O que é liderança de verdade?

Liderança de verdade

Eu sei que você já sabe o que é um líder, inclusive, conhece muitos por aí. Mas, será que eles realmente fazem liderança de verdade?
Há um antigo conto entre o povo Judeu, que um dia a Verdade e a Mentira estavam andando juntas no
lindo dia de Sol.
A Mentira comentou: “está um lindo dia hoje, muito agradável para se banhar neste poço… aliás, a temperatura da água está maravilhosa”

A Verdade refletiu, tocou a água e viu que realmente fazia sentido.

A Mentira, então, fez um convite “que tal nos banharmos aqui para refrescar o calor deste belo dia?”

Tirou suas roupas e pulou no poço se esbaldando. A verdade vendo aquela cena, achou também uma boa ideia. Tirou suas roupas e foi se banhar no poço com suas águas cristalinas.

Eis que a Mentira sorrateira logo salta do poço, veste as roupas da verdade e sai pelo mundo se passando por ela.

A Verdade sai do poço e se recusando a vestir as roupas da Mentira, anda por entre as pessoas e é duramente criticada, reprimida e ignorada.

Ninguém queria ver a Verdade nua a crua. Desde então, a Mentira vaga por aí sendo aceita como Verdade e poucos são aqueles que realmente reconhecem a diferença entre elas.

?A partir dessa reflexão, eu te pergunto: Será que o modelo de liderança celebrado e praticado pela maior parte das pessoas no mundo é liderança de verdade?

O que é liderança?

Existem muitas definições sobre o que é liderança. Se você buscar na internet, você vai encontrar diferentes conceitos. Quando eu penso no tema, eu retomo as definições universais, porque existem muitos conceitos de liderança específicos. Mas eles não explicam tudo. Afinal, como explicar Hitler e Jesus, dois líderes tão distantes? 

Normalmente, os grupos de indivíduos que possuem algum tipo de liderança têm mais possibilidade de sobreviver, de se defender, e trabalham de forma mais organizada – independente da espécie.

Isso acontece devido ao impulso vital de perpetuar e de sobreviver. Dessa forma nascem as lideranças primitivas, que tinham como objetivo: 

  • fortalecer o grupo
  •  tomar conta daquele grupo 
  • encontrar as melhores possibilidades de sobrevivência 

Com isso, podemos definir a essência de um líder: é aquele que protege o bando e faz o que é melhor para garantir a sobrevivência de todos.

Eu conto sobre este conceito de liderança neste texto aqui.

Todo mundo concorda que uma liderança é, basicamente, alguém que está em um cargo de poder, que tenha comando e exerce influência sobre outras pessoas. Eventualmente, esta pessoa pode ou não ter um cargo de gestão. E isto também é óbvio: não precisa ter um cargo para ser um líder. Mas o que de fato diferencia um líder qualquer de um Líder de Verdade, um Líder HD?

Ser um Líder HD significa se apropriar da liderança e de fato ter domínio sobre o que você está fazendo. Uma vez conhecendo o método e a sustentação dos pilares do que é ser um líder, você se aperfeiçoa e domina.

O Líder HD possui consciência plena e domínio de todas as habilidades, recursos e ferramentas essenciais à liderança. Sabe como motivar e energizar pessoas, tirando o melhor de cada uma delas.

Como ser um líder HD?

A maior parte das pessoas acredita que liderança não pode ser aprendida. Isso acontece por 3 motivos:

1. É mais cômodo pensar que não se tem alguma característica do que desenvolvê-la;

2. As escolas, cursos e MBAs ensinam várias técnicas que simplesmente não funcionam;

3. É possível contar nos dedos das mãos os grandes líderes que se tem na carreira. 

Mas tudo isso é fácil de resolver! É fácil acabar com a confusão!

Qualquer pessoa pode aprender a liderar mesmo que nunca tenha ocupado cargos de liderança.

Líderes podem se aprimorar e alcançar resultados surpreendentes mesmo em períodos de crise. Mas, pra isso, precisam de novas ferramentas. 

Líderes podem se aprimorar e alcançar resultados surpreendentes liberando o potencial da sua equipe, criando projetos e vivendo uma vida plena.

Ao longo de mais de 20 anos de carreira exercendo cargos de liderança, ocupando os mais altos níveis, fundei o Instituto Brasileiro de Liderança (IBL) e desenvolvi a metodologia da Liderança Evolutiva para treinar toda pessoa que deseja se transformar num verdadeiro líder.

Tudo isso eu ensino no Curso Líder HD, que já mudou a vida de centenas de líderes em todo Brasil. E você pode ser um. Já te deixo avisado que em julho vão abrir novas turmas e você pode se matricular na maior experiência de liderança que existe.

Agora que você já sabe que Liderança não é dom, eu quero deixar registrado as habilidades essenciais que um líder precisa ter e vou te mostrar como você já pode buscá-las hoje mesmo.

4 habilidades que todo líder precisa desenvolver

Protagonismo: a capacidade de assumir para si a responsabilidade das coisas. Se você não se sente responsável por algo, você não faz nada a respeito.

Visão: a capacidade de planejamento, de ocupar uma posição estratégica para criar horizontes.

Transformação: ter a capacidade de transformar, de fazer mudanças efetivas em um ambiente.

Conexão: ter a habilidade de se conectar, usando recursos e estratégias para poder comunicar com clareza, motivar e engajar pessoas.

Liderança de verdade

Pessoa, liderança é conduzir as pessoas em direção à liberdade.

Quando a gente pensa nos melhores líderes que existiram, eles fizeram exatamente isso. Liberdade é permitir que as pessoas tenham independência, autonomia, que possam expressar seu pensamento e colocar para fora toda a sua energia, sua vitalidade. Isso é liberar o máximo potencial humano. Isso é Liderança de verdade!

Abra mão do poder

Você precisa abrir mão do seu poder, dar autonomia, responsabilidade, ter um acompanhamento mais espaçado, dar mais tempo para a equipe. 

Você precisa tratar as pessoas como adultos para ter um time de alta performance. Não pode ficar conversando como se fossem crianças,  cobrando o tempo todo, fazendo um microgerenciamento. Se não, você acaba com a moral e com a autonomia das pessoas. 

Uma prática legal que você pode fazer é avaliar em que nível está cada pessoa da sua equipe. Avalie se a motivação e a capacitação estão altas ou baixas. Você vai ver em que etapa que elas estão, qual é o direcionamento a ser dado e como agir de acordo com a etapa que a pessoa está. 

Você vai ter uma liderança mais consciente e ao invés de tratar todo mundo igual, fazendo a mesma coisa sempre; você dá o estímulo que é necessário para aquela pessoa saltar para a próxima etapa.  Que tal fazer esse exercício?

Quer aprofundar neste tema e aplicar a liderança em alta definição? Ouça o nosso podcast e acompanhe nosso canal no Youtube.

✔︎ Mais conteúdo do Líder HD nas redes sociais

Telegram – https://t.me/liderhd​​​​

Instagram – www.instagram.com/liderhd

Facebook – www.facebook.com/liderhdoficial

Site – www.liderhd.com

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
? Olá, como posso te ajudar?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site