4 dicas para aprender a fazer as perguntas certas

Você já se sentiu mal compreendido ou não compreendeu uma pergunta porque foi feita fora de contexto ou em um momento confuso da conversa? Pois é, isso é muito comum! Por isso, entender a importância de saber fazer perguntas é fundamental!
como fazer as perguntas certas

Você já se sentiu mal compreendido ou não compreendeu uma pergunta porque foi feita fora de contexto ou em um momento confuso da conversa? Pois é, isso é muito comum! Por isso, entender a importância de saber fazer perguntas é fundamental!

A arte de fazer perguntas é a ferramenta mais importante e mais poderosa para você liberar o potencial das pessoas e fazer com que elas se apropriem das coisas como se fossem donas daquilo.

Desta forma, se você souber usar com sabedoria as perguntas, você vai conduzir e conectar as pessoas de uma forma muito mais assertiva, inteligente. Confira algumas técnicas importantes para você saber como usar essa ferramenta no seu dia a dia!

4 formas de um líder se relacionar com as pessoas

Normalmente, os líderes que estão sofrendo, sentindo o peso do mundo nas costas, sentem isso porque não estão usando adequadamente a pontuação nas suas falas! É impressionante como as pontuações que você usa determinam o nível que você está operando.

Líderes emocionais 

Os líderes que são mais emocionais, coléricos, possessivos e mandões, no geral, usam da exclamação para poder dar ordens, mostrar o seu destempero. A energia, a força que usam para empurrar a equipe é essa. 

Mas, como já disse em outros conteúdos, esse modelo de liderança é muito desgastante tanto para as pessoas quanto para quem lidera. Eu costumo ver que quando um líder reclama do peso que ele carrega nas costas, é porque ele é centralizador e fica mandando nas pessoas o tempo todo. Então, quando ele para de mandar, as pessoas param de fazer.

Líderes Objetivos

Já os líderes que são diretivos, objetivos, eles afirmam, eles dizem de maneira clara o que tem que ser feito. Existe pouco espaço para o diálogo, tudo está bem claro, bem definido e as pessoas tem que fazer. 

Desta forma, ele manda e as pessoas obedecem. Ele direciona e as pessoas fazem. Ele orienta e as pessoas seguem. Então, é uma relação mais harmônica, mais racional, porém de pouca troca.

Líderes Criativos

Os líderes criativos fazem perguntas, porque quando eles fazem isso, eles fazem o diálogo fluir, eles começam a interagir e provocar quem está com eles. Seja em uma negociação, em uma entrevista ou reunião com a sua equipe.

Desta forma ele faz as pessoas pensarem, porque se uma pergunta é feita, você tem que pensar. Se você é líder e faz boas perguntas, as pessoas, necessariamente, têm que elaborar o raciocínio e participar da conversa.

Como os líderes criativos fazem muitas perguntas, as pessoas pensam mais e participam mais, consequentemente o resultado, a médio e longo prazo, é que o potencial delas é liberado, elas participam muito mais das decisões e das questões do dia a dia. 

“As perguntas são um gatilho poderoso para disparar o diálogo.” 

Líderes evoluídos

Os líderes mais evoluídos ouvem, nem sequer falam. Eles estão mais interessados em ouvir as pessoas. Eles circulam, conhecem as pessoas, sabem do dia a dia, estão abertos para ouvir todo mundo, isso faz uma baita diferença.

Como fazer as perguntas certas?

Como eu disse anteriormente, dominar a arte de fazer perguntas é fundamental para uma condução assertiva da sua equipe. Eu separei algumas práticas para te ensinar a fazer perguntas para que vão mexer com as pessoas.

1. Sempre deixe uma pergunta para o final

Na medida em que você estiver dialogando com alguém, você conta um caso, conversa, dá sua opinião, mas no final você sempre devolve com uma pergunta. Assim, toda vez que você fizer uma pergunta, ela vai ter que elaborar, pensar e dar opinião.

Desta forma, você tira a pessoa da zona de conforto, ela começa a participar mais. Esse é um meio de você tirar o foco de você e dividir com as pessoas, porque elas vão começar a participar mais sem você ter que ficar empurrando o seu time. 

2. Coloque a pessoa no centro da questão 

Se você tem um problema, quer dar um feedback poderoso, faça perguntas e deixe que a pessoa elabore e tenha paciência de ouvir. Às vezes a pessoa vai levar um tempo para processar e responder. Espere, não ajude a pessoa a responder e não fale enquanto ela estiver falando.

O momento em que você faz uma pergunta e tem paciência de ouvir o outro é um sinal de reverência, de atenção e a pessoa vai se conectar mais, vai ver que você realmente está se importando em saber a opinião dela.

3. Aprenda a fazer perguntas abertas

Quanto mais aberta é a pergunta, mais a pessoa tem que elaborar, pensar para responder. Se você fizer perguntas que vão terminar em “sim” e “não” não tem muita graça, a bola volta para você muito rápido.

Então, ao invés de dar uma solução para as pessoas que trazem um problema, devolva para ela a seguinte pergunta: o que você faria se você estivesse no meu lugar? Essa é uma pergunta que vai fazer a pessoa sair do modo avião, ela vai ter que processar isso.

Caso ela responda de forma rasa mais uma vez, sem pensar muito, você volta a pergunta novamente para ela. Você tem que tirar essa pessoa da zona de conforto, isso só é possível fazendo as perguntas certas

4. Aprenda com pessoas próximas

Divirta-se com seus amigos, conhecendo pessoas novas ou até com pessoas conhecidas. Aprenda a fazer perguntas para elas, interesse-se, procure entender mais sobre essas pessoas.

Quando eu não conheço ninguém em alguma ocasião, faço as perguntas mais profundas assim que possível, porque eu já puxo assunto para outro nível. Se você procura saber mais sobre as pessoas, elas vão ficar com a impressão de que você é agradável.

Além disso, tem uma coisa mais legal ainda, você vai gostar dessas conversas, porque elas conectam as pessoas, faz com que todos se entendam e se conheçam, proporcionando um relacionamento, seja na empresa ou na vida pessoal, mais leve.

Agora que você já sabe como é importante fazer as perguntas certas, mais profundas e como elas conectam as pessoas, é só fazer aquela coisa que transforma: FA-ZER

Por último, deixo aqui uma dica ainda mais especial para você aprender mais técnicas de liderança em alto nível! Acompanhe o Líder HD no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Você pode ouvir sobre esse conteúdo neste vídeo no nosso canal do YouTube:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
? Olá, como posso te ajudar?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site