O poder da resiliência para um líder – 3 lições valiosas

Você já ouviu falar num tal de Walter Elias? Talvez você não esteja se lembrando, mas já já vai saber quem é ele e como a resiliência mudou sua vida.

Durante muitos anos de muito trabalho (ralação mesmo) até se tornar reconhecido, era só isso que ele tinha: anonimato. Walter nasceu numa fazenda no Missouri e teve uma infância dura debaixo das rédeas do seu severo pai, que via a criatividade do menino como um grande problema. Walter fazia desenhos nas paredes do celeiro e andava sempre distraído com toda sua imaginação. 

Quando era adolescente, ele tinha muitos sonhos, mas principalmente um plano de fuga. Tentou servir o exército, mas foi rejeitado. Resolveu servir a cruz vermelha Internacional e durante a primeira guerra foi pilotar ambulâncias por quase um ano na França.

Quando retornou, optou pela faculdade de ARTES no Kansas e arrumou alguns  bicos, fazia arte para cartazes de filmes. Ganhava tão pouco que mal dava para morar e comer direito. Não conseguia ficar muito tempo nos empregos e sua vida se tornava uma sucessão de fracassos.

Quem diria que foi assim, que começou a carreira de Walter Elias, que certamente você conhece como Walt Disney.

Depois de pular de um lugar para o outro trabalhando, Disney decidiu abrir sua própria empresa com o amigo UB IWERKS. Faziam animações para passar no cinema local e trabalhavam num galpão velho sem a menor condição, novamente ganhando muito pouco por cada produção.  Era só raça e coração! 

Disney não administrava bem as finanças e vivia numa situação de extrema dificuldade o tempo todo. Ele quebrou umas 4 vezes e numa delas foi despejado do escritório que ocupava e do apartamento que morava. No auge da agonia ele dormiu na rua e comeu resto de comida nas lixeiras. No delírio e na solidão, ele encontrou um rato como amigo e nas noites ficava batendo papos imaginários com ele. Ele estava realmente no fundo poço.

Disney decide ir para Hollywood e começar tudo de novo. Seus trabalhos foram ganhando alguma visibilidade local. Enviou uma amostra para maior empresa de animação M. J. Wrinkler e, quando parecia que algo iria dar certo, ele foi trapaceado pelo seu parceiro comercial. Ele quebrou novamente, e ficou sozinho. 

Arrasado, Disney toma uma decisão que mudaria de vez a sua vida. Depois de tomar tantos tombos, teve uma sacada importante. Como ele era muito criativo, mas um completo fracasso em finanças, chamou seu irmão para administrar o negócio dele. Colocou Ub Works à frente da produção, e assumiu aquilo que era realmente bom: a criação e direção de arte.

Em 1928, Disney lança a primeira animação do Mickey Mouse, chamada Plane Crazy (avião maluco em português.) e foi um sucesso no mundo todo. Dessa vez, Disney decola de vez no avião maluco do Mickey e a dimensão de tudo que ele fez você conhece bem.

Resiliência para cenários difíceis

Walt Disney é um exemplo e uma lembrança de que não há o menor glamour no empreendedorismo. O que há são sonhos, trabalho duro e muitos tropeços pelo caminho. A você amigo ou amiga, quer vencer na vida fazendo o que for, vai um humilde conselho: é bom que você tenha essa qualidade que Walt Disney tinha, chamada Resiliência! Ele era igual bambu, enverga mas não quebra.

Eu sei que muitas empresas e líderes estão “envergando” neste momento. Em minha carreira como líder de grandes empresas, eu já vivi cenários como esse. Compreendo todos os desafios, medos e incertezas. Mas eu tenho enorme confiança e fé no poder da liderança.

Para quem não me conhece. Meu nome é Michael Oliveira tenho 44 anos. Sou Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Exerço cargos de liderança há mais de 20 anos. Sou especialista em gestão de negócios e já liderei empresas e equipes em todas as regiões do Brasil, em vários cargos, inclusive CEO por vários anos. Coordenei grandes equipes e orçamentos de mais de 400 milhões por ano.

Há alguns anos, eu senti um grande incômodo pela forma como a liderança era feita ao meu redor. Ao buscar fontes de informações, só vi mais do mesmo e o que é pior: não via materiais ensinando nada sobre PESSOAS, mas sim sobre processos, regras, gestão e etc. Porém, liderar é coisa de GENTE. Foi assim, com essa inquietação, que criei o curso Líder HD com a metodologia de Liderança Evolutiva. Uma abordagem que é baseada em valores e expansão da consciência, para alcançar formas de liderar que conectam resultados, propósito e realização pessoal. Um caminho claro para você ser um líder de alto nível.

Eu acredito que todos os problemas do mundo são causados por maus líderes, mas a boa notícia é que todas as soluções também estão na liderança, basta saber o jeito CERTO de liderar, de explorar caminhos e fazer acontecer. Eu não vou dizer que é fácil, é preciso muita RESILIÊNCIA, assim como mostrou Wall Disney.

[Este tema virou um episódio fantástico do Podcast Líder HD]

A trajetória de Wall Disney é muito inspiradora e, como líder, ainda podemos aprender valiosas lições:

1.“Nós não fazemos filmes para ganhar dinheiro. Nós ganhamos dinheiro para fazer mais filmes.” . Disney acreditava que a melhor maneira de motivar as pessoas é dando a elas algo em que acreditar.

2.  “Não quero vocês em escritórios. Quero vocês espalhados, vendo o que os convidados estão fazendo e descobrindo o que podemos fazer para tornar o parque mais atrativo para eles.“ É indispensável saber o que as pessoas buscam e isso é feito com diálogo, feedback, pesquisas e colaboração.

3. “De todas as coisas que fiz, a mais importante foi coordenar as pessoas que trabalham comigo e seus esforços para alcançar nossos objetivos.” Para ele, construir relacionamentos fortes com confiança era indispensável.

Talvez você não se considere forte, mas são cenários difíceis que nos tornam RESILIENTES. 

No curso Líder HD, você tem a oportunidade de mergulhar profundamente na na arte de liderar. Neste treinamento, eu te entrego um conteúdo valioso com muita prática pra você liberar o potencial da sua equipe, alcançar a alta performance e entregar resultados extraordinários. Faça sua matrícula.

Além de 30h de vídeoaulas gravadas de forma profissional, você ainda terá 12 encontros ao vivo comigo nas mentorias que eu te entrego como bônus. Quer mais? Você também participa de uma comunidade exclusiva de alunos, com um troca vasta de experiências e tem acesso a uma plataforma vip de conteúdos.
As inscrições terminam nesta sexta. Te vejo lá!

QUERO FAZER MINHA MATRÍCULA

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também