O que é liderança? 4 habilidades que todo líder precisa desenvolver

O que é liderança?

O que é liderança? Essa pergunta pode parecer óbvia, mas eu vou te contar algumas coisas que vão te surpreender. Você já parou para pensar porque precisamos de líderes? Será que realmente eles são necessários?

Existem muitas definições sobre o que é liderança. Se você buscar na internet, você vai encontrar diferentes conceitos. Quando eu penso no tema, eu retomo as definições universais, porque existem muitos conceitos de liderança específicos. Mas eles não explicam tudo. Afinal, como explicar Hitler e Jesus, dois líderes tão distantes? 

Você também pode ver este conteúdo em vídeo:

Contexto: o que é liderança e como ela surgiu?

Antes de trazer o meu conceito de liderança, vou contextualizar este assunto.

Ao longo de milhões de anos de vida na Terra, as espécies surgiram, se desenvolveram, se adaptaram e seguem evoluindo. Neste cenário, a liderança aparece como um recurso biológico de adaptação para ter mais capacidade de sobrevivência.

Normalmente, os grupos de indivíduos que possuem algum tipo de liderança têm mais possibilidade de sobreviver, de se defender, e trabalham de forma mais organizada – independente da espécie.

Isso acontece devido ao impulso vital de perpetuar e de sobreviver. Dessa forma nascem as lideranças primitivas, que tinham como objetivo: 

  • fortalecer o grupo
  •  tomar conta daquele grupo 
  • encontrar as melhores possibilidades de sobrevivência 

Com isso, podemos definir a essência de um líder: é aquele que protege o bando e faz o que é melhor para garantir a sobrevivência de todos.

É interessante observar que, neste processo evolutivo da liderança, as pessoas também se adaptaram. É praticamente impossível encontrar algum grupo, em qualquer parte do planeta, que não tenha um líder.

Se você deixar um grupo de pessoas reunidas em um ambiente qualquer, pouco tempo depois, um deles se desponta, se destaca e começa a guiar a todos. De fato, se tornou um recurso biológica de sobrevivência.

Liderança é conduzir as pessoas. Mas para onde?

Para irmos além do cerne da questão, o que um líder faz é conduzir as pessoas. Disso, surgem duas questões importantes:

  1. Para onde você as conduz
  2. Como você as conduz 

Essas questões variam de acordo com o desenvolvimento do líder. Por isso, ele deve ter amplitude de visão, o que está diretamente ligado ao seu propósito de liderança. [Leia mais sobre Propósito]

Propósito individual: movido por interesse pessoal ou de uma pequena comunidade. Busca objetivos de curto prazo, que atendam apenas aquele grupo.

Propósito coletivo: inclui mais pessoas nos planos, pensa no coletivo, age de forma mais colaborativa. Busca objetivos de longo prazo que tenham impactos mais profundos no coletivo.

O propósito e visão de um líder são determinantes nessa condução. Por isso, é preciso pensar: quais são os recursos que ele vai utilizar para motivar, estimular, dirigir o time ao longo do caminho?

Eles podem ser: a força, a influência, o poder, o dinheiro ou uma grande causa por trás de tudo. 

A maneira de conectar todas as pessoas de um grupo, principalmente em um mesmo propósito, vai depender do repertório do líder. Para mim, existem 4 habilidades fundamentais para um líder:

  1. Protagonismo: a capacidade de assumir para si  a responsabilidade das coisas. Se você não se sente responsável por algo, você não faz nada a respeito.
  2. Visão: a capacidade de planejamento, de ocupar uma posição estratégica para criar horizontes.
  3.  Transformação: ter a capacidade de transformar, de fazer mudanças efetivas em um ambiente.
  4. Conexão: ter a habilidade de se conectar, usando recursos e estratégias para poder comunicar com clareza, motivar e engajar pessoas.

Essas quatro habilidades sustentam um grande líder, mas está faltando um elemento! Um líder pode ter tudo isso e fazer mal para as pessoas. Se você pensar em Hitler, por exemplo, ele era protagonista, tinha visão de longo prazo, capacidade de transformação e de se conectar com as pessoas. Contudo, a causa dele não era boa.

Então, por isso que ao longo do tempo, eu tenho investindo a minha energia, todo meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades, e eu mostro isso através de fundamentos e de um método. Porém, eu também tenho como missão desenvolver os melhores valores no coração desse Líder.

É preciso que ele também desperte a consciência de como se elevar, se desenvolver e que tenha autoconhecimento para viver os melhores valores e construir causas nobres. Dessa forma, ele vai poder usar toda essa força para conduzir as pessoas para o melhor que elas podem ser.

Portanto, como diz o meu amigo Bernardo Maestrini:

 Liderança é conduzir as pessoas em direção à liberdade.

Quando a gente pensa nos melhores líderes que pisaram neste planeta, eles fizeram exatamente isso. Liberdade é permitir que as pessoas tenham independência, autonomia, que possam expressar seu pensamento e colocar para fora toda a sua energia, sua vitalidade. Isso é liberar o máximo potencial humano. Isso é Liderança de verdade!

O que é liderança? 4 habilidades que todo líder precisa desenvolver 1

Use a Liderança a seu favor. Transforme a sua vida através de formas práticas de liderar e desenvolver pessoas. Entre os dias 6 a 12 de abril, eu vou te ajudar a potencializar suas características mais fortes e desenvolver aquelas que estão sendo pouco utilizadas, motivar pessoas e lidar com cenários difíceis para que você mude a rota da sua vida e seja visto como um grande líder. Acesse o link e torne sua liderança mais leve, equilibrada e rumo ao topo! Eu vou te ensinar a Liderar de Verdade!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
? Olá, como posso te ajudar?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site