósito? Veja se você consegue responder a essas perguntas:

Se a vida é uma jornada, você está indo para onde? Por que você está aqui? Qual a sua missão neste planeta? Por que você faz o que você faz?

Ter consciência para onde você está caminhando pode encher a sua vida de significado, tornar a caminhada mais leve. Ter um propósito é ter um sentido para sua vida, saber onde seus caminhos estão te levando. Ao longo da vida seu propósito pode mudar, e para alinhar suas metas é importante ter autoconhecimento, buscar a expansão da consciência.

Se isso faz sentido para você, nesse artigo vou te ajudar a entender o que esse tal propósito que todo mundo fala e como encontrá-lo. Mas atenção, isso só depende exclusivamente de um agente: você! 

A importância do autoconhecimento para encontrar o seu propósito

O caminho do autoconhecimento é um processo constante de expansão da consciência, é o momento em que você pega no leme do seu barquinho e assume o comando da sua vida, ou seja você decide conscientemente para onde você está indo. O nome disso é propósito.

A partir do momento que você resolve dar um sentido para sua vida, 

Se você não está atento a dar um sentido para o que você faz, não tem um propósito claro, você vive a vida como todo mundo vive, entretanto, a questão é que o seu barquinho vai estar à deriva e quem vai determinar o norte, determinar para onde ele vai são as circunstâncias. E quando você fica à mercê dos acontecimentos e das intempéries, você sempre vai ser vítima das circunstâncias. 

Por isso, o propósito é uma questão importante e tem sido discutido cada vez mais entre as pessoas, porque na medida em que você estabelece uma linha no horizonte, uma visão de longo prazo, você é capaz de suportar, tem mais resiliência, torna-se antifrágil para tolerar as pequenas crises nos dias, os problemas da rotina.

Quando você está olhando mais longe, a sua cabeça está buscando um objetivo maior, então você suporta mais aquelas dores que eventualmente poderiam fazer o outro naufragar. Quanto maior e mais elevado for seu propósito, mais resiliência, mais força interna você vai ter.

Ao longo da vida o propósito pode mudar, isso depende muito da nossa maturidade, do quanto a nossa consciência está ampliada, o quanto a gente consegue acessar do nosso verdadeiro eu.

Como entender qual o seu propósito

Normalmente, o propósito está relacionado com as coisas que você dá valor. Existem várias formas de você refletir sobre isso, mas eu vou te propor tentar responder somente a uma pergunta:

Imagine que você acordou hoje com um bilhão de dólares na sua conta. O que você faria com esse dinheiro?

O propósito tem muito a ver com o nosso nível de consciência, o quanto conseguimos experimentar do entorno ou da gente mesmo, ou seja, o quanto que a gente tem consciência da nossa vida. 

Quando você leu essa pergunta, eu tirei as limitações que poderiam ter na sua cabeça, tudo o que poderia te impedir mentalmente de realizar, pelo menos aquilo que depende de uma certa situação financeira, tudo o que a falta de dinheiro poderia ser um obstáculo para fazer.

Agora, sabendo disso, você realizou tudo que você poderia querer fazer, sem o limite do dinheiro. Então vou trazer para você 6 respostas com relação ao propósito, ou seja, onde pode estar o propósito das pessoas, e isso vai depender do estágio de consciência que ela alcança. 

6 estágios do propósito

Estágio 1

No primeiro estágio, a pessoa tem apatia total, está depressiva, ela não tem vontade de fazer nada nem com um bilhão de dólares. Sendo assim, ela não se anima, ela não quer ir para lugar nenhum, não tem propósito.

Estágio 2

Nesse estágio, a pessoa vai ter propósitos voltados para si, para satisfação pessoal dos seus desejos e seus prazeres. Por exemplo, a  posse, comprar coisas para si ou para um pequeno grupo de pessoas que está à sua volta. Esse é um desejo bem restrito, para um grupo que está com ela.

Estágio 3

No nível três, os propósitos estão relacionados ao desenvolvimento pessoal. Essa pessoa quer crescer, estudar, evoluir, ampliar o seu conhecimento. 

Estágio 4

Os propósitos da pessoa do quarto nível tem a ver com seu bem-estar, o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal, sobre alcançar novos estágios de consciência, viver valores mais elevados, alcançar estados mais profundos, como paz, alegria, amor. Essa pessoa está buscando um novo estilo de vida

Estágio 5

No estágio 5 a pessoa vai ter propósitos voltados para o bem-estar social. Portanto, ela vai olhar para o outro, ela quer dar dignidade ao outro, fazer diferença na vida das pessoas. Então ela vai se ocupar de coisas que tragam benefícios para outras pessoas e não para ela.

