Como despertar inovação e criatividade na sua equipe

Inovação anne com e

Em uma escala de 0 a 10, quanto de curiosidade existe em você? Estou falando daquela curiosidade despretensiosa, de explorar coisas novas e olhares diferentes. A inovação, criatividade, descoberta e novidade são frutos da curiosidade, que juntos geram evolução. 

Censura, crítica, repreensão, cobrança excessiva, pressão desproporcional, expectativa exagerada e a avidez por imediatismo enfraquecem a curiosidade. Na ausência desse sentimento de inquietação surge a rotina, a indiferença, o conformismo e uma perigosa possibilidade de desacelerar a adaptabilidade e o crescimento da sua equipe. 

Sua equipe precisa de alegria e liberdade para evoluir

A curiosidade só se faz presente onde não há medo. Por isso, essa inquietude deve sempre estar acompanhada de alegria e liberdade para que sua equipe evolua nas metas e nos resultados. Neste artigo, eu trago algumas dicas para você estimular a curiosidade em seu time e liderar em alta performance. 

Anne com E, uma série para motivar sua curiosidade

Ouça este episódio do Podcast Líder HD

Em 1908 a autora Lucy Maud Montgomery lançou o livro “Anne de Green Galbles”, que contava a história de uma menina órfã, que é adotada por um casal de irmãos bem idoso. Em 1985, o livro foi adaptado para as telas e virou uma série. Mas foi em 2017, depois de uma nova adaptação memorável, a Netflix deu visibilidade mundial a essa história, 

O seriado fala de aprendizado, preconceito, mindset e inovação. Com um roteiro doce, emocionante e uma produção de primeiríssima linha. É uma história maravilhosa de uma menina curiosa, inteligente e sonhadora que transforma a vida dos seus pais e da cidade inteira com um jeito novo de ver e de viver a vida. 

Liberdade estimula o potencial das pessoas

Antes de ser adotada, por ser diferente das outras meninas do orfanato, Anne era motivo de piada, sofria bullying constante e vivia em apuros por conta do seu perfil irreverente e questionador. A menina se refugiava nas histórias dos livros, dando cor à sua realidade. 

Depois de deixar o orfanato, Anne passou a enfrentar problemas na escola com alunos conservadores e professores duros, antiquados e eventualmente perversos. Até que uma coisa maravilhosa aconteceu: uma nova professora, Senhorita Stacey, chegou à escola. 

No primeiro encontro,  a professora afastou as velhas carteiras, colocou todos em círculo e foram conhecer algo novo. Ela chegou com o frescor da liberdade, trouxe uma abordagem nova e começou a liberar o potencial dos seus alunos. Assim como Anne, a Senhorita Stacey era curiosa, inventiva, inteligente e arrojada para os padrões da cidade. 

Como fazer inovação no meu time?

A professora ensinava as crianças a pensar! A sociedade não a recebeu bem, porque suas ideias eram libertárias demais para época. Os pais então resolveram fazer uma reunião para expulsar a professora da cidade. Para surpresa de todos, a Senhorita Stacey aparece para fazer sua própria defesa. Sabe como essa história terminou? 

Você vai ter assistir a série “Anne com E” na Netflix para descobrir. Agora se você quer saber como fazer inovação, tem que fazer as Práticas HD. Aliás, sabe como se faz inovação? Vem comigo, que eu te conto: 

1 Se liberte das crenças limitantes

Se você ainda não assistiu “Anne com E”, a dica é assistir a série na Netflix. Uma história deliciosa, muito bem dirigida e produzida, cheia de reflexões sobre criatividade, aprendizado, preconceito, crenças limitantes e também como se libertar delas. Eu virei fã, super recomendo!

2 Coloque o problema no centro, deixe as pessoas proporem soluções

Quer incentivar a inovação na sua empresa? Que tal fazer reunião de um jeito diferente? Que tal você dar a chance das pessoas expressarem livremente suas ideias? Uma maneira de fazer isso é reunir todos numa sala em círculo. Então, coloque um problema no centro, ou na mesa e pergunte: como nós podemos resolver isso? 

