Quer engajar a sua equipe? Aprenda em 1 passo

Quer engajar a sua equipe? Aprenda em 1 passo

Você consegue manter a sua equipe engajada, focada, com energia alta e entregando seus resultados? Se você respondeu “não”, não precisa se preocupar! Um dos maiores desafios de grande parte dos líderes é engajar seus colaboradores.

A boa notícia é que existe uma uma ferramenta que é fundamental para o ser humano como um todo e você, como líder, deve usar e abusar dela para conduzir a sua equipe!

Nesse artigo eu te falo qual é essa ferramenta, como você pode usá-la com os seus colaboradores e, claro, o segredo para motivar toda a equipe e entregar resultados acima da média!

A importância de fazer rituais  

O líder, como supervisor ou coordenador, tem a importante função de dar direcionamento e ritmo para a equipe. Ele deve acompanhar, engajar, direcionar e coordenar as atividades da equipe de forma frequente, especialmente quando está mais próximo da operação. Isso significa que ele precisa conversar com as pessoas com mais frequência e dar orientações claras e rápidas para garantir que tudo esteja caminhando bem.

Então, pessoa, se liga nesse CONCEITO HD: “O ser humano é altamente carente de rituais

Os rituais são uma forma importante de engajar e fortalecer o vínculo entre os membros da equipe e criar um senso de comunidade e identidade compartilhada. Essa prática oferece uma sensação de estabilidade, segurança e previsibilidade em um ambiente de trabalho que pode ser incerto e estressante. Os rituais podem ajudar a fornecer uma estrutura para a rotina diária e, assim, reduzir a ansiedade dos colaboradores em relação ao trabalho.

Essa ferramenta ainda pode ajudar engajar seus colaboradores e aumentar a motivação deles, proporcionando um senso de propósito e significado em suas atividades diárias. Os rituais podem ajudar a lembrar aos colaboradores a importância do trabalho que estão realizando e a se sentirem parte de algo maior do que eles mesmos.

Tenha uma rotina organizada ajuda a engajar

As pessoas precisam de orientação e motivação para seguir em frente. A maioria delas precisa de alguém para lhes dar uma palavra de encorajamento e dizer que estão fazendo um bom trabalho. É algo natural e biológico. Para manter a equipe unida, é importante criar rituais e rotinas que ajudem a manter todos na direção certa. É como fazer um determinado chocolate que se torna uma tradição e que ajuda a fortalecer o espírito da equipe.

Para manter a equipe focada, é importante estabelecer uma rotina organizada de encontros, que podem ser diários, semanais ou quinzenais, dependendo da equipe. Nessas reuniões, é importante discutir os resultados alcançados, o que pode ser melhorado e definir novos direcionamentos para atingir as metas. É importante ter disciplina e seguir essa rotina com regularidade para que todos se acostumem com ela e possam se apropriar dos objetivos da equipe. 

Estabelecer um horário regular para as reuniões de equipe é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a colaboração e a comunicação dentro de um grupo de trabalho. A definição de um horário fixo para esses encontros pode ajudar a criar uma sensação de rotina e previsibilidade que é benéfica para todos os membros da equipe.

Ao se reunirem regularmente, os membros da equipe têm a oportunidade de compartilhar atualizações sobre seus projetos, discutir desafios e identificar oportunidades de melhoria. Essas reuniões também podem ser usadas para definir prioridades e definir metas compartilhadas, garantindo que todos estejam na mesma página em relação ao que precisa ser alcançado.

É importante focar no que é óbvio e não inventar coisas novas. Fazendo o básico, você poderá obter resultados maravilhosos.

Aliás, você quer mais uma inspiração sobre o óbvio? Ouça o EP 102 | Seja incrível, faça o óbvio, do Podcast Líder HD:

Se você quer levar conteúdos ainda mais transformadores que esse e que vão revolucionar os seus resultados na prática para a sua empresa, fale com um dos nossos consultores e conheça nossas soluções!

Siga o Líder HD no Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok e ouça nosso podcast. Você também pode consumir este conteúdo no vídeo “Como manter a equipe motivada e vencendo”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.