Líder perverso: como lidar e 4 dicas para aprender identificar

Líder perverso

É impressionante como em pleno século XXI a gente ainda vê líderes perversos chegando e exercendo o poder em várias esferas, escolas, empresas e governos. Um exemplo muito atual é o Vladimir Putin, que está há mais de 20 anos no poder, e é protagonista de um dos maiores horrores dos tempos atuais.

Você já parou pra pensar que muitas vezes esses líderes perversos não estão somente longe de você? Eles podem estar no seu trabalho, na sua comunidade, na sua cidade. Você consegue identificá-los?

No artigo de hoje, eu vou te ensinar como reconhecer essas pessoas nos pequenos detalhes, porque líderes assim, para se tornarem tiranos, é só uma questão de oportunidade.

O líder perverso no dia a dia

A tirania sempre dá um jeito de surgir e ela pode estar mais perto do que você pensa. O interessante é que ao longo da história da humanidade os tiranos já alcançaram vários cargos de poder e parece que a gente não aprende com o passado.

É muito comum encontrarmos tiranos que são pais de famílias, homens que maltratam mulheres, chefes que maltratam seus colaboradores, pessoas que têm um requinte de maldade, pouca empatia, são indiferentes com os outros. 

Geralmente, os líderes perversos estão sempre cercados de bajuladores, seguidores e, em uma questão de tempo, viram ídolos, como podemos observar em alguns casos reais do nosso cotidiano.

Como é possível as pessoas idolatrarem alguém que é perverso? Como é possível essa pessoa chegar ao poder? Como é possível ela se manter no poder?

Apesar disso ser absurdo, esses líderes conseguem persuadir um número enorme de pessoas e dominá-las. Todos eles têm semelhanças assustadoras, mas que por incrível que pareça nós, muitas vezes, não conseguimos identificar.

No documentário “Como se tornar um tirano”, disponível na Netflix, eles fazem uma análise do “manual para ascensão de uma ditadura” e explicam de forma genial como os líderes mais perversos do mundo chegaram ao poder e como fizeram e fazem para governar por um longo tempo!

Eu separei alguns traços característicos desses líderes ruins para te ajudar a identificá-los e não cair nessa armadilha!

Características dos líderes perversos

Existem semelhanças entre os líderes que são perversos, mas elas podem se mostrar com maior ou menor intensidade. Entretanto, se você notar essas características no seu líder, fique atento e preste atenção no que eu separei!

Possessivo

O primeiro traço de um líder tirano é que ele é dominador, possessivo. Ele sempre fala na primeira pessoa, tudo é dele, ele costuma falar “minha empresa”, “minha equipe”, “meu resultado”. Ou seja, ele se apropria de tudo.

Além disso, ele trata as pessoas e as coisas como se fossem posse dele. Ele é extremamente dominante, impositivo e intransigente.

Manipulador

O segundo traço de um líder perverso é que ele é manipulador, ou seja, usa técnicas para manipular as informações, não gosta da imprensa, não gosta que fala dele, só o que ele diz é certo. Sendo assim, ele faz todo o esforço para que a única informação que chegue até as pessoas seja a dele. 

Além do mais, ele é persuasivo. Conta histórias para despertar nas pessoas os piores sentimentos, como raiva, ira, julgamento, indiferença, tumulto, conflito. Ele tira as pessoas da razão porque assim fica mais fácil manipulá-las.

Mania de perseguição

O terceiro traço é que eles sempre têm um inimigo, estão sempre lutando contra alguém, tem sempre alguém sabotando, sempre aponta alguém que é culpado por tudo. Atenção: nunca, em hipótese alguma, ele é responsável por alguma coisa. Normalmente, não se apropria das responsabilidades do cargo dele, sempre coloca a culpa em um terceiro. 

Caso aquele mal que ele apontou seja vencido, ele procura e encontra outro problema. Ele tem mania de perseguição, precisa de um inimigo para tirar o foco das coisas que realmente importam. 

Desta forma, ele faz uso disso intensivamente e o pior é que as pessoas acreditam nos seus discursos, na sua palavra, nas suas atitudes e na perseguição que ele está sofrendo. Ele consegue manipular as pessoas para que elas acreditem nele.

Se você não quer ser manipulado, ouça o EP 091 | A arte da manipulação, Nele eu te mostro 4 técnicas poderosas de manipulação para ficar ainda mais consciente e não se deixar levar com as multidões. 

Caçadores de confusão

Outro traço comum deles é que eles são agitadores, vivem causando confusão, seja com declarações, com medidas ou com ações, eles espalham o caos por onde passam. Essa é uma técnica poderosa para desviar o olhar das pessoas, tirar o foco da razão, da verdade, e em um cenário onde ninguém entende nada fica muito mais fácil de contar uma mentira. 

Uma coisa marcante nos líderes perversos é que eles não têm empatia, eles não se importam com os outros. Você pode falar que as pessoas estão morrendo, estão sofrendo, pode dar uma notícia triste que ele não se afeta.

Portanto, ele é completamente indiferente aos outros e aquilo que não os afeta. Os líderes mais perversos são tão egoístas, a consciência deles é tão voltada para si que ele consegue ver o outro, eles mal conseguem enxergar o outro, são incapazes de se conectar com as pessoas.

Por isso devemos ficar atentos, porque a principal missão de um líder é servir à comunidade e um líder tirano serve somente a si mesmo. Quanto mais poder eles têm, mais sofrimento eles causam.

Se você quer saber mais sobre a relação entre líderes e poder e como não sucumbir aos caprichos do ego, ouça o podcast EP 115 | Além do Poder!

Gostam de atenção

Outro traço marcante da tirania é que líderes perversos adoram elogios, puxa-sacos, amam que fale bem deles. Costumam estar rodeados de pessoas que festejam qualquer coisa que eles dizem.

Mas se você pensa que se faltar algum reconhecimento ou elogio eles vão sofrer, não é bem assim, porque eles mesmos se bastam, eles se enaltecem. Talvez você esteja até rindo dessas coisas que eu disse, mas em alguma medida você percebe isso em alguns líderes mundiais.

Então é muito importante tomar cuidado com esses líderes quando eles têm muito poder porque eles perdem a mão, passam por cima de todo mundo, tornam-se extremamente tiranos e acabam se impondo pela força.

Por isso é tão importante ter organizações sérias, instituições, mecanismos de controle para que essas pessoas tenham um poder limitado, já que, caso elas o tenham ilimitado, você pode ficar em perigo.

Normalmente, um líder perverso assume o poder, ganha relevância porque é ignorado. Ele começa com pequenos traços, pequenas palavras, pequenos comportamentos, pequenos gestos, e acaba sendo ignorado pelas pessoas.

Apesar de você ver claramente que ele está cometendo um ato de covardia, uma pequena maldade, um traço de falta de sensibilidade, você acaba encarando aquela situação como “normal” e quando se dá conta as coisas fugiram do controle.

Muitas vezes a história já mostrou isso para a gente e ela continua contando. Como podemos observar, ainda nos dias de hoje, tem ditadores no poder e eles estão impactando negativamente a vida de muitas pessoas.

Líderes perversos nos governos

Atualmente estamos vivendo uma grande polarização na política, entretanto é importante compreender que eles podem estar presentes em todas as esferas políticas, ideológicas e de governo.

Sendo assim, eles podem se apropriar de qualquer modelo para poder vencer, exercer o poder, isso não faz a menor diferença. E podemos ver isso com muita clareza se olharmos para o passado e para o presente e fizermos uma análise de tudo que já vimos e ainda vemos no mundo.

Líderes perversos têm as mesmas características, independente do lado que estão, eles só aplicam de acordo com as suas ambições, desejos e aspirações. O fim é o mesmo: opressão, medo, egoísmo, pressão, terror e maldade.

Como identificar um líder perverso

Então para você saber como identificar um líder perverso e como lidar com ele, eu separei um checklist para você seguir e conseguir escapar dessas pessoas!

  1. Observe as pequenas atitudes

São nos pequenos gestos, nas palavras mais simples, nas coisas mais corriqueiras do dia-a-dia que você consegue ver o traço de maldade de uma pessoa. Tem um ditado que diz que “você não precisa comer um balde de sopa para saber se a sopa é boa ou ruim”. 

E isso vale também para um tirano dominador. Uma pessoa perversa mostra pequenos traços de falta de empatia, de caráter, de domínio, de ignorância, de estupidez. Se você notar isso, fique atento, ele te domina.

  1.  Observe as palavras

Escute atentamente as palavras que o líder perverso fala em seus discursos, nas suas relações com as pessoas.

Normalmente os tiranos usam algumas palavras que mostram que ele é extremamente egoísta, vai revelar valores muito primitivos de posse, competição, conflito, guerra, ira, destempero, maldade. Eles repetem essas palavras sistematicamente e se você prestar atenção você vai notar o toque de maldade em tudo que é dito.

  1. Observe a linguagem corporal

Com certeza você já ouviu falar que nós não falamos somente com a boca, nosso corpo também diz muito. Portanto, observe como um tirano se expressa com o corpo, ele mostra menosprezo, indiferença, é fechado, não se conecta com as pessoas.

Geralmente ele traz traços de ironia, sarcasmo e até de nojo com as pessoas. Sai do modo avião e observe atentamente que você vai perceber muito além do que está sendo falado.

  1. Não seja um torcedor

Não idolatre ninguém, nenhum líder merece isso, nem do bem nem do mal. Os líderes perversos não merecem que você torça por eles porque eles são ruins e, quando você se comporta como torcedor, você está abrindo mão da sua razão.

Ou seja, você deixa de analisar as coisas com clareza e processar as informações, não toma suas decisões a partir da lógica, da clareza, da verdade. Quem se comporta como torcedor não pensa, apenas aplaude e isso é muito perigoso.

Quando eu digo que líder nenhum líder merece isso, nem os bons, é porque os melhores líderes não gostam de bajulação, eles gostam do esclarecimento, da clareza e da liberdade das pessoas.

Agora que você aprendeu a reconhecer pequenos traços de tirania, você pode observar se os líderes que estão estão no poder no mundo, nos países, na sua empresa têm algum traço de maldade. 

Esse assunto é muito sério, nós estamos vendo algo muito concreto de um líder extremamente perverso, o resultado de quando uma pessoa com esses traços de maldade assume o controle.

Quando líderes tiranos assumem uma posição de poder, eles só causam o caos, a miséria, a tristeza, a devastação, a crueldade, a maldade. 

Além disso, existem muitas coisas entre o bem e o mal e as pessoas se perdem quando caem no nível emocional. A partir do momento que você perde a clareza, a capacidade de analisar e processar informações, você pode estar sendo levado.

E quando isso acontece, as pessoas tendem a ficar polarizadas, enxergar a realidade como uma dicotomia, preto e branco, bem e mal. O problema é que elas perdem a noção do que é bom e mau.

Agora que você já aprendeu a identificar e lidar com um líder perverso, faça uma análise para saber se você não está convivendo com um e não se deixe levar pela manipulação e “encantos” da tirania de pessoas ruins.

 Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Você pode ver esse conteúdo e mais no vídeo que fiz no meu canal “Como reconhecer e lidar com líderes ruins, tóxicos e perversos”.

Para receber mais dicas sobre liderança, gestão, realização profissional e pessoal siga a gente no InstagramFacebookLinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *