Como liberar o potencial das pessoas: 5 perguntas matadoras

liberar o potencial das pessoas com 5 perguntas matadoras

A forma mais importante e mais poderosa para você liberar o potencial das pessoas, fazer com que se apropriem das coisas como se fossem donas, é usando uma das ferramentas mais poderosas que existe.

Mas antes é preciso que você descubra uma coisa importante sobre si mesmo: você sabe fazer perguntas? Não é qualquer pergunta, mas as perguntas certas! Essa é uma das ferramentas fundamentais que um bom líder deve saber usar. Se você dominar essa arte, você consegue extrair o máximo da sua equipe!

Portanto, se você souber usar com sabedoria, vai conduzir e conectar as pessoas de uma forma muito mais assertiva, inteligente que a grande maioria dos líderes. Nesse artigo, eu vou te mostrar como usar essa força poderosa a seu favor e como ela podem te ajudar até mesmo no feedback!

Técnicas para fazer boas perguntas

Existem algumas técnicas, dicas importantes que podem te ajudar a dominar essa ferramenta e liberar o máximo potencial das pessoas e, consequentemente, transformar seus resultados, a sua relação com a sua equipe e seus colaboradores! 

Normalmente, líderes que estão carregando pedra, sofrendo, sentindo que tem que ficar empurrando o time o tempo inteiro, sentindo um peso do mundo nas costas, provavelmente, não estão usando adequadamente a pontuação.

É impressionante como as pontuações que usamos na fala determinam o nível que você está operando. Eu vou te dar alguns exemplos:

Exclamadores

Os líderes que são mais emocionais, coléricos, possessivos e mandões normalmente exclamam, ou seja, eles usam e abusam da exclamação para poder dar ordens, mostrar a sua energia e força para empurrar as pessoas.

Entretanto, esse modelo de liderança é muito desgastante tanto para os liderados quanto para quem lidera. Então quando você vir um líder reclamando do peso que ele carrega nas costas, saiba que ele é centralizador e fica mandando nas pessoas o tempo todo.

Desta forma, quando ele para de mandar, as pessoas param de fazer.

Afirmadores

Já os líderes que são diretivos, objetivos, eles afirmam, dizem de maneira clara o que tem que ser feito. Existe pouco espaço para o diálogo, ou seja, tudo está bem definido e as pessoas sabem o que tem que fazer.

Sendo assim, ele manda e as pessoas obedecem. Ele direciona e as pessoas fazem. Ele orienta e as pessoas seguem. Então essa relação é mais harmônica, mais racional que a com o líder exclamativo, porém de pouca troca.

Perguntadores

Os líderes criativos fazem perguntas porque, quando eles fazem perguntas, eles fazem o diálogo fluir, interagem e provocam aqueles que estão com eles independente da situação, desde uma negociação até uma entrevista com a equipe.

Desta forma ele faz com que as pessoas pensem, porque quando se faz uma pergunta para alguém, essa pessoa tem que pensar, estruturar um raciocínio para responder. A partir disso, você estimula a participação, a busca por soluções, a interação e faz com que a pessoa se envolva na questão.

Atenção Conceito HD: As perguntas são um gatilho poderoso para disparar diálogos! Se você é líder e faz boas perguntas, as pessoas, necessariamente, têm que elaborar um pensamento e participar da conversa. 

Quando os líderes criativos fazem muitas perguntas, as pessoas pensam mais e o resultado disso em médio e longo prazo é que o potencial dela só é liberado cada vez mais, porque elas participam ativamente das decisões e das coisas do dia-a-dia da empresa.

Ouvintes

Os líderes mais evoluídos ouvem. Eles nem sequer falam porque estão mais interessados em ouvir as pessoas, eles circulam, conhecem a equipe, sabem do dia a dia da empresa. Eles estão abertos a ouvir todo mundo e isso faz muita diferença!

3 dicas para aprender fazer as perguntas certas e liberar o potencial das pessoas

Então eu te contei que existem quatro formas de você se relacionar com as pessoas e liberar o potencial delas através da forma que você fala: você pode exclamar, afirmar, fazer perguntas; e através de uma da escuta: você pode ouvir e realmente se conectar com mais profundidade com as pessoas.

Como a proposta desse artigo é ensinar você a despertar o máximo do potencial dos seus colaboradores aprendendo a fazer perguntas certas para que você pule para esse nível de criatividade, de interação e eu vou te mostrar dicas poderosas para aprender a usar essa ferramenta!

Sempre deixe uma pergunta no final

Ter um diálogo enriquecedor, onde você consiga falar, discutir, debater ideias é fundamental, mas você precisa fazer uma coisa muito simples, no final faça uma pergunta. 

À medida em que você estiver dialogando com alguém, você pode contar um caso, dar sua opinião, porém no final você sempre devolve com uma pergunta. Aprenda devolver a resposta à pessoa, no final da sua fala, com a pergunta.

Sendo assim, toda vez que você fizer uma pergunta ela vai ter que elaborar, pensar e dar opinião. Se você tira a pessoa da zona de conforto, ela começa a participar mais. Então essa é uma forma de você tirar esse peso da reunião, da conversa das suas costas e dividir com as pessoas e extrair o máximo potencial delas.

Porque a pior coisa que existe para um líder é ter que empurrar as pessoas para que elas façam o que tem que ser feito, isso é muito cansativo. 

Coloque a pessoa no centro da questão

Se você tem um problema, quer dar um feedback, fazer uma entrevista, enfim, faça perguntas e deixe que a pessoa elabore. Mas um ponto fundamental neste caso é ter paciência para ouvir.

Às vezes a pessoa vai levar um tempo para processar, elaborar um raciocínio, responder. Espere, não interfira, não ajude a pessoa a responder e não fale enquanto ela estiver falando.

Ter a sabedoria de que este é um momento para se ouvir é muito importante. Quando você faz uma pergunta e tem paciência para ouvir e até mesmo faz silêncio para poder ouvir o outro é um sinal de reverência, de atenção.

Desta forma, a pessoa vai sentir que você realmente está se importando em saber a opinião dela e, consequentemente, vai se conectar mais, fazendo com que ela se sinta mais confortável em falar e expor o que realmente pensa e você vai conseguir ir liberando aos poucos o potencial dela.

Faça perguntas abertas 

Quanto mais aberta é a pergunta, mais a pessoa tem que elaborar, mais ela tem que pensar para responder e mais você vai exigir que ela busque explorar o seu máximo potencial. Se você fizer perguntas que vão terminar, a bola volta para você muito rapidamente e você não consegue fazer com que o outro se movimente.

Então quanto mais aberta, mais simples e mais profunda é a pergunta, mais as pessoas têm que pensar.

Aqui vai um exercício: ao invés de dar a solução para a pessoa que traz um problema, devolva para ela a seguinte pergunta: o que você faria se você estivesse no meu lugar?

Ninguém espera receber uma pergunta em uma situação dessa, porque, normalmente, qualquer pessoa espera que o outro tenha a solução. Somente a pergunta vai fazer a pessoa sair do modo do modo avião.

E quando você joga para ela a iniciativa, ela vai ter que processar a pergunta e achar uma resposta que construa um caminho. Isso é uma estratégia para você conseguir liberar o potencial que está lai dentro dela. Se ela te devolver de uma forma rasteira, sem pensar muito, mais uma vez volta com a pergunta para ela.

Você tem que tirar a pessoa da Zona de Conforto e você faz isso quando faz as perguntas certas! 

Se você quer saber mais dicas para aprender a sair da Zona C e transformar a sua vida, ouça o EP 066 | Saia da Zona C:

Quanto mais aberta é uma pergunta, mais conexão você gera com as pessoas e você pode criar essa experiência em qualquer ambiente que você esteja.

Por exemplo, eu vou criar aqui e agora com você e você pode compartilhar as respostas no seu story e quem compartilhar e marcar o @liderhd vai ganhar o e-book incrível “Perguntas Perturbadoras” com mais 100 perguntas para você refletir, ou fazer alguém refletir. Vale a pena participar para ganhar esse brinde transformador! Bora lá?

  • Se a moeda nacional fosse a felicidade, que trabalho faria de você um milionário?
  • O que você faria se não tivesse medo?
  • Qual sonho você ainda não realizou?

Mas se você quiser responder essas perguntas em particular e mandar por direct, vou adorar saber! Mas lembrando que o brinde é só para quem compartilhar nos stories e marcar o Líder HD!

5 perguntas matadoras para fazer em qualquer situação

Eu separei perguntas matadoras para você usar em entrevistas, negociações e no seu dia a dia de maneira geral! 

  • Se você fosse fazer algo que impactasse 1 bilhão de pessoas, o que você faria?
  • Você coloca todos os seus aprendizados em prática?
  • Você desistiria dessa vaga se eu te desse uma boa grana?
  • Se todas as profissões pagassem o mesmo salário, qual você escolheria?
  • Se você estivesse correndo atrás do seu sonho, você estaria onde está?

Matadoras essas perguntas, não é mesmo? São questões simples, mas muito profundas capazes de levar qualquer pessoa a um nível interior muito particular e descobrir coisas que talvez não saiba sobre si próprio!

 Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Agora que você já sabe como fazer as perguntas certas, deixo aqui uma dica ainda mais especial para você aprender mais técnicas de liderança em alto nível! Acompanhe o Líder HD no InstagramFacebookLinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Você pode saber mais sobre esse assunto no vídeo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *