4 dicas para formar uma boa equipe

Descubra o que você precisa fazer para criar uma equipe super engajada com os resultados da sua empresa!

Você já ouviu falar naquele ditado “De grão em grão, a galinha enche o papo”? Esse dito popular simboliza perfeitamente o assunto do nosso artigo. 

Formar uma boa equipe na sua empresa pode parecer uma tarefa complexa e desafiadora. Porém, existem alguns detalhes que fazem toda a diferença para alcançar bons resultados com a formação de um time. Pegue papel e caneta e anote todas as dicas para colocar em prática depois! 

Leia com atenção as 4 dicas que separamos:

1- Tudo começa com a entrevista

É de extrema importância levar essa fase a sério e selecionar apenas os candidatos que realmente tenham um currículo e objetivos alinhados com os valores da empresa. Se o perfil do colaborador não bater com suas expectativas, dificilmente ele irá somar ao time de forma positiva.

Talvez a seleção de pessoal aconteça internamente. Se você estiver montando uma nova equipe ou força tarefa, e irá recrutar colaboradores que já fazem parte do quadro da empresa, lembre-se de analisar a trajetória da pessoa e como ela já contribuiu para os resultados de outros projetos internos.

2- Faça integrações

Depois do processo de seleção, realize uma integração! É bastante comum que novos colaboradores fiquem deslocados nos primeiros dias de trabalho.

Para amenizar essa fase, faça uma reunião de boas-vindas, crie uma dinâmica com intuito de aumentar a união da nova equipe. Além de criar vínculo muito mais rápido, as pessoas vão se sentir mais a vontade e verdadeiramente parte daquele novo ambiente.

3- Aprenda a compartilhar e pratique a humildade!

Dificilmente sabemos de tudo que se passa na empresa, o tempo inteiro. A vida é um eterno aprendizado! E como líder você precisa reconhecer que também vai errar, aprender e evoluir. Quando construtivas, as críticas possuem um grande papel em nosso progresso pessoal e profissional, independentemente de sermos líderes ou não! 

Deixe de lado essa convicção de que você funciona melhor sozinho, ou que por ser líder, precisa carregar tudo nas costas. Permita que os seus colaboradores sejam honestos e diretos. Que eles possam ter um verdadeiro canal de comunicação com o líder. Uma equipe integrada valoriza e exalta toda contribuição de seus funcionários.

Seja a diferença! 

4- Um boa equipe precisa de liberdade

Pessoas livres para opinar, livres para debater e livres para compartilhar novas ideias, trabalham muito melhor e oferecem um rendimento alto para qualquer empresa.

Dê liberdade aos colaboradores do seu time e busque compreender as ideias de cada um. Estar aberto e saber ouvir é essencial para construir um ambiente respeitoso e produtivo. Um bom líder não pressiona e nem enjaula as pessoas. É sua responsabilidade criar um espaço em que as pessoas não tenham medo de se expressar.

Uma boa equipe garante voz aos colaboradores, permite que eles façam parte das discussões. Quem sabe? Muitas vezes uma opinião guardada poderia revolucionar todo um projeto! Estimule a troca aberta e honesta de ideias.

Use a posição de liderança para fazer a diferença! 

Existem alguns comportamentos que precisam ser deixados de lado quando o assunto é formar uma boa equipe, com colaboradores interessados e motivados.

Que tal começar uma auto avaliação agora mesmo? 

Você é humilde? Você valoriza seus colaboradores? Você dá espaço a eles para opinarem e debaterem sobre assuntos revelantes dos projetos da empresa? Você é um bom ouvinte ou acha que apenas seus liderados devem te ouvir? E em relação as críticas, como você reage a elas?  

Responda de forma sincera! Caso as respostas sejam negativas, embarque em uma jornada de evolução para se tornar um líder cada vez melhor. É preciso sabedoria para reconhecer que precisamos nos distanciar de antigos padrões, alguns que podem estar muito enraizados dentro de você. 

Quer formar uma equipe imbatível?

Ouça o podcast Líder HD para insights semanais sobre liderança e alta performance profissional:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também