Estágio 6

Por fim, o sexto nível é onde a pessoa vai se entregar absolutamente, com altruísmo total ao outro de forma isso incondicional a causas mundiais para fazer um grande bem, ter um impacto grande para as pessoas. Ela vai colocar sua vida toda a serviço dessas causas. Esse é um estado de abnegação, de entrega muito maior.

E então, em qual estágio você identificou o seu propósito? É fundamental fazer essa reflexão porque na medida em que avançamos na vida, que desconstruímos as nossas crenças e vamos acessando o nosso coração, também vamos alcançando novos propósitos.

Com isso, vamos incluindo os outros nos nossos sonhos, nos nossos propósitos. Quando alcançamos esse estágio, significa que estamos em um nível de entrega altíssimo. 

Para você que quer descobrir qual o seu propósito, vamos para um profundo mergulho no autoconhecimento e refletir sobre para onde você quer caminhar com a sua vida! Eu aconselho que anote as respostas.

Agora que você já entendeu o que é propósito, quais são os estágios, lembra daquelas perguntas que fiz lá no início deste artigo? Hora de refletir e tentar respondê-las. Você não precisa responder todas agora, mas reflita sobre isso e tente responder todas no processo de autoconhecimento.

Esse é um exercício muito rico para você elaborar as coisas que estão na sua mente, organizar e definir de forma clara para onde você está indo. As empresas fazem isso no seus planejamentos estratégicos. Qual foi a última vez que você parou para refletir com calma e profundidade o que você vai fazer com a coisa mais importante que você tem? A sua vida.

Quando você responder a essas perguntas, compartilhe isso com as pessoas que são próximas a você, aquelas que você confia e que não vão te julgar, muito pelo contrário, vão te ouvir e ajudar. Desta forma, você constrói ainda melhor o seu propósito, porque você mais sobre ele e cria um compromisso social, porque as pessoas que vão começar a falar sobre isso com você. 

Para que todo esse mergulho no autoconhecimento não se perca, fique cada vez mais profundo e você consiga evoluir, guarde as suas anotações e revisite-as a cada seis meses ou a cada ano. Sendo assim, você vai caminhando e de tempos em tempos quando você ler aquelas respostas vai perceber se você está na direção correta ou não.

É muito importante fazer correção de curso ao longo do caminho, porque podem ter circunstâncias, fatos aleatórios, crises que podem te afastar um pouco daquele propósito que você imaginou inicialmente. Então não se deixe desviar do caminho porque daqui um ano, você pode ter virado em um caminho e mudado a sua rota.

Então é muito importante ter atenção quanto a isso. Revisite essas respostas, observe e faça correções no curso, até mesmo reveja se aquele propósito ainda faz sentido para você.

Fica a dica aqui para ouvir um episódio incrível do Podcast Líder HD sobre propósito. É um conteúdo muito inspirador que vai fazer você pensar ainda mais nesse tema.

O fim da linha da evolução humana, se você imaginar o que pode ser o melhor ser humano possível, ele vai ter alguns valores. Qual será os valores que essa pessoa vive? O melhor ser humano que você conseguir pensar que já existiu, o que pode ter de valores essa pessoa vive ou viveu? 

Um ponto de reflexão aqui é para você escolher um desses valores como guia para sua vida, como meta da sua vida! Porque se você está na direção dos melhores valores, todos os bons valores vão te acompanhar.

Por exemplo, se você vai em direção à liberdade, você vai encontrar o amor, a paz, alegria. Se você vai em direção à alegria, você vai encontrar a paz, o perdão, a leveza, e por aí vai.

Escolher bons valores para ter como meta faz toda a diferença na nossa vida

Michael Oliveira

No fim das contas existem basicamente três tipos de propósito: aqueles que são relacionados a ter, a ser e a doar. Mas adivinha qual deles traz mais preenchimento, mais alegria e mais plenitude em sua vida? 

Propósito é direção, não é posição. É você ter clareza para onde está indo e seguir, muito mais importante que velocidade, a forma como você faz as coisas, é a direção. Para onde você vai levar o barco da sua vida?

Agora que você já refletiu sobre o propósito, já tem os caminhos para você aprofundar e a sua análise é só você fazer aquela coisa que transforma: FA-ZER!

 Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Para receber mais dicas inspiradoras, insights transformadores como estes sobre liderança, gestão, realização profissional e pessoal siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Você pode conferir esse conteúdo também no vídeo no canal do Youtube:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *