Como desenvolver a inteligência emocional e controlar as emoções

Inteligência emocional como desenvolver

As emoções são parte de nós, compõe muito do que somos, mas quando elas, e principalmente as mais obscuras, dominam a gente, somos capazes de perder o controle e ter atitudes que provavelmente podemos nos arrepender depois.

Então isso é o que acontece quando somos atacados pelos nossos dragões interiores, eles vociferam com força e acabamos agindo somente com a emoção e se você deixá-los à solta dentro de você, constantemente vai estar agindo de forma absolutamente irracional.

Além disso, nos últimos meses vimos alguns casos públicos que trouxeram à tona novamente o assunto da inteligência emocional:

Mas calma, este artigo não vai ser mais uma análise do comportamento do Will Smith, mas um alerta de que todos nós estamos suscetíveis a libertar os nossos dragões interiores e deixar as emoções dominarem as nossas atitudes. Aqui você vai aprender como desenvolver inteligência emocional e lidar com as suas emoções.

A pressão de cada dia e a luta contra os dragões interiores

Todos nós somos passíveis de ter alguns momentos de destempero, perda da razão, mas quando você guia a sua vida, suas atitudes de forma irracional, você está passando longe de ter inteligência emocional.

Porém, quando se tem consciência de que isso é possível, já é um passo importante frente ao perigo. A rotina pode pode deixar as pessoas em um estado de pressão tão intenso que as deixam mais suscetíveis a ter esse tipo de atitude guiados pela emoção.

Por sinal, as lideranças estão muito suscetíveis a isso o tempo todo, porque o dia a dia dentro da empresa, cobrança para bater metas e alcançar resultados colocam muita carga sobre os líderes. Por isso, desenvolver a inteligência emocional é fundamental para quem ocupa o cargo.

Então é importante ter atenção, autocontrole e se afastar de situações quando você está sendo tomado pela emoção. Ou seja, ter esse poder, a capacidade de observar e reconhecer a emoção que está te dominando, dar nome ao que está sentindo é o que te torna capaz de dominá-la.

E quando notar que ela está tomando conta, afaste-se, respire, porque qualquer atitude com emoção, qualquer decisão que você toma baseada em emoção não vai ter um resultado bom, porque nessa situação, você está fora da sua razão.

Como saber se você tem inteligência emocional

Provavelmente você já ouviu falar e já sabe o que é inteligência emocional, mas eu vou resumir aqui para você: 

O nome Inteligência Emocional se resume em uma palavra: razão.

Michael Oliveira

O que controla mais as suas ações ou atitudes: a emoção ou a razão?

Identificando os seus dragões: as emoções

Como eu falei acima, reconhecer e saber identificar as emoções dentro de você é fundamental para conseguir controlá-las. Mas às vezes elas podem tomar formas que enganam a sua mente e dificultam esse reconhecimento.

Dentro das cavernas da nossa mente existem alguns dragões e esses são os dragões da mente inquieta que perturbam, assolam, tiram o sono, consomem sua energia e que se revelam em atitudes e hábitos grosseiros e desequilibrados.

Quando eles se manifestam, deixam um traço de destruição, na forma de sentimentos ruins como frustração, tristeza, arrependimento, angústia, depressão, ansiedade e dor. Os dragões da vida real, são as emoções. 

São muitos os dragões que habitam a mente, em alguma dose eles estão em você também e veja se você os identifica:

  • ira
  • escassez
  • impulsividade
  • insegurança
  • egoísmo
  • prazer

Qualquer um desses dragões que se apossar da sua mente terá o poder de tirar a sua paz e disparar gatilhos limitantes, que vão dificultar seus relacionamentos, suas experiências na vida e sua evolução pessoal. 

Caso você não tenha encontrado nenhum deles, sinto muito, mas isso não significa que eles não estejam aí. Eles se manifestam de formas diferentes, mais ardilosas, sorrateiras, sutis e até com outros nomes, mas, no fim, são manifestações de alguma intensidade do mesmo dragão.

Algumas facetas destes dragões:

  • A Ira pode se manifestar como ódio, raiva, vingança, sarcasmo, ironia, indiferença, preconceito, violência, bullying e comédia. 
  • A Escassez pode se manifestar como avareza, acúmulo, ambição, agenda lotada, sensação de falta de tempo, eterna busca por mais dinheiro, mais coisas e mais posses. 
  • A Impulsividade pode se manifestar como explosão,  fúria, destempero, instabilidade, bipolaridade, irritação, verborragia e agressividade. 
  • A Insegurança se manifesta também como perfeccionismo, burocracia, esforço excessivo, inércia, paralisia, ócio, preguiça, procrastinação e inutilidade. 
  • O Egoísmo aparece disfarçado de narcisismo, poder, posse, controle, força, ciúme, vaidade, soberba, inveja, orgulho, fronteira e bandeira. 
  • Já o Prazer tem muitas faces, como a gula, luxúria, consumismo, ostentação, embriaguez e a insatisfação. 

Como a ausência de inteligência emocional afeta a sua vida

Esses dragões se multiplicam e podem, potencialmente, afetar outras pessoas à sua volta. Citamos neste artigo casos públicos, mas quantas situações semelhantes a essas não acontecem no dia a dia, dentro de uma família, dentro de uma empresa?

Então é importante estar vigilante para que as emoções não te dominem, porque quando isso acontece o resultado é assustador e as consequências muito graves. Portanto, compreender esses mecanismos é uma ferramenta importante de autoconhecimento para a sua evolução. 

Além disso, falando da vida profissional, como líder também é fundamental você ter essa compreensão para lidar com os seus dragões e os alheios. O bom líder também contribui para que seus liderados dominem seus dragões.

Na base de todo estudo de inteligência emocional estão essas questões. Na base de todas as religiões estão esses pecados, essas ações que geram karma ou simplesmente esses demônios.

No fim das contas, inferno é qualquer vida assolada por demônios…ou dragões. 

Michael Oliveira

13 sinais de que você tem inteligência emocional

Agora que você já entendeu o que é inteligência emocional, o que precisa fazer para desenvolvê-la, que todos nós estamos suscetíveis a situações de descontrole e aprendeu como identificar as armadilhas que as emoções colocam em nossa mente, é hora de entender como saber se você tem ou não inteligência emocional.

O consultor, escritor e autor Justin Bariso identificou diversas ações que ilustram como a inteligência emocional se mostra no mundo real, confira:

  1. Você pensa sobre os sentimentos
  2. Você pausa
  3. Você se esforça para controlar seus pensamentos
  4. Você se beneficia das críticas
  5. Você mostra autenticidade
  6. Você demonstra empatia
  7. Você elogia os outros
  8. Você dá uma resposta útil
  9. Você se desculpa
  10. Você perdoa e esquece
  11. Você mantém seus compromissos
  12. Você ajuda os outros
  13.  Você se protege de sabotagem emocional

E então quantos checks você marcou nessa lista? Você não precisa marcar todos de primeira, isso é uma evolução. Todos os dias nós enfrentamos as nossas batalhas internas e domamos um dragão diferente para cada situação.

Se você quer receber 5 práticas HD matadoras para controlar de vez esse dragão interior, ouça o podcast EP 074 | Como treinar o seu dragão:

 Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Se você quer receber mais dicas sobre autoconhecimento, evolução, transformação e liderança em alto nível, acompanhe os conteúdos do Líder HD! Siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Você também pode consumir mais conteúdo sobre inteligência emocional neste vídeo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *