Estabilidade no emprego: 3 dicas para motivar a sua equipe

Liderar pessoas com estabilidade é um desafio. Descubra neste blog os segredos para motivar uma equipe com estabilidade.
Estabilidade não é sinônimo de desmotivação

“Como motivar uma pessoa que tem estabilidade?” é um tema que vem sendo pedido com recorrência aqui no Líder HD, especialmente, por pessoas que trabalham na área pública.

Se você pensa que só existe estabilidade no setor público, você está enganado. No setor privado também tem esse problema. Você pode ter pessoas com estabilidade por algum parentesco, problemas legais, por problemas de saúde.

Mas isso não significa que isso seja normal e que não tenha jeito de mudar. Confira neste blog algumas dicas para motivar uma equipe com estabilidade.

A importância do repertório do líder

Primeiramente, a possibilidade da demissão não é a única e nem a melhor forma de manter um colaborador motivado. Quando a gente vê o repertório que o líder tem à disposição para motivar uma pessoa, a sombra da demissão, a possibilidade de demitir a pessoa é apenas uma das várias possibilidades que você tem para motivar.

Além disso, ela é a mais primitiva, a menos sofisticada, porque você vai estar usando a força. Quando você usa a punição, a advertência, você está indo para o extremo. Ou seja, nada mais funcionou, então você usa esse recurso.

Portanto, é fundamental para um líder ter um repertório para motivar uma pessoa à disposição e quando esse repertório é vasto, ele consegue compreender quais são as necessidades de cada pessoa, consegue fazer com que elas se engajem e sejam profissionais motivados.

A partir disso, como você analisa o seu repertório para poder tocar essas pessoas e ir com outros estímulos que sejam capazes de tirar delas o melhor que podem dar?

Pirâmide de Maslow e a estabilidade

A Pirâmide de Maslow diz que as pessoas têm necessidades diferentes, em fases diferentes da vida. Então, tem pessoas que estão no nível de sobrevivência, que precisam do alimento, precisam das coisas que são mais essenciais.

Também tem pessoas que estão buscando conhecimento, buscando segurança, buscando status. Então, de acordo com o momento, com a evolução da pessoa, ela tem necessidades diferentes.

Estabilidade no emprego: 3 dicas para motivar a sua equipe 1
Pirâmide de Maslow

Quando a pessoa encontra estabilidade no emprego, ela está na base da pirâmide, ou seja, conseguiu a segurança financeira. Mas existem muito mais coisas além disso, como a auto-estima, status, auto-realização, de nos envolvermos com grandes causas.

Então, todas as pessoas têm outras necessidades para serem atendidas além da segurança, da estabilidade. Portanto, entendendo isso, você pode dar outros estímulos para despertar nas pessoas esse interesse de caminhar, de fazer algo a mais.

Controle a suas emoções

Às vezes, você está lidando com alguém que tem estabilidade e você fica com raiva, porque não pode tomar uma atitude mais drástica, não pode punir, não pode se articular de alguma maneira para fazer algo com essa pessoa.

Consequentemente, a pessoa se esconde, esquiva, se protege atrás dessa estabilidade para poder ter um desempenho mediano e isso te provoca raiva. Então, se você cria uma ligação emocional com a situação, sua capacidade de pensar fica muito reduzida.

Desta forma, você não deve permitir que esse contexto paralise a sua capacidade de dar outros estímulos. Existem muitas ações que você pode fazer para estimular as pessoas que têm estabilidade.

Como motivar uma pessoa com estabilidade?

A primeira coisa que você precisa saber sobre motivação é que não importa se essa pessoa tem estabilidade ou não, se essa pessoa está na área pública ou privada, os mecanismos para você engajar e motivar as pessoas em qualquer circunstância são os mesmos!

Então, vamos às Práticas HD!

Crie uma visão de longo prazo inspiradora

Você é capaz de criar uma visão de longo prazo, inspiradora para as pessoas? Como você pode contar uma história, oferecer um projeto, um desafio que seja altamente motivador para as pessoas?

Portanto, a dica aqui é criar uma visão de longo prazo para o seu time. Reflita sobre isso, coloque suas ideias no papel, planeje essas ações e inspire a sua equipe a querer mais!

Faça reuniões e estimule o engajamento

As pessoas que têm estabilidade também precisam trabalhar. Então, você pode fazer reuniões, rituais falando de resultado, dos planos para semana. E se você desenvolve a habilidade de fazer essas pessoas falarem, você fala menos do que elas, portanto, vai fazer mais perguntas e, consequentemente, elas vão dar mais respostas. 

Ou seja, elas vão assumir o protagonismo, vão explicar o que aconteceu na semana, quais foram os resultados, os números. Esse é um primeiro movimento. Depois elas vão automaticamente se engajando.

Então, a pessoa pode até ter estabilidade, mas se você aceitar isso como a possibilidade dela não realizar o trabalho dela ou não entregar a melhor não é a estabilidade dela que é o problema. 

Sendo assim, a prática é estimule, faça reuniões, chame as pessoas para conversar,

entre movimento. Faça seu trabalho, empurre o time, porque eles vão entrar na cadência com o tempo.

Tire as pessoas do anonimato

Como em qualquer empresa, você pode fazer campanhas, projetos, premiações. Dessa forma, você cria dentro do ambiente um movimento para poder gerar um pouco mais

de interesse, talvez um pouco de competitividade, disposição.

Como consequência, as pessoas vão começar a ser vistas, sentir-se valorizadas. Isso acaba tirando a pessoa do ostracismo, da posição de anonimato. Portanto, tirar as pessoas do anonimato é uma forma muito importante e válida de levantar as pessoas.

Então, converse com elas, olho no olho, chame pelo nome, dê responsabilidade, cobre metas. Se você trata todo mundo como uma multidão, ninguém se mexe para tomar uma atitude. Valorize a pessoa.

Do ponto de vista de uma liderança capacitada, o fato de alguém ter estabilidade, na verdade, é só uma questão de contexto, porque o repertório para poder motivar, engajar as pessoas vai muito mais além.

Por fim, eu deixo uma reflexão: qual o seu repertório para motivar as pessoas? Você consegue pensar em formas diferentes de incentivar sem ser a ameaça, o uso da força através da demissão?

Agora que você sabe dessas dicas maravilhosas, é só pegar esse conhecimento que absorveu neste blog e fazer aquela coisa que transforma: FA-ZER!

Se você quer ter resultados realmente relevantes e sustentáveis na sua vida, ser uma liderança reconhecida e desejada pelo mercado! Faça o Curso Liderança Evolutiva® clicando aqui!

Agora, se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Por último, siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube e entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Você pode ouvir um conteúdo mais completo sobre este tema neste vídeo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

MICHAEL OLIVEIRA

Michael Oliveira Líder HD

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site