A importância da diversidade nas empresas e o papel da liderança

Diversidade

Nos últimos anos, o tema diversidade tem sido muito discutido no mercado de trabalho. Apesar de as empresas já estarem atentas a isso, a inclusão ainda é um desafio muito grande no mundo corporativo.

De acordo com o dicionário Michaelis, “diversidade” significa qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade. Entretanto, o conceito dessa palavra vai muito além.

O conceito de diversidade diz respeito à representatividade de diversos grupos sociais e populacionais no espaço de trabalho. Você já parou para pensar qual o papel da liderança dentro das organizações frente a questão da diversidade e inclusão?

Neste artigo, você vai descobrir desde quando convivemos com a diversidade, entender qual a importância da dela dentro da nossa evolução como pessoa e como civilização e qual o papel do líder nesse tema. 

A história da diversidade

Há dois milhões e meio de anos, a vida era abundante na Terra e novas espécies surgiram e se adaptaram a partir de outras numa linha evolutiva. Por volta dessa época, surgiu na África o primeiro humanoide, descendente do Australopithecus, o Homo Habilis. O primeiro dos nossos primos andava em bandos, cuidava dos seus filhos em família e usava ferramentas rudimentares de pedra.

Ainda hoje muitas pessoas acreditam que a evolução humana ocorreu em função do desenvolvimento de uma espécie de humano após outra, começando com o Homo habilis, depois o homo erectus, seguido pelos neandertais e finalmente o homo sapiens.

Desta forma, a evolução teria durado quase 2 milhões de anos, até o primeiro homo sapiens ter surgido há 200 mil anos. Aliás, o Homo Sapiens também é muito conhecido como “nós de hoje em dia”.

Entretanto, uma nova abordagem da ciência tem desenvolvido teorias afirmando que na verdade, durante milhares de anos, várias espécies de humanos existiram simultaneamente na terra. Mas apenas uma sobreviveu, nós, os sapiens!

Por que todos os outros humanóides foram extintos? 

O Homo Sapiens é o único animal dotado de imaginação. Ele é o único que consegue imaginar e criar coisas, ter ideias que não existem no mundo real. Ele consegue desenvolver linguagens complexas e habilidades que nenhum outro animal é capaz. Isso fez dele um ser único, mas ao mesmo tempo perigoso.

Os fatos históricos dão conta de que o Homo Sapiens foi destruindo tudo que encontrava pela frente na medida em que avançava pelo planeta. Megafaunas foram destruídas, incêndios foram provocados e para conquistar novos territórios, outros animais foram aniquilados.

Consequentemente, de alguma forma, um traço ficou dominante no instinto dos Sapiens: grande rejeição aos diferentes. A diversidade para o Homo Sapiens de então era algo inimaginável.

Existe realmente uma grande possibilidade que ao avançar para novos territórios, os Homo Sapiens guerrearam com os nossos primos Homo Habilis, Homo Erectus, Neandertal e os dizimaram completamente.

A diferença que criou mais diferenças

A cognição e a imaginação dos Sapiens fez com que fossem criadas cada vez mais ideias e conceitos ao longo do tempo, com isso acabaram criando divisões entre as pessoas. E a cada divisão, aumentavam as diferenças. E o aumento de diferença para os Sapiens, significa combate, exclusão e afastamento.

Eventualmente a percepção de diferença e superioridade em relação a outras espécies é tão acentuada que o desejo de aniquilar o outro é maior do que o instinto natural de preservação da vida.

Sendo assim, os Sapiens são a única espécie animal que mata indiscriminadamente outros animais apenas porque eles são diferentes ou porque supostamente são inferiores.

É da nossa natureza discriminar e eliminar os diferentes?

Felizmente, não! Ao longo da história da humanidade, nós experimentamos também a evolução da nossa consciência. Nós saímos do modo de sobrevivência e ampliamos nosso conhecimento, nosso intelecto, experimentamos um grande desenvolvimento psicológico, mental, emocional e também espiritual.

A partir disso, no decorrer da nossa evolução, nossos valores foram se desenvolvendo e de alguma forma alcançamos o entendimento de que o todo é mais importante que as partes. Nós começamos a nos abrir para a diversidade.

Aliás isso não começou agora. Há alguns milhares de anos começaram a brotar ideias que colaboraram para que a humanidade se tornasse mais consciente, menos egoísta, contribuindo para que o ego fosse reduzido.

Com isso, conceitos como a democracia, a paz, o amor ao próximo, o autoconhecimento, liberdade, igualdade, fraternidade e compaixão surgiram com líderes espirituais, pensadores, iluministas, filósofos, cientistas e influenciaram profundamente a humanidade.

Se por um lado ainda podemos ver traços perversos da nossa intolerância a quem é diferente de nós, por outro lado, o discurso de inclusão, cooperação, equilíbrio, diversidade e cuidado com o meio ambiente estão mais em alta do que nunca pelo mundo.

Sendo assim, estamos passando por uma transformação de consciência muito importante. Mesmo sabendo que há muitos mundos no nosso pequeno planeta, o fato é que a consciência da raça humana está se expandindo.

Para uma sociedade, uma empresa ou um país evoluir, precisa ser mais inclusivo, mais diverso. Quanto maior a compreensão verdadeira disso, mais expandida é a sua consciência.

Michael Oliveira

Qual o papel da liderança na diversidade?

Como foi dito no início deste artigo, diversidade é um tema que está em voga nos debates de gestão e na ponta da língua dos melhores líderes do mundo. Existem aqueles que estão indiferentes, outros que embarcando porque está na “moda”.

Entretanto, também há quem entenda que isso é um diferencial estratégico. E, claro, também tem aqueles que entendem que diversidade é um valor elevado que deve ser cultivado por quem busca elevação. 

As pessoas e empresas com valores mais elevados são as que têm o melhor desempenho em resultados

Michael Oliveira

Então, se você é líder, é importante entender de uma vez por todas que diversidade não é moda, é uma questão de sobrevivência. Se você não ampliar a sua consciência e abraçar esse conceito, vai construir uma organização descolada da evolução da sociedade, e isso vai, literalmente, refletir nos seus resultados.

Por exemplo, segundo levantamento da consultoria McKinsey, empresas com menos diversidade étnica e de gênero são 29% menos propensas à rentabilidade do que as outras. 

Os líderes mais evoluídos unem as pessoas, criam um ambiente acolhedor, estimulam a colaboração e constroem um lugar melhor. Eles são responsáveis pela inovação, pela evolução, pelo futuro. Eles amam e cultivam a diversidade. Uma empresa, uma sociedade ou até mesmo o mundo guiados por líderes com essa consciência vão longe em todas as esferas da nossa existência.

Como saber se uma empresa cultiva a diversidade?

A diversidade é um ponto fundamental para a cultura de uma empresa. Isso diz muito, como vimos acima, sobre o nível de consciência dos líderes e do ambiente que eles cultivam. A realidade, segundo dados, ainda mostra que temos que evoluir.

De acordo com a pesquisa “Diversidade no mercado de trabalho e nas empresas” organizada pela da Talento Incluir com o Vagas.com, as empresas não estão preparadas para lidar com a diversidade e não têm programas específicos para isso.

Confira alguns dados da pesquisa:

  • 60% dos profissionais de Recursos Humanos afirmaram que a empresa onde trabalham não possui um programa de diversidade
  • 62% dos profissionais de RH que participaram da pesquisa, as empresas onde eles trabalham não estão totalmente preparadas para lidar com a diversidade
  • 25% acreditam que as companhias onde atuam não estão aptas a tratar do tema
  • 10% dos profissionais declararam que suas corporações estão prontas para essa questão.

Claramente ainda precisamos, e muito, trabalhar e cultivar a diversidade dentro do ambiente corporativo. Mas você consegue enxergar como está a empresa em que você trabalha? Você consegue medir a sua abertura para a diversidade? Se você é líder, consegue enxergar se você atua para cultivar a diversidade?

Uma boa forma de medir a evolução, seja a sua evolução pessoal, a da sua empresa ou da sociedade que você vive, é perceber qual a capacidade de cultivar a diversidade. E diversidade é a convivência pacífica e respeitosa com qualquer outro que seja diferente.

Diversidade é derrubar completamente as barreiras de gênero, raça, cor e credo. É respeitar e abraçar a diferença. Não é contratar as pessoas para cumprir cotas, é muito mais que isso. É abrir a mente, o coração e as oportunidades para qualquer pessoa, sem julgar o que ela é. É entender que ela e você são parte de uma mesma unidade.

Se você quer ir mais fundo, evoluir e saber como você pode trazer mais diversidade para sua vida e para sua empresa, então ouça o EP 060 | Diversidade do Podcast Líder HD. Nele tem muitas dicas para você colocar e cultivar a diversidade na sua vida!

Para fechar, eu deixo aqui um Conceito HD impactante para anotar e levar com você o resto da sua vida!

Diversidade no mais alto nível é ter a consciência que o outro e você são uma coisa só. Todos somos um.

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Se você quer elevar o nível de evolução, desenvolver a cultura da sua empresa e entrar na sintonia dos melhores resultados, conheça nossas soluções e como podemos te ajudar a transformar o seu negócio!

Por fim, não esqueça de seguir o Líder HD no Instagram, Facebook, LinkedIn, entrar para nosso grupo no telegram e ouvir os nossos podcasts para ficar por dentro de todas as novidades e receber conteúdos diários sobre liderança em alto nível!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *