Aprenda mais sobre as técnicas da manipulação

Ao longo da história vimos tiranos chegar ao poder e conduzir as massas com várias técnicas ardilosas de manipulação. Conheça as estratégias mais eficientes para manipular pessoas - assim você fica consciente e não se deixa levar por elas.

Existem muitas formas de manipular as multidões, e é muito mais fácil do que você imagina. É um recurso amplamente utilizado hoje em dia e de forma cada vez mais poderosa. Os manipuladores agregam neurociência, psicologia, inteligência artificial e colocam a manipulação à serviço de causas comuns, como vender um carro ou um shampoo… mas também podem ser usadas para eleger um presidente ou manipular a opinião pública sobre um determinado assunto.

Para você ficar consciente e não fazer parte da massa de manobra, vamos abordar 4 técnicas poderosas para MANIPULAR AS PESSOAS. Não é para você usar, é sim para se vacinar e se blindar!

Técnica #1 – Instinto de Rebanho

As pessoas acreditam que milhares ou milhões de pessoas não podem estar erradas. Existe um reflexo interno instintivo de cardume na mente do ser humano. Nós temos a necessidade de fazer parte de grupos para ter segurança. Isso faz parte da nossa formação psíquica mais primitiva. Queremos ser aceitos. Então, por reflexo, seguimos a multidão.

Por isso, em eleições, pessoas que iam votar no candidato número 3 ou 4, seguem o rebanho e acabam votando no candidato que está a frente nas pesquisas. Outro bom exemplo do instinto do rebanho está nas redes sociais, pois elas não foram projetadas para interações mais profundas e muita gente aceita tudo que está ali se torna uma verdade incontestável, sem ter senso crítico.

Partidos políticos no Brasil e no mundo usam intensivamente esse recurso, investindo milhões em inteligência artificial para criar notícias falsas, perfis falsos para publicar e compartilhar conteúdo falso. E assim eles confundem e guiam a opinião pública.

Talvez você ache que isso é algo inofensivo, mas é nesse campo onde são feitas as guerras atualmente. 

Técnica #2 – Informação Seletiva

Neste caso, a manipulação ocorre omitindo fatos, distorcendo a realidade e realçando os detalhes que o manipulador considere relevantes. Esse é um recurso usado de forma abundante pela imprensa e pelos políticos. No caso da imprensa, cada canal, cada jornal ou veículo de comunicação tem um viés ideológico ou político. E eles vão contar as histórias à partir desse ponto de vista, o que acaba distorcendo a realidade.

Cada um conta a história a partir do seu ponto de vista ou de seus próprios interesses. E se você acha que a imprensa não tem interesses… se cuida, porque você pode estar sendo manipulado.

Conceito HD: Quanto mais estreita e curta for a sua visão, mais manipulável você é. Os políticos também fazem uso intensivo da técnica de manipulação da informação seletiva. Sempre há uma forma positiva de contar uma história e é nisso que eles se apoiam.

Técnica #3 – Repetição

Conceito HD: Se você estiver sempre exposto a repetições constantes, você será mais fácil de manipular.

Sabendo disso, quem está no poder usa esse recurso intensivamente para infiltrar uma informação na sua cabeça, até que você perceba como verdade. Hitler usou esse recurso repetindo zilhões de vezes que os judeus eram um problema, eles conspiravam contra a nação alemã, eles tiravam os empregos dos alemães, eles eram inferiores… até que o país inteiro acreditou. 

Outra forma de usar a repetição para manipular é repetindo os escândalos e as coisas insanas. Quando a sociedade é submetida a uma carga constante de notícias escandalosas e coisas absurdas, ela acaba perdendo a capacidade de se chocar. Ela fica anestesiada, o senso comum acaba absorvendo o absurdo como se fosse uma coisa comum. 

Você perdeu a capacidade de se chocar, já pensou nisso?

Técnica #4 – Ativar as emoções

Uma das habilidades mais poderosas do ser humano é a razão. É a razão que nos faz acessar o bom senso, usar a lógica, processar as informações com clareza e tomar decisões equilibradas. Ela é um conjunto de recursos que usamos para aprender e elaborar o conhecimento. Fazem parte da razão: a observação, a cognição, o pensamento, a análise, a memória e o intelecto.

Quando você está atuando com a sua consciência racional, as emoções ficam controladas, você se contém, se controla, não se afeta, não reage instintivamente. É a razão que controla a emoção.

Sabendo disso, muitos líderes ou organizações mal intencionadas levam você para a consciência emocional, porque lá você ativa camadas mais primitivas da mente, se envolve mais pelos sentidos, se deixa levar pelo prazer, pelo paladar, pela carência, pelo comportamento tribal, pela insegurança, pelo medo… e isso desarma o seu sistema racional. 

Quando você está operando pelas emoções, pode ser completamente manipulado por quem está no nível de consciência acima, usando a razão. A emoção emburrece você, perigosamente.

Quer sair do modo avião, ativar o modo razão e não ser manipulado por ninguém? Confira o podcast “A arte da manipulação” e aprenda ainda mais sobre essas técnicas e como evitá-las.

Ouça nas plataformas:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também