Devo ser um líder bonzinho ou um líder durão?

líder bonzinho

O que é melhor: ser um líder implacável e durão ou ser um líder bonzinho e leniente? Muita gente me pergunta qual é o meio termo entre esses dois para não perder a mão com o time. Neste texto, eu vou te contar qual é o caminho!

Outro dia, em uma reunião com uma cliente, estávamos conversando sobre os líderes que são muito duros e muito incisivos. Eles entregam o resultado, mas acabam com moral do time. Normalmente, eles derrubam as pessoas, causam doença e um monte de efeitos colaterais nas pessoas. 

São os líderes de nível 1. Esse tipo de líder ainda é muito valorizado em algumas empresas que focam apenas em lucro e metas. O problema é que esse resultado não é sustentável no longo prazo.  À medida que o tempo passa, as pessoas vão ficando desmotivadas e se cansam desse formato de comando e controle.

Neste contexto, minha cliente questionou: “mas por outro lado, se o líder é muito amigão quer ficar de bem com todo mundo, ele acaba não entregando, ele não faz o que tem que ser feito”. 

Por trás deste comentário, existe uma crença que está presente em muitas pessoas. Elas acham que o líder bonzinho é o oposto deste líder durão. E não é!  

Esses dois líderes são duas faces de uma mesma moeda. São movidos por um mesmo estímulo. Você pode estar achando esquisito, mas sabe o que move os dois? O MEDO.

O líder que é muito centralizador, que cobra firme do pessoal e é implacável, tem medo de não ser bom o suficiente, de não entregar o que é preciso. Então, ele usa a “força”. Se tiver que passar por cima das pessoas para fazer algo, ele passa. 

Já o líder que quer ficar bem com todo mundo, se dar bem com a galera, ele quer ser popular, mas não tem coragem de fazer ações que precisam ser feitas. Esse líder tem medo de não ser amado, não ser querido ou admirado.

Essas duas facetas do medo tiram o potencial das pessoas de liderar da forma correta. Onde tem medo não tem liberdade, autonomia e expressão.

A verdade é que quando o líder “bate” muito duro na equipe, sente que precisa ser enérgico, ele está com falta de repertório e excesso de medo. O resultado é que ele mesmo se cansa de ficar empurrando as pessoas. Por outro lado, se você solta demais, as pessoas não vão ter motivação, não ficam interessadas e ali deixa de ser um ambiente profissional.

Esses dois líderes não são o contrário um do outro, mas então quem é?

O contrário desses dois é o líder que não tem medo no coração. Normalmente, quando o líder tem mais autoconhecimento, ele é mais bem resolvido, mais seguro, não tem vaidade e não precisa ficar provando nada para ninguém. Ele é bom e vai fazer o que tem que ser feito. Ele vai fazer o melhor para as pessoas, para empresa e se tiver que pagar o preço de não ser popular ou ter a desaprovação de alguém, ele vai pagar. 

Isso acontece porque esse tipo de líder tem uma segurança interna muito grande. Inclusive, ele é capaz de dar poderes, de empoderar, de ensinar e de dar condição para as pessoas florescerem. Porque  ele não tem receio ou insegurança de se decepcionar, de ser passado para trás ou de ter alguém melhor que ele no seu time.

Esse tipo de postura faz com que um líder tenha realmente uma equipe de alta performance.  

Veja mais sobre como construir uma equipe de Alta Performance.

3 coisas que acontecem quando o líder se livra do medo

  1. Generosidade: o líder se torna mais generoso com as pessoas, porque ele não tem medo da escassez 
  2. Justiça e honestidade: o líder tem uma postura justa e honesta, porque ele não tem medo de não ser amado 
  3. Abertura ao aprendizado: o líder, além de ser aberto a novos aprendizados, também favorece isso ao time, porque ele não tem medo de errar.Perfeccionismo não é uma meta de um líder que busca o aprendizado e que faz a sua equipe evoluir junto com ele.

Você já tinha pensado nisso?

LIDERANÇA DE VERDADE

 Use a Liderança a seu favor. Transforme a sua vida através de formas práticas de liderar e desenvolver pessoas. Como estão as suas relações com as pessoas que você lidera? As conexões que ligam você aos outros estão fluindo com harmonia? Você tem alcançado os resultados que precisa?Você já pensou em olhar para sua liderança e alterar a forma de fazer os resultados acontecerem?

Entre os dias 6 a 12 de abril, eu vou te ajudar a potencializar suas características mais fortes e desenvolver aquelas que estão sendo pouco utilizadas, motivar pessoas e lidar com cenários difíceis para que você mude a rota da sua vida e seja visto como um grande líder!

Acesse o link e torne sua liderança mais leve, equilibrada e rumo ao topo! Eu vou te ensinar a Liderar de Verdade! 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
? Olá, como posso te ajudar?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site