Cadeia de comando: 4 dicas para assumir a liderança da sua equipe

Cadeia de comando: 4 dicas para não ser um líder sem poder

Quem é líder há pouco tempo ou assumiu o cargo em uma nova empresa enfrenta uma série de dificuldades, a pressão dos resultados, pouco tempo na função, falta de experiência no caso dos novos líderes, a insegurança em lidar com as novas pessoas e a possibilidade de ter a cadeia de comando desrespeitada.

Então se esse é o seu caso ou se você tem alguém na sua equipe que está passando por essa situação, neste blog dou alguns conselhos que vão fazer toda a diferença para você começar a trilha como líder com o pé direito!

As dificuldades enfrentadas pelo novo líder

Além das adversidades citadas acima, existem algumas situações que podem potencializar a tensão de ter assumido um novo cargo de liderança, como comandar um colega de trabalho, lidar com seus pares que tratam você como se fosse um recruta.

Também tem os mais velhos de casa, as pessoas com mais experiência podem criar dificuldades, são reativos e sempre vão ficar com a guarda alta sob o seu comando, uma vez que você acabou de chegar.

Ainda tem uma coisa pior: pessoas que atropelam o novo líder e acabam assumindo a postura de liderança na equipe, desrespeitando a cadeia de comando dentro da empresa. Isso é um problema muito sério que deve ser interrompido assim que notado.

Quando se está no começo da carreira como líder é mais fácil se perder dentro desse processo. É comum as pessoas que são promovidas ou entram em uma nova empresa ficarem mais fechadas, mais duras, exercer um pouco do poder com insegurança pelo medo da reação das pessoas.

Por outro lado, elas também têm muita energia, querem fazer as coisas acontecer e esse afã pode fazer com que certas atitudes sejam muito intensas e desorientadas, o que causa efeitos colaterais sérios. 

4 dicas para ser um bom líder

Um dos principais desafios dos líderes novos é entender como se relacionar com seus liderados e como estipular os limites dessa interação para que a cadeia de comando não seja infringida, uma vez que aquelas pessoas já estavam ali e você está vindo de fora ou de um contexto onde você era o liderado.

Na verdade, o detalhe é que não tem curso de MBA que resolva o seu problema. Essas escolas, por exemplo, são muito técnicas e tudo que você precisa agora é saber como lidar com essa situação, com as pessoas, com a cobrança.

Muito do que você precisa nesse contexto é algo que se aprende na prática, observando e ouvindo algumas dicas de líderes que entendem muito sobre uma coisa fundamental na liderança: entender de gente!

Assuma o seu cargo de líder

Muitas vezes, quando você chega em uma empresa ou assume o novo cargo já existe alguém ali dentro que, antes da sua chegada, exercia de certa forma a liderança da equipe, o conhecido líder sem crachá.

Eu já vi em várias situações essa pessoa passar por cima do líder, violar a cadeia de comando, e assumir algumas responsabilidades que deveriam ser exercidas por ele, como por exemplo ir falar diretamente com a supervisão sem passar pela liderança.

Quanto a isso, a minha recomendação é:

Mostre os dentes: 

Algumas pessoas e situações exigem que a gente seja capaz de mostrar os dentes. Para você que me acompanha pode até te assustar ler isso, mas algumas vezes ser líder exige isso.

Ou seja, você tem que ser capaz de olhar bem dentro dos olhos de uma pessoa e falar com ela de forma firme que é você quem ocupa o cargo de liderança ali. Um exemplo:

Líder: olha, eu admiro o seu trabalho, você é um baita profissional e você vai crescer aqui. Eu vou facilitar de todas as maneiras que você se desenvolva aqui e prospere. Mas não faça isso de novo, porque se você fizer nós vamos ter um sério problema. Tem algumas linhas aqui que você não deveria ultrapassar para não romper a linha de confiança e lealdade que a gente tem um com o outro. Está certo?

Se você ouviu, note que eu estou falando isso sem emoção. Eu estou falando de uma forma dura, mas não estou sendo emocional, não estou não estou nervoso. Eu estou sendo firme.

Então você tem que ser enérgico com certas pessoas que não compreendem as linhas e limites estipulados na relação profissional que elas não podem passar por cima da cadeia de comando. 

Informe o seu superior

Vá no supervisor ou supervisora e informe-o sobre o que está acontecendo. Diga que é você quem vai conduzir o pessoal e as atividades. Informe que você está ciente do que está acontecendo e que não quer que continue assim. Avise que a cadeia de comando precisa ser respeitada e que você deseja isso.

Dê tempo ao tempo

Se você acabou de entrar na empresa ou de assumir o cargo, calma, as coisas também vão se encaixar, você vai sentir como é o ambiente, o funcionamento e a coisa vai fluir naturalmente.

Então, não se apavore. Não adianta você achar que vai chegar e tudo já vai correr bem, com o tempo as coisas vão se ajeitando e você vai ganhando corpo e daqui a pouco vai estar à frente da equipe, comandando seus liderados e fazendo a roda girar.

Agora, se esse quadro persistir, se você notar que esse é o comportamento natural da pessoa, tem que conversar com ela igual citei na prática número 1. Desta forma, a pessoa vai entender o que ela está fazendo e deve parar.

Particularmente, para mim, este comportamento é desleal, é desonestidade. Eu nunca aceitei isso nos times que eu trabalhei. Sempre deixei claro a minha posição, o meu cargo e mostrei qual era a cadeia de comando, que eu era o líder.

Comunique o seu código de valores

Quando você comunica o seu código de valores para a sua equipe, você deixa claro o que te guia, o que você tolera e não tolera. Conversando isso com seus colaboradores, as coisas vão ficar esclarecidas e eles vão entender como você exerce a sua liderança.

Talvez a mensagem deste blog tenha sido dura, mas quem lidera tem que ser capaz de ser firme. Você não tem que fazer isso o tempo todo, de jeito nenhum deve ficar mostrando as armas diariamente, porque quando você mostra significa que seus recursos estão acabando. Porém, você tem que ser firme.

 Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Por último, se você quer aprender mais sobre como ser um bom líder e como guiar a sua equipe com mais exatidão, acompanhe os conteúdos do Líder HD! Siga a gente no InstagramFacebookLinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Se você acabou de receber uma promoção para liderança ou é um líder iniciante, assista a esse vídeo e conheça os passos fundamentais para você ser um bom líder:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.