La casa de papel: 10 aprendizados para o líder que enxerga além da ficção

Hora de lançar um olhar diferente sobre a ficção! Se você curte La Casa de Papel, é líder e não conseguiu decifrar o personagem mais enigmático e carismático da série, o Professor, eu preparei para você 10 lições sobre liderança que ele dá durante o seu preparo para o assalto à Casa da Moeda!
La casa de papel: dicas sobre liderança

La Casa de Papel é uma história recheada de dicas para quem quer aprender sobre liderança a alcançar resultados excelentes.

A Netflix está encerrando uma de suas séries mais famosas, La Casa de Papel.  O seriado tem 5 temporadas, sendo que a última foi dividida em duas partes e será lançada em dezembro de 2021.

Se você se perguntou “o que eu vou aprender sobre liderança com uma série ficcional de um grupo que assalta bancos?” Bem, o motivo deles não é nada nobre, mas existem muitas lições que você pode aprender com o professor Sergio Marquina .

Eu assisti a essa série com um olhar de liderança que enxerga além da história e separei vários insights para você.

La Casa de Papel e o Líder exemplar

Primeiramente, calma. Ninguém vai falar sobre assaltar um banco, mas, sim, da perspicácia do professor em planejar um assalto de sucesso e liderar com excelência uma equipe completa e bem diferente.

Portanto vamos a um breve resumo. Na trama, um homem genial chamado Sergio Marquina, planeja com seu irmão, durante vários anos, uma invasão à casa da moeda da Espanha para roubar todo dinheiro possível.

Mas é claro que um objetivo tão ousado como esse não poderia ser executado sem muito planejamento, estudo, preparação, uma equipe perfeitamente alinhada  e muita coragem para arriscar a própria vida. 

Assim como todo líder deve fazer, Sergio preparou meticulosamente todo esse processo e em uma jornada de sucesso alcançou o que queria, além de bater todas as metas!  

Por isso, eu separei as melhores lições para você olhar para a ficção com outros olhos!

10 grandes hacks da Liderança do Professor

Desta forma, eu trouxe essa história para demonstrar todos os recursos de liderança usados por essa personagem cativante e decodificar o perfil por trás de um gênio que arquitetou um projeto inesperado de roubar 2,4 bilhões de Euros.

Confira os 10 hacks de liderança que, se você não prestou atenção enquanto assistia à série, você deve anotar agora mesmo.

  • Planejamento de longo prazo

Ele foi extremamente meticuloso estudando tudo sobre o assalto, desde a planta do banco até os procedimentos da polícia. Lição: Planeje bem os seus movimentos mais ousados e de longo prazo.

Lição: Planeje bem os seus movimentos mais ousados e de longo prazo. 

  • Recrutamento de talentos

Ele selecionou as pessoas certas. Ele cuidou pessoalmente de recrutar as pessoas certas. E repare bem em uma coisa: as pessoas certas não eram iguais a ele, todo o grupo tinha habilidades heterogêneas.

Lição: Monte uma equipe diversificada.

  • Contrato de comportamento

Estabeleceu uma série de contratos morais com o grupo dizendo o que era certo e errado e como todos deveriam agir.

Lição: Tenha clareza no começo das relações é fundamental para manter a equipe alinhada.

  • Treinamento e capacitação

O Professor treinou o time e desenvolveu as habilidades complementares de cada um. E o mais importante: desenvolveu a confiança entre as pessoas do grupo e a sua autoridade.

Lição: Seja um líder referência e que todos confiem. 

  • Liderando Alphas

O grupo tinha muitas pessoas de personalidade forte. O Professor conduziu o time com maestria e, mesmo em momentos de desentendimento, continuou com o plano, mantendo a confiança nele inabalável.

Lição: Liderar líderes é uma habilidade  para quem quer conquistar cargos mais altos.

  • Engajamento das pessoas

O Professor reuniu os elementos chave para engajar com profundidade as pessoas.

Lição: Tenha clareza de como fazer o caminho passando credibilidade e mostrando que existe uma recompensa pelo bom resultado.

  • Controlando as emoções

Em um assalto o volume de interações e estímulos estressantes podem desestabilizar qualquer um. O Professor só conseguiu isso porque era absolutamente racional.

Lição: Se o líder perde a razão o time fica sem capitão e o barco fica à deriva. 

  • Mobilizando a opinião pública

Dar significado ao que se faz é uma habilidade fundamental para engajar o time, mas também é vital para encantar quem está em volta. O Professor usa desse recurso para manipular a imprensa e trazer a opinião pública para o seu lado.

Lição: um líder também precisa mobilizar as pessoas e a melhor forma de fazer isso é dando um significado especial ao que se faz.  

  • Gerenciando Crises

A realidade, mesmo com tudo planejado, vai apresentar vários contextos fora do seu controle. Então, além do plano, o Professor previu ações para o caso de algo dar errado.

Lição: Como líder você precisa antecipar cenários, se preparar e assumir o controle dos riscos.  

  • União

Nada pode ser mais destrutivo para qualquer equipe do que a desunião e falta de confiança.  A quadrilha liderada pelo Professor passou por momentos assim, o que era compreensível em um ambiente com tanta pressão e tantas pessoas temperamentais. O Professor tinha um cuidado imenso com cada pessoa do grupo e não deixava ninguém para trás.

Lição: O Líder tem a atribuição de manter todo mundo junto

E então, percebeu como a ficção pode ajudar a compreender sua realidade? Se você quer aprender a liderar na prática, com conteúdos exclusivos e completos, acompanhe o Líder HD no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
? Olá, como posso te ajudar?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site