E dali para frente, não afirme nada, fale o mínimo possível e quando for falar, apenas faça perguntas. Segure seu ímpeto de intervir. Deixe as pessoas proporem soluções. Quer tentar?

3 Reconheça as boas ideias

Essa dica eu vi na fábrica da Volvo, que eu visitei em Curitiba. Lá, todos os colaboradores são encorajados a contribuir com pelo menos 10 boas ideias no mês. Eu disse 10 boas ideias!  Sacou como a empresa faz as pessoas pensarem? 

As ideias são colhidas, analisadas e todas que refletem alguma melhoria são aplicadas. Os colaboradores com as melhores ideias são reconhecidos, destacados e alguns deles ganham até passagens para conhecer a fábrica da empresa na Suécia. Que tal? 

4 A curiosidade é a mãe da inovação

Para inovar, é preciso se libertar do medo de errar. É preciso sair da caixa, deixar para trás a necessidade de ter a aprovação dos outros ou de atender a expectativa de alguém. As maiores inovações vem da liberdade de pensamento! Então preste muita atenção nisso:

Você não precisa de aprovação de ninguém para ser você mesmo,  compartilhar a sua experiência, a sua visão da vida e do mundo, e quem sabe, fazer algo extraordinário ou ajudar alguém. Não fique esperando a aprovação de ninguém para ser quem você é, seguir o seu coração e ser feliz! 

Você não precisa da aprovação dos seus pais pra dizer que você é bom. Você não precisa do aceite de ninguém para amar alguém. Você não precisa do feedback do seu chefe para se apropriar do talento e da competência. As únicas correntes que podem te privar de liberar todo seu potencial estão na sua mente. Liberte-se! 

5 Não espere aprovação de ninguém, a benção da sua família, certificado de uma escola, diploma de uma faculdade, para dizer que você é capaz. Das crenças limitantes que te impedem de revelar a sua melhor versão, essa é uma delas, esperar ser reconhecido ou aprovado por alguém. 

Sua vida é sua, você tem potencial e talentos muito singulares. Você tem um jeito de pensar e ser, que é seu. A forma como você vê o mundo é única! Ninguém, absolutamente ninguém pode experimentar isso. A janela pela qual você vê o mundo é só sua. Já pensou nisso? 

Então, liberte-se! Siga o seu coração. Encontre o seu jeito de atuar no palco da vida.  Contribua com o seu melhor para o mundo. Você é capaz. Você pode. Você quer?

6 Pense fora da caixa

Você sabia que dois professores brasileiros foram indicados entre os 50 melhores professores do mundo no Global Teacher 2019?  É tipo um Prêmio Nobel da educação em que 1 milhão de dólares é entregue ao vencedor. Um dos indicados se chama Jayse Ferreira,  professor de Educação Artística na rede pública, em Itambé, no Pernambuco

Inconformado com a evasão dos alunos, ele resolveu inovar. Criou uma experiência com um curso de cinema, encorajou os alunos a pensar fora da caixa, falar sobre preconceito, identidade e liberou o potencial da turma! 

7 Aquela coisa que transforma: FA-ZER

O resultado se refletiu nas avaliações, na presença escolar, na autoestima dos alunos e principalmente no interesse deles em cursar faculdade e crescer!  E aí pessoa, será que você consegue fazer essas práticas? Agora é só fazer aquela coisa que transforma! FA–ZER! A repetição é a chave do aprendizado!

Mas se você está achando que a vida de quem faz inovação é fácil… não é não! Para inovar, você vai encontrar resistência, descrença e negação. Fazer inovação, trazer novas abordagens, propor novas formas de fazer, por melhor que seja, sempre vai gerar reatividade da maioria das pessoas. 

E quer saber mais? Atenção, conceito HD: 

As maiores inovações que podem acontecer não estão relacionadas à tecnologia, mas sim a novas formas de pensar.

A maior inovação que uma pessoa pode experimentar é a expansão da consciência. 

Anotou? Que tal você ir mais fundo?
Contribua com suas ideias no nosso grupo VIP do telegram!
Nos vemos lá.

Leia também: 10 passos fundamentais para delegar com sucesso

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
? Olá, como posso te ajudar?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site