Como se libertar da mentalidade de escassez

Mentalidade de escassez

Existem duas formas de você lidar com as situações da vida corporativa ou pessoal, e a forma com que você as enxerga faz toda diferença quando você vai enfrentá-las, porque você pode paralisar ou aprender e crescer com aquela experiência.

Esse é o paradigma da escassez e da abundância. Você pode encarar a vida com uma perspectiva de sempre faltar algo ou com um olhar de prosperidade. Um deles te impulsiona e o outro, imobiliza. 

A partir do momento que você cultiva pensamentos que nunca tem o suficiente para fazer, para mudar, para tomar uma atitude, você está programando a mentalidade de escassez na sua cabeça. Isso é muito perigoso, porque isso gera medo, disputas, e até mesmo guerras.

Você já parou para pensar que temos vários exemplos diários de pessoas com mentalidade de escassez em nossa sociedade? Desde o proprietário de um pequeno estabelecimento até líderes que estão no governo de países. 

Sendo assim, deu para entender como esse tipo de comportamento pode ter um impacto gigantesco na sociedade, na vida profissional e até mesmo na pessoal. Nesse artigo você vai entender porque algumas pessoas e empresas têm muito lucro e outras trabalham no limite para poder pagar as contas.

O que é mentalidade de escassez

A mentalidade de escassez é uma invenção da mente. Ao longo de milhares de anos, nós fomos forjados para poder acumular coisas, por exemplo o nosso organismo acumula gorduras para diversas funções de sobrevivência, como reserva energética, isolante térmico.

Portanto, nota-se que esse comportamento é muito mais intrínseco à nossa existência do que pensamos. Acumular está ligado ao nosso instinto para sobreviver que foi se desenvolvendo ao longo dos tantos mil anos da nossa existência. Queremos acumular bens, acumular terra, queremos ter as coisas para garantir a nossa sobrevivência.

Porém, a nossa consciência se expande, a sociedade evolui e a forma de lidar com a realidade também se modifica. Desta forma, temos que nos livrar desses mecanismos internos que não são tão mais úteis nos dias atuais.

Quando um líder tem mentalidade de escassez ele acaba projetando isso na empresa, na equipe e na maneira como ele faz a gestão.

4 traços dos líderes com mentalidade de escassez

Você consegue identificar os líderes que têm a mentalidade de escassez porque eles apresentam traços comuns. É possível observar o comportamento, as manias e o medo que eles têm de sair desta espiral de insuficiência e perder o controle da equipe, da empresa.

Por isso, é fundamental ter atenção a esses traços, alguns deles são:

Redução de custos a todo custo

Tentar otimizar as finanças, rever formas de fazer o dinheiro “render mais” é papel de todo líder, mas para o líder com mentalidade de escassez isso vira uma doença. Porque ele não fala de outra, ele vai estar sempre reduzindo, diminuindo, comprimindo. 

Portanto, ele vai ficar o tempo todo focado em reduzir custos, ele tem pânico de deixar os custos escapar pelos dedos feito fumaça. 

Regulação do preço do produto

Ele regula o preço do produto, serviço da sua empresa pelo mercado. Então ele olha o mercado, vê quem está vendendo mais barato e se ajusta. Ele espreme seus recursos, sua equipe para poder vender a preços abaixo dos concorrentes. 

Postura conservadora quanto à mudanças

Esse se comporta de forma muito meticulosa, tudo é muito bem calculado, planejado, porque se der algo errado, ele pode perder. Sendo assim, ele tem uma forma mais rigorosa para lidar com dinheiro, ações e é mais reticente à mudanças. 

As pessoas que têm medo de escassez, morrem de medo de perder as coisas. 

Michael Oliveira

Ele tem medo de expandir

Essa característica é um reflexo de todas as outras. O líder com mentalidade de escassez tem medo de contratar, de empoderar, de treinar, de desenvolver as pessoas porque, se tem mais pessoas, consequentemente aumenta o custo. Se desenvolver as pessoas, elas vão querer ganhar mais. Então ele prefere deixar as como estão do que expandir, uma vez que é mais barato.

Certamente, aqui foram colocados esses traços de forma mais enfática para você compreender o que realmente são essas características. Entretanto existem diversos comportamentos de mentalidade de escassez que podem ser desencadeados a partir dessas manias.

3 passos para se libertar da mentalidade de escassez

Agora, quando olhamos para as empresas é perceptível que existem, de forma geral, dois tipos:

  • aquelas que focam em ter um serviço diferenciado, com valor agregado e, consequentemente, elas têm uma margem de lucro muito boa;
  • aquelas empresas que vão trabalhar na sobrevivência, vendendo seu produto ou serviço a um preço mais barato, existe um ambiente forte de competição que sempre deixa muito pouco no final, ou quase nada.

Então, se você não quer transformar a sua empresa nesse segundo tipo, confira o que você pode fazer para ter resultados incríveis e se libertar da mentalidade de escassez!

Foque suas energias em agregar valor ao que faz

Observe os custos, isso é importante, mas foque sua energia em como você pode agregar mais valor ao que você faz, ao seu produto ou serviço, a experiência do seu cliente. reflita quais as ações que você pode tomar para que você arrecade mais pelo mesmo serviço. 

Se você colocar energia nisso, você começa a andar na direção das pessoas que têm mentalidade de abundância, ou seja, aquelas que sempre encontram um jeito de cobrar mais e oferecer um serviço melhor. E o mais importante, sempre haverá alguém disposto a pagar bem por uma coisa boa.

Encontre formas de crescer em meio à crise

Um comportamento padrão das pessoas quando estão em crise, seja em escala nacional ou individual, é que elas optam por encolher. Então mude a sua perspectiva, olhe bem para o cenário e pense o seguinte: ao invés de reduzir a sua estrutura, o que você pode fazer para ganhar mais valor e se dar bem no contexto em que está inserido?

É fundamental ter esse pensamento, uma vez que o mundo é volátil, líquido e as coisas vão mudar o tempo todo. A única certeza que a gente tem é que sempre vai haver uma crise, uma mudança, uma inovação, uma situação que vai mudar as estruturas que hoje estão sólidas.

Então é de extrema importância aprender a olhar para a realidade, para o mercado e ver quais são as possibilidades, porque existem infinitas possibilidades. É desta forma que a mentalidade de abundância funciona:

Existem milhões de formas de fazer o que você faz e ganhar mais

Michael Oliveira

Portanto, tenha atenção para isso e se desafie a lançar esse olhar para a realidade, tentar ver por esse ângulo. Eu te afirmo que você vai se surpreender com o que você vai descobrir.

Doe

Não acumule aquilo que não usa mais, aquilo que já não faz sentido. Doe suas roupas, sapatos, utensílios, colchas que você não usa mais, deixe o espaço ficar vazio. Doe dinheiro também, para instituições ou para pessoas, mas doe de verdade, com vontade.

Quando encontrar alguém pedindo dinheiro na rua, tente doar mais do que R $2,00, doe R $20,00; R $50,00 e perceba a reação da pessoa e o que vai te preencher por dentro. É contraintuitivo a gente fazer isso, lembra que falei do nosso instinto de sobrevivência? 

Mas para você receber, tem que estar com a mão aberta, se você está com a mão fechada, segurando coisas, a abundância não vem. 

Dica bônus: Ouça esse podcast e descubra como alcançar o seu máximo potencial se livrando das crenças limitantes!

4 sinais que você se identifica com a mentalidade de escassez

Entretanto, não são somente os líderes de empresas e governantes que podem ter mentalidade de escassez. Quem tem esse mindset, apresenta esse pensamento de insuficiência em todos os campos da vida. Não importa quanto dinheiro essa pessoa tenha, ela pode ser um assalariado ou um bilionário, ela sempre vai pensar que não tem o suficiente em qualquer situação. 

A pessoa com esse mindset tem escassez de tudo, não é só financeira. Sempre vai ter algo na mente dela afirmando que algo não está suficiente, o dinheiro, o tempo, os recursos, a equipe. E isso vai se aplicando em diferentes campos, como o dos negócios, da liderança, do convívio com a família.

Além disso, essa pessoa vai ter alguns comportamentos típicos:

  • Vai estar sempre na defensiva
  • Vai acumular coisas 
  • Vai guardar dinheiro 
  • Vai sempre achar que não está no momento certo 

Agora que você já aprendeu a identificar as características das pessoas com mentalidade de escassez, liberte-se ou fuja dela. Desenvolva a mentalidade de abundância, procure experiências para gerar valor para as pessoas, para os seus clientes, para os seus colaboradores. Olhe o mundo sob outra perspectiva e fortaleça a prosperidade!

Agora é só fazer aquela coisa que transforma: FA-ZER! 

Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Para receber mais dicas inspiradoras, insights transformadores como estes sobre liderança, gestão, realização profissional e pessoal siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Você também pode consumir esse conteúdo em vídeo no canal do Youtube:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *