4 dicas para liderar alguém melhor que você

O sonho de consumo de todo líder é ter uma equipe completa, talentosa e que sabe muito! Talvez isso te assuste, mas se você tem pessoas assim ao seu redor, considere-se uma pessoa de sorte!
Como liderar alguém melhor que eu

Primeiramente, já vou começar este blog com o pulo do gato para você liderar: se você quiser ter um time de alta performance, então, você precisa ter pessoas melhores que você. 

O sonho de consumo de todo líder é ter uma equipe completa, talentosa e que sabe muito! Talvez isso te assuste, mas se você tem pessoas assim ao seu redor, considere-se uma pessoa de sorte!

Então, mergulhe nesta leitura e descubra que, o que para muitos é um problema, pode ser o passo mais importante para você alcançar o estado da arte da liderança!

A armadilha do conhecimento 

Existe uma máxima em que as pessoas acabam seguindo quem tem mais conhecimento. Isso é realmente um fato. O conhecimento tem esse poder de gerar autoridade, mas também traz uma armadilha.

Quando um time ou uma empresa gira em torno de uma pessoa, o crescimento fica limitado, as pessoas não crescem exponencialmente e o líder sempre vai se sobrecarregar, porque ele tem que resolver tudo.

Portanto, ancorar a liderança no conhecimento pessoal é a armadilha mais comum que existe e também é a razão de muitas empresas não crescerem mais. Porque um líder acaba se cercando de pessoas que são dependentes dele ou que sabem menos que ele.

Desta forma, a primeira coisa que você precisa saber é que

“O melhor líder não é aquele que sabe mais sobre o assunto, mas o que sabe mais sobre gente.”

Não escolha o mais fácil, escolha o melhor!

Ao longo da minha carreira, vi muitos líderes descartando ótimos candidatos no processo seletivo, porque era nítido que não saberia como lidar com uma pessoa talentosa. Então, por um mecanismo de defesa, acaba escolhendo alguém mediano e mais fácil de controlar.

Normalmente líderes que evitam contratar pessoas talentosas fazem isso por razões bem específicas:

  1. Medo de perder o controle, o que é bem comum entre líderes experientes e dominadores.
  2. Medo da pessoa crescer e não ter como pagar e até inflacionar a folha de pagamento. O que é claramente uma crença limitante de escassez. 
  3. A inexperiência de alguém que começou há pouco tempo, ainda tem uma insegurança interna grande e não sabe lidar com a situação. 

Essas são atitudes características de líderes de nível 1. Ele acaba sendo centralizador e tende a tirar a autonomia e o brilho das pessoas. Em ambientes de nível 1, alguém com talento e que se destaca, acaba sendo um problema

Mas entre uma equipe diversificada, criativa, que trabalha com excelência, que alcança a alta performance e uma equipe limitada, que sofre para bater metas e precisa de alguém vigiando e micro gerenciando todo o tempo, qual você escolhe?

Então, hora de abrir o manual básico para você liderar alguém que é melhor que você!

4 dicas para liderar alguém melhor que você

Mude a relação com essa pessoa

Deixe para trás o pensamento de comandar, controlar e cobrar. Concentre-se em validar um plano de longo prazo, entender como essa pessoa pode contribuir e faça para ela as três perguntas mágicas:

  • O que você precisa para melhor o que faz?
  • Como eu posso te ajudar?
  • Tem algo atrapalhando a sua execução que eu possa tirar do seu caminho? 

Crie um ambiente que favoreça o talento a formar outros talentos

Se você tem pessoas que sabem muito sobre um tema, por que não criar uma trilha de treinamento onde elas possam compartilhar o que sabem com os demais? 

Dê espaço para a pessoa trabalhar

Não fique em cima de quem tem talento e comprometimento, isso é um sinal de insegurança que detona a confiança entre vocês. Crie um ambiente de reuniões onde vocês possam trocar ideias, onde você se concentre em ouvir, sempre validar a direção e apoiar. O resto é trabalho e quem tem talento sempre entrega. 

Faça sua equipe brilhar

Uma equipe brilhante é uma equipe cheia de estrelas, pessoas com muito potencial, encorajadas a entregar o seu melhor e sem um líder vaidoso que queira ficar com mérito das coisas. Cuide para que as pessoas se sintam donas das ideias, engajadas com a visão de longo prazo e gratas por ter um líder como você que apoia durante o caminho. 

Bônus: Assista ao vídeo que fiz no YouTube “Como ser um bom líder se você foi promovido agora”

Neste vídeo, eu dei dicas fundamentais para quem está começando a liderar. Tem lições valiosas para você aprender e colocar em prática. Também é bom para você compartilhar com pessoas que estão no seu time e estão se preparando para liderar também. 

E aí, pessoa, será que você consegue fazer essas práticas e liderar pessoas brilhantes? Agora é só fazer aquela coisa que transforma: FA–ZER!

Se você quer ter um time de alta performance, então, contrate profissionais melhores que você! Não tenha medo disso, é um privilégio! Se concentre em atuar como um líder e não como uma babá, micro gerenciando as pessoas.

O que um líder faz é ampliar a visão das pessoas, conectá-las com um propósito, ancorar os valores e desafiar a equipe a construir algo maior que elas mesmas!

Por último, deixo aqui uma dica ainda mais especial para você aprender mais técnicas de liderança em alto nível! Acompanhe o Líder HD no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Você pode ouvir sobre esse conteúdo na íntegra no podcast do Líder HD EP | 112 Liderar alguém melhor que eu:

Você pode ouvir este podcast através:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
? Olá, como posso te ajudar?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site