como lidar com a radio peao

Rádio peão: como as 3 peneiras de Sócrates podem te ajudar a lidar com a fofoca na sua empresa

Enquanto você está lendo esse blog, podem estar rolando umas conversas, fofocas pelos corredores da sua empresa. Você sabe qual é a notícia que está tocando na Rádio peão nesse momento? Saiba como as 3 peneiras de Sócrates podem te ajudar!
As três peneiras de Sócrates e a fofoca

Enquanto você está lendo esse blog, podem estar rolando umas conversas, fofocas pelos corredores da sua empresa. Você sabe qual é a notícia que está tocando na Rádio peão nesse momento? Saiba como as 3 peneiras de Sócrates podem te ajudar!

É possível desligar a rádio peão?

Certamente, você vai encontrar na internet muitas dicas sobre como acabar com a rádio peão, mas não tem como acabar com ela por uma única razão: as pessoas conversam. Todos trocam ideias o tempo todo, falam sobre assuntos cotidianos e é praticamente impossível você controlar isso.

Geralmente, a notícia que vai tocar nessa rádio que fica ligada o dia todo pode ser sobre coisas boas ou coisas ruins. E quando você não se atenta para isso,  essa rádio pode começar a tocar notícias ruins que trazem reflexos negativos e podem afetar o ambiente de trabalho.

Principalmente quando o time é muito grande ou a empresa segue crescendo, você não tem como acabar com a rádio peão, mas você consegue controlá-la. Então, é preciso refletir sobre como você pode atuar para ser o radialista da rádio e influenciar na programação.

Qual a diferença entre conversa e fofoca?

A primeira coisa que você deve saber é que existe uma diferença muito grande entre uma conversa, uma fofoca e em todos os casos são pessoas falando com pessoas, o que muda é só a finalidade do assunto. 

A conversa é uma coisa do dia a dia, que envolve o convívio social, conversa entre amigos. Isso vai acontecer sempre. A troca de experiências faz parte da natureza humana, nós somos seres sociáveis.

Mas o problema é quando tem um ingrediente da maldade nessas conversas. Neste caso, já estamos falando da fofoca, da maledicência. Isso pode se tornar uma situação nociva com potencial de perturbar o clima de trabalho e a vida de todos da empresa.

Como eu posso controlar a rádio peão?

Primeiramente você precisa entender onde está o foco da fofoca. Desta forma, você vai poder atuar diretamente para não deixar crescer mal-entendidos, informações ruins ou erradas.

A partir disso, você tem que acessar primeiro as pessoas responsáveis por transmitir essa informação perigosa. Desta forma você vai conseguir blindar a fofoca, para poder influenciar no que vai ser distribuído.

Como líder, você tem a responsabilidade de transmitir com clareza e com profundidade as informações que você precisa dar. Quando você não tem informação concreta, a cabeça das pessoas começa a pensar em teorias e aí é que surgem as fofocas. 

Então, utilize todos os canais que você tiver dentro da sua empresa para poder levar notícias, informações e esclarecimentos de forma precisa, inclusive as verdades duras. Quando você faz isso, você ganha mais credibilidade, o que você fala será encarado como referência

Sendo assim, as pessoas deixam de ouvir um pouco a rádio peão. Quando você não fala, você dá espaço para que outros façam isso e dá brecha para que as fofocas cresçam e a rádio peão tome conta da empresa.

Eu tenho um vídeo no meu canal do Youtube com muitas dicas e práticas que podem te ajudar e muito com a rádio peão da sua empresa! Assista ao Como lidar com a rádio peão na sua empresa.

Aprendendo com o passado: as 3 peneiras de Sócrates

Como na antiguidade muito do conhecimento era passado por parábolas com ensinamentos valiosos, hoje vou te passar uma prática HD através de uma história milenar!

Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

– Três peneiras? – indagou o rapaz.

– Sim! A primeira peneira é a verdade. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, mas não tem certeza da sua veracidade, a coisa deve morrer aqui mesmo.

Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a bondade. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Arremata Sócrates:

– Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo!

Pegou a ideia? Tudo que ouvir nos corredores e salas de cafezinho deve passar por estas 3 peneiras.

  • Verdade
  • Bondade
  • Necessidade

Dizem que todo boato tem um fundo de verdade… mas na verdade o que ele tem mesmo é um fundo de maldade. Peneire tudo o que ouve e os cascalhos que sobrarem é o que de fato é relevante. O cair deve ser descartado.

Bora aprender com Sócrates? Se você quer receber mais conteúdos exclusivos e completos, acompanhe o Líder HD no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
? Olá, como posso te ajudar?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site