COMO ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO E A COLABORAÇÃO NO TIME

Você já parou para pensar em como pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença? Pode parecer clichê, mas é de grão em grão (e com colaboração) que a galinha enche o papo. Muitas pessoas que acompanham o líder HD me mostram diariamente como isso é realmente transformador: seja através de uma experiência compartilhada, de um pergunta, um conselho dado ou pedido. A interação que nós temos em nossas redes sociais é muito bacana e a cada mensagem, post, texto, vídeo conseguimos alcançar e ajudar tanta gente. É incrível compartilhar, mas também aprender com essas pessoas incríveis, dispostas a evoluírem e serem melhores dia após dia.

Há alguns semanas, um seguidor enviou a seguinte questão no Telegram:

“Tenho uma apresentação para fazer. Porém, minha equipe tem um problema sério com empatia, acabam disputando entre si. Alguém pode me enviar algum material para eu apresentar na reunião? Tenho 15 minutos de apresentação.”

Na sequência, uma outro membro completou:

Também tenho essa dificuldade, recentemente assumi uma equipe de uma multinacional no interior do estado do Tocantins, e minha equipe tem dificuldade com relação a mudanças, seguir processo, uma cultura diferente da minha e da empresa. Algum tema que eu possa estar apresentando pra amenizar esse problema ❓

Pensando nessa situação, resolvi elaborar uma prática HD para que eles pudessem aplicar e compartilhei com todos da comunidade pra que também pudessem levar para dentro de suas empresas. Através dos feedbacks, vimos que os resultados foram muito positivos. Que tal você fazer praticar também?

Confira o passo a passo:

  1. Peça ao seu time para ouvir o podcast 110 – O homem do moinho.
Neste episódio, eu mostro como você pode acabar com os conflitos internos entre áreas da sua empresa, como uma crise pode oportunizar um momento único para virar o quadro e unir as pessoas. E eu te conto isso através de uma história miraculosa sobre como um país se fortaleceu depois de uma crise severa e se tornou um dos melhores países do mundo.
  1. Diga a eles que você fará uma reunião na semana seguinte (já marque dia e hora) e o tema da reunião será esse podcast.
  2. Você vai sortear uma pessoa para apresentar as principais ideias do episódio e contar o que achou da história?
    Então todos devem se preparar… afinal, qualquer um pode ser o sorteado

DIA DA REUNIÃO

  1. Faça um sorteio e a pessoa escolhida deve contar para o grupo suas impressões.
  2. Depois abra a palavra para o grupo e peça para que comentem duas impressões também.

DINÂMICA

  1. Agora, divida o time em dois grupos (se possível em ambientes separados).

O grupo 1 deve trazer em tópicos [quantos forem possíveis] as coisas que a equipe faz e que divide, que cria conflito e enfraquece a união.
O grupo 2 deve fazer uma lista dizendo como seria o time se todo mundo fosse unido, colaborativo e leal uns com os outros.

Dê um tempo de 15 minutos para o debate. [você que lidera fica de fora].
Oriente os grupos a eleger um líder para colher as ideias e apresentar (faça isso no começo da prática).

PACTO

  1. Na volta, peça para cada grupo apresentar.
  2. Depois das apresentações, todos vão estar sensibilizados. Agora, é hora de fazer um pacto. Pergunte ao grupo “o que nós podemos fazer a partir de agora para unir mais o nosso time?”

Deixe o diálogo fluir. Anote os pontos mais relevantes e faça um acordo com o time.

SUGESTÃO: fazer no máximo 3 pontos (os mais importantes, simples e de fácil implementação, nada que depende de recursos ou de terceiros, afinal união é mentalidade, ou seja, é de graça).

AÇÕES POSTERIORES
Após 15 dias, chame o pessoal para uma nova reunião para debater se estão seguindo o combinado e o que é preciso para melhorar ainda mais.

POR QUE ESTIMULAR A COLABORAÇÃO NO SEU TIME?

Esse tipo de ação coloca as pessoas com protagonismo, consciência e autonomia para reverter o quadro.
Nas interações evite falar muito, apenas oriente, escute e não fique dando a sua opinião. Você é só o facilitador. Sua opinião não é relevante aqui. A solução tem que fluir do grupo.

Veja o que a Adriana Alcantara, que aplicou essa prática HD no seu time, contou:

Seguindo a sugestão do Michael, apresentei para minha equipe o excelente trabalho do Líder HD, e sugeri q semanalmente tivéssemos um encontro para explanar podcast, todos toparam. Inicialmente, indiquei o episódio 22, O líder é o Sol. A experiência foi simplesmente fantástica. Segui todas as dicas do Michael, e foi inesquecível, viciante e encantador. Quando não conseguimos fazer por algum problema externo, eles me cobram e eu adoro isso. Significa que atingimos o objetivo. Essa maravilhosa prática faz parte da nossa rotina semanal. Muito obrigada Michael pelo grande presente, conteúdo de ouro.

Agora é sua vez! Vai lá e faz aquela coisa que transforma!

Venha para nossa comunidade no Telegram!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
👋 Olá, como posso te ajudar?