Pontualidade no trabalho: o que esse valor revela sobre você

Pontualidade diz muito sobre quem você é, pode parecer algo simples, mas é um valor sofisticado. Existe muito mais do que você imagina por trás de um mero atraso.
Pontualidade no trabalho

Pontualidade diz muito sobre quem você é, pode parecer algo simples, mas é um valor sofisticado. Existe muito mais do que você imagina por trás de um mero atraso.

Se alguém te perguntasse o que significa ser pontual, o que você responderia? Ser pontual é chegar no horário, ser preciso, cumprir prazos, