Resiliência: 11 características fundamentais para resistir às crises

Os 11 pilares da resiliência

A palavra resiliência não sai da boca das pessoas, das páginas da internet, dos posts das redes sociais. Mas você sabe o que ela significa? Sabe o que é uma pessoa resiliente? Sabe qual a sua capacidade de resistir às adversidades? Você sabe como desenvolver resiliência? 

Esse é o assunto do artigo de hoje e todas essas respostas estão neste texto. Se você quer desenvolver essa habilidade e se tornar uma pessoa capaz de persistir, vem comigo!

O que é resiliência?

Resiliência é uma palavra que anda na moda e foi pega emprestada da engenharia e da física. Resiliência é uma característica de certos corpos que define a resistência a choques ou de voltar a sua forma original após alguma deformação elástica.

Vou te dar alguns exemplos:

  • Pense em uma mola. Uma mola tem resiliência. Você comprime e, quando solta, além de voltar ao tamanho normal, ela dá um salto.
  • Pense no Bambu. Ele tem resiliência. Você pode envergar o bambu, quando soltar, ele volta a forma original, além de voltar com força!

O que é uma pessoa resiliente?

Quando dizemos que alguém é resiliente significa que essa pessoa é capaz de se adaptar e crescer quando colocada frente à uma crise. Ou seja, consegue se equilibrar emocionalmente para achar caminhos, soluções para as adversidades e, com elas, torna-se mais forte.

Portanto, um indivíduo resiliente é aquele que consegue superar um desafio, a partir dele toma como aprendizado o que enfrentou e se fortalece. É capaz de transformar uma experiência que seria ruim em algo bom e fazer disso uma força impulsionadora, assim como a mola que salta.

Gente resiliente é como a mola, é como o bambu.

Um exemplo interessante de pessoa resiliente é um tal de Walter Elias. Você conhece ele, com certeza ele fez parte da sua infância e até hoje ocupa o imaginário das crianças. Esse é Walt Disney, uma das mentes mais borbulhantes de criatividade!

Walter Elias antes de Walt Disney

Walter nasceu em Missouri, Estados Unidos, e teve uma infância dura debaixo das rédeas do seu severo pai que via a criatividade do menino como um grande problema. Walter fazia desenhos nas paredes do celeiro e andava sempre distraído com toda sua imaginação. 

Ele procurou o seu caminho por várias estradas. Tentou servir ao exército, serviu à Cruz Vermelha, até começar os estudos na faculdade de artes. Mas nada dava muito certo.

Então decidiu abrir sua própria empresa de animação com um amigo. Faziam animações para passar no cinema local e trabalhavam num galpão velho sem a menor condição, ganhando muito pouco por cada produção. Era só raça e coração! 

Assim, depois de muitos fracassos e problemas, uma coisa aconteceu e revolucionou a vida dele, a minha vida, a sua vida e a história da animação! 

No delírio e na solidão, ele encontrou um rato como amigo e nas noites ficava batendo papos imaginários com ele. Em 1928, Disney lança a primeira animação do Mickey Mouse, chamada Plane Crazy (avião maluco, em português.) e foi um sucesso no mundo todo. 

O resto é história, e quantas histórias! Para você saber mais detalhes dessa jornada de muito foco, determinação, resiliência e receber insights inspiradores sobre esse tema, ouça o EP 021 | Resiliência do podcast Líder HD!

Os 11 pilares da resiliência

Pois existe uma infinidade de textos, livros e materiais na internet sobre resiliência, esse assunto está no radar de quem trabalha na área de Gestão e Recursos Humanos. Mas eu separei uma leitura de uma tese de mestrado interessantíssima.

A psicóloga brasileira Tabata Cardoso desenvolveu uma tese de mestrado onde ela procurou mapear quais seriam os Pilares da Resiliência, ou seja, quais características são fundamentais para avaliar e desenvolver resiliência nas pessoas.

Sendo assim, ela concluiu que existem 11 pilares que se destacam. São os seguintes:

Aceitação positiva de mudança

Pessoas que veem oportunidade nas mudanças e procuram se adaptar e contornar as dificuldades.

Autoconfiança

Acreditar em si mesmo e se colocar de maneira segura diante das situações.

Autoeficácia

Acreditar nas suas próprias capacidades e no poder da sua ação.

Bom humor

Sorrir das desventuras, dos próprios tropeços atenua a tensão.

Controle Emocional

É o tamanho do pavio. Tem gente que tem orgulho do seu pavio curto, mas isso também é conhecido como desequilíbrio emocional.

Empatia

Se colocar no lugar do outro!

Independência

Ter autonomia, achar por si só soluções e não ficar esperando a ajuda cair do céu ou vir de alguém. Mas nem por isso perder os vínculos de relacionamento e senso de colaboração.

Orientação Positiva para o futuro

Ter objetivos, ser otimista e acreditar que vai vencer.

Reflexão

Capacidade de analisar as coisas e encontrar soluções com sabedoria.

Sociabilidade

Habilidade de se relacionar e criar laços.

Valores positivos

Ter moral, caráter, ser do bem.

É uma lista matadora, não é?

Agora é fazer uma autocrítica e avaliar quantas dessas características da resiliência você tem e quantas precisa aprimorar. Lembrando que você pode desenvolver muitas dessas características, portanto, pode se tornar uma pessoa resiliente!

Você conheceu os pilares da resiliência identificados pela Tabata, mas eu vou te falar uma opinião minha, um dos mais importantes pilares é um Conceito HD que carrego comigo

Quando você tem visão e está atrás de grandes sonhos, todo obstáculo no meio do caminho fica pequeno.

E quer uma pergunta para medir o tamanho da sua resiliência? Então pegue o papel e caneta para anotar e não esquecer: até onde você está disposto a ir para fazer o que você quer e entregar o seu resultado?

O caminho para o êxito

Como você viu anteriormente na história do Walt Disney, depois de muita luta, esforço e determinação, ele encontrou o êxito, a realização, a prosperidade e deixou o seu legado para o mundo!

Além disso, tem uma outra atitude dele que o fez alcançar tudo isso que vemos hoje: ele tentou, tentou, tentou de novo, mais uma vez, tentou…tentou e, finalmente, conseguiu. Isso também pode ser resumido em uma única palavra: persistência.

Com certeza você já se deparou com alguém que é muito bom no que faz, tem muito potencial, é muito inteligente, mas não consegue prosperar na vida. Muitas vezes esse alguém não consegue ter êxito exatamente porque não foi persistente.

Portanto, é possível observar que quem prospera, quem tem êxito na vida tem uma determinada característica muito comum, e se você olhar a história da vida de cada uma dessas pessoas, você vai ver um traço presente, esse traço é a perseverança.

A maior parte das pessoas não tem consciência sobre o que querem para a sua vida. Em outras palavras, não tem um senso de propósito realmente forte, um plano para seguir, executar e chegar onde querem chegar.

Ou seja, falta nessas pessoas esforço, empenho,persistência, perseverança! São pessoas que diante dos problemas, dos obstáculos pequenos elas não têm uma coisa muito importante: a força de enfrentamento – elas enxergam o problema e vão para cima.

Entretanto tem gente que vê o problema e murcha, tem aquela energia baixa e não força para enfrentá-lo, resistir, perseverar na crise. Essas pessoas têm um baixo poder de enfrentamento.

A perseverança leva você à prosperidade.

Conceito HD

Muitas pessoas fracassam, e a grande maioria das pessoas que tem uma carreira mediana, simplesmente porque não perseveram, deixam uma oportunidade passar por uma coisa pequena, não tem energia de tentar, tentar, tentar e tentar como o Walt Disney fez.

Para saber como prosperar na carreira e na vida, assista a esse vídeo incrível onde conto qual é o segredo das pessoas que têm êxito!

 Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Para receber mais dicas inspiradoras, insights transformadores como estes sobre liderança, gestão, realização profissional e pessoal siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *