Como melhorar o processo de tomada de decisão na liderança

Tomada de decisão na liderança

Quando você vai tomar uma decisão, você segue seus instintos ou você toma suas decisões baseadas em dados?

Muitas vezes na vida pessoal a gente até confia na nossa intuição, mas quando você é líder de uma empresa muita coisa está em jogo e tomar decisões com base na reação emocional pode ser muito arriscado. 

E aí, quer descobrir como tomar decisões de forma estratégica, analítica e sem depender da sua intuição? Confira neste artigo qual o elemento que você precisa desenvolver na sua liderança para tomar as melhores decisões.

Como os líderes tomam decisões no mundo corporativo

De acordo com a pesquisa Momentive, empresa de software baseada em nuvem, 32% dos líderes seniores confiam em sua intuição e experiência para tomar decisões em suas empresas. Os líderes da pesquisa ocupavam cargos de vice-presidentes e C-Levels.

Além disso, um dado muito importante e que acende um alerta para o mundo da liderança é que 30% deles acreditam que não têm acesso a dados precisos para tomar decisões estratégicas e baseadas na realidade da empresa.

Se você me segue há mais tempo sabe que isso leva para um segundo problema: falta de diálogo com a equipe. Mas esse não é o tema aqui. Tomar decisões baseadas em emoções, instintos já não faz mais parte do mundo da liderança. Entretanto, alguns deles argumentaram  que isso é um condutor de extrema paixão e enorme ego.

Mas também há aqueles que acreditam que quando os líderes têm as ferramentas adequadas para gerenciar suas emoções, eles podem se tornar melhores tomadores de decisão. 

Normalmente, os líderes que titubeiam muito ou que ficam muito defensivos, acabam perdendo a oportunidade de contribuir mais com os resultados. Mas na verdade o que define a potência de uma liderança em tomar decisões tem muito a ver com a capacidade de visão do líder, elemento no qual trabalhamos muito no Curso Liderança Evolutiva.

Os líderes mais decisivos são aqueles líderes que têm mais coragem para tomar decisões

O que um líder precisa desenvolver para tomar boas decisões

Eu vou expor aqui 3 desdobramentos que fazem parte de um mesmo elemento: o da visão. 

Mas antes, é importante você saber que existem 4 importantes elementos que uma liderança precisa desenvolver para realmente ser transformadora:  protagonismo, visão, transformação e conexão! E dentro deles existe um universo a ser explorado que vai muito além dessas 4 palavras!

Enfim, retomando, vamos aos 3 pontos importantes dentro do elemento visão que vai te ajudar a tomar boas decisões.:

Visão clara

Uma boa liderança precisa saber fazer um bom diagnóstico, saber ler o jogo de forma cartesiana, de forma racional, ou seja, ter uma uma visão clara de futuro, do que se quer a partir de um certo assunto.

Além de, claro, ter uma capacidade analítica e estratégica de ler as situações e ver uma direção e, a partir disso, tomar uma decisão. Então ter uma visão clara é fundamental para um líder que quer ter boas atitudes.

Completando, deu para perceber que uma das maiores virtudes dos grandes líderes é a visão, a capacidade de ver longe.

Na metodologia original desenvolvida por mim e aplicada no Curso Liderança Evolutiva, eu clarifico muito bem esse conceito e como desenvolver esse elemento, essa habilidade. Mas eu vou trazer aqui dois aspectos sobre a visão:

  • O primeiro é a habilidade de visão temporal
  • O segundo é  habilidade da visão periférica

A visão de um líder determina a sua grandeza 

Michael Oliveira

Se você quer saber mais sobre visão, visão temporal e visão periférica, ouça o EP 009 | Visão além do alcance do Podcast Líder HD. Nele, você vai receber uma dica matadora sobre liderança e de quebra vai se divertir com os Thundercats! Você também é dessa época?

Responsabilidade 

Quando a liderança assume o protagonismo, ela puxa para si a responsabilidade de fazer escolhas. As lideranças mais impactantes, mais decisivas jamais vão abrir mão de decidir sobre as coisas que são relevantes.

Sendo assim, elas assumem essa responsabilidade e, principalmente, estão dispostas a arcar com o ônus dessa responsabilidade. Isso é muito importante. Elas estão dispostas a pagar o preço caso tomem uma decisão errada. Ou seja, elas não têm medo.

Portanto, é a coragem da decisão e, acima de tudo, saber que a responsabilidade é do líder. A liderança traz consigo tudo o que vem junto com a responsabilidade, o bônus e o ônus. Se der certo a culpa é responsabilidade dela. E se der errado, também!

Determinação

Enfim, após a tomada de decisão nos deparamos com a determinação para executar, para dirigir, para colocar intensidade e fazer as coisas acontecerem.

Então não adianta decidir e não colocar energia para que a coisa se concretize, para que se consolide ou até mesmo para que as pessoas façam. A partir disso, nota-se que é preciso ter intensidade na liderança, isto é, na força, na determinação de cumprir o que foi proposto e decidido.

Portanto, os líderes que são decisivos veem o jogo e criam uma visão de futuro sobre aquele cenário. Uma liderança precisa assumir a responsabilidade de tomar uma decisão e ter intensidade na sua capacidade de determinação em executar as coisas ou de fazer com que a equipe faça.

Será que o líder toma todas as decisões?

Entretanto, é importante fazer uma reflexão. Na medida em que a liderança vai amadurecendo junto com o seu time, os colaboradores e a equipe vão evoluindo, as pessoas também passam a contribuir mais nas decisões.

Então é natural e desejável no processo evolutivo que as pessoas amadureçam ao ponto de terem mais capacidade de decisão e, portanto, tornem-se e sejam empoderadas aos poucos por essa liderança.

Sendo assim, ao mesmo tempo que você empodera alguém, você também dá a essa pessoa a possibilidade dela interferir nas escolhas, decidir. E, com isso, você delegando as coisas que são mais operacionais e começa a assumir a decisão das coisas que são mais estratégicas.

Portanto, a liderança no seu processo pessoal de evolução, juntamente com o time, vai delegando as decisões operacionais e táticas ao longo do tempo e, a partir disso, vai tomando as decisões que são cada vez mais estratégicas.

Aliás, isso é uma prova concreta de desenvolvimento da liderança porque significa que ela está ampliando a sua visão, olhando mais a longo prazo, apegando-se às coisas que são mais estratégicas e abrindo mão das coisas que são mais operacionais.

Desta forma, podemos concluir que o critério de decisão evolui ao longo do tempo de acordo com a maturidade da liderança. Um líder capaz de ver longe, é capaz de tomar boas decisões e orienta a todos para dar passos acertados em direção a um grande propósito.

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Se você quer se desenvolver como líder junto com a sua empresa e com seu time, leve o Líder HD para a sua empresa, nós formamos líderes com propósitos e valores elevados, não só entregando resultados excelentes, mas deixando um legado positivo de prosperidade e sustentabilidade. Entre em contato conosco aqui e conheça as formas que podemos ajudar você e sua empresa!

Por fim, não esqueça de seguir o Líder HD no Instagram, Facebook, LinkedIn, entrar para nosso grupo no telegram e ouvir os nossos podcasts para ficar por dentro de todas as novidades e receber conteúdos diários sobre liderança em alto nível!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *