5 atitudes: a mentalidade e o poder de transformação

O que determina a atitude da pessoa diante da vida é a mentalidade e o nível de consciência que ela tem. Neste blog eu faço análise de como é importante evoluir e desenvolver a forma que você pensa para refletir isso e transformar sua vida.
Mentalidade diz sobre atitudes

Eu li um texto muito interessante, chama-se “As cinco atitudes”. Na mesma hora que li me veio à cabeça uma reflexão interessante sobre como essa pequena história diz muito sobre mentalidade.

Confira o texto adaptado da história de Portia Nelson:

1) Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Estou distraído, pensando em mim, e caio lá dentro. Me sinto perdido, infeliz, incapaz de pedir ajuda. Não foi minha culpa, mas de quem cavou aquele buraco ali. Eu me revolto, fico desesperado, sou uma vítima da irresponsabilidade dos outros e passo muito tempo lá dentro.
2) Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Finjo que não vejo, aquilo não é meu problema. Eu caio de novo lá dentro. Não posso acreditar que isso aconteceu mais uma vez. Devia ter aprendido a lição e mandado alguém fechar o buraco. Demoro muito tempo para sair dali.
3) Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu o vejo. Eu sei que ele está ali, porque já caí duas vezes. Entretanto, sou uma pessoa acostumada a fazer sempre o mesmo trajeto. Por esse motivo, caio uma terceira vez: é o hábito.
4) Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu dou a volta em torno dele. Logo depois de passar, escuto alguém gritando - deve ter caído naquele buraco. A rua fica interditada, e eu não posso seguir adiante.
5) Eu caminho pela rua. Existe um buraco na calçada. Eu coloco tábuas em cima. Posso seguir meu caminho e ninguém mais tornará a cair ali. 

Qual dessas atitudes você teria? Responda de coração. Isso diz muito sobre a sua mentalidade.

A relação de mentalidade e atitude

O que determina a atitude da pessoa diante da vida é a mentalidade e o nível de consciência que ela tem. Isso vai orientar os pensamentos, os comportamentos, as decisões e, especialmente, os resultados que essa pessoa vai ter na vida. 

Ou seja, quem tem uma mentalidade voltada mais para si, mais egoísta, tende a se relacionar com a vida buscando resolver os seus problemas, suas próprias questões. E quanto maior for egoísmo, mais essa pessoa vai ser capaz de ignorar os outros, eventualmente, até tratar mal as pessoas, deixando com que caiam no buraco.

Na medida em que a gente amadurece, nossa mentalidade evolui e vamos deixando o egoísmo para trás, nossa consciência se expande. Falando nisso, a consciência da gente é como um aro de camadas de cebola, ou seja, a gente vai incluindo mais pessoas no nosso universo e vai percebendo que o nosso universo está além do nosso eu.

Quando o nosso universo está voltando só para si, o nome disso é egoísmo. É uma mentalidade muito primitiva. À medida que vamos envolvendo mais pessoas, queremos bem a mais pessoas, temos carinho por mais pessoas, inclusive para além da nossa família, é isso é um sintoma claro de que a gente está expandindo a nossa consciência.

A partir disso, passamos a ter mais cuidado com os buracos e as coisas que acontecem na vida que possam prejudicar todo mundo. Nós devemos querer bem não somente a nós mesmos, a nossa família, nossos amigos, mas também a todo mundo.

Só assim, a gente começa a se preocupar de fato em construir uma relação melhor com as pessoas, favorecer o ambiente para que todos prosperem. O nome disso é prosperidade, abundância, generosidade.

Afinal, o que é uma mentalidade próspera?

A ideia comum de prosperidade talvez não seja exatamente o que a palavra significa. As pessoas ligam a prosperidade diretamente ao dinheiro, aos bens materiais, ao ter, ao acumular. Mas não é isso.

Prosperidade é muito mais que riqueza, dinheiro e bens materiais. Quem tem a mente próspera, sabe que o universo é abundante e que é possível colocar todo mundo nos planos e que a sua empresa pode ser grande e ajudar a impactar as pessoas e o mundo.

Para prosperar verdadeiramente na vida, é preciso abrir mão de coisas que não servem mais: velhos pensamentos, hábitos ruins e emoções negativas. É preciso se livrar do egoísmo. Também é preciso pensar que se o mundo prospera, você, eu, os nossos pares prosperam também. Esse é o poder da colaboração. 

Só alcança esses valores quem tem altruísmo. Então se desenvolver, buscar, desafiar-se a ter uma mentalidade altruísta é o que vai te levar para o melhor que você pode ser e o que vai levar você a experimentar os valores, os pensamentos, as emoções, os sentimentos mais nobres.

Nós somos totalmente capazes de mudarmos a realidade a partir das interações que temos com o mundo e com as pessoas. Os valores que guiam as nossas atitudes é que dirão como e qual será essa transformação que vamos trazer para o mundo. 

Nós espalhamos energia ao nosso redor em cada entrega, em cada relacionamento interpessoal. Assim é possível gerar transformação com nossas atitudes, por isso é tão importante você refletir sobre qual a sua atitude frente ao buraco da história de Potia Nelson.

Você pode transformar a realidade! O tempo todo, através de atitudes do dia a dia. O que você está esperando para FA-ZER?

Assista a esse vídeo inspirador para saber mais sobre como você pode mudar a realidade!

Se você quer ter resultados realmente relevantes e sustentáveis na sua vida, ser uma liderança reconhecida e desejada pelo mercado! Faça o Curso Liderança Evolutiva® clicando aqui!

Agora, se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Por último, siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube e entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

MICHAEL OLIVEIRA

Michael Oliveira Líder HD

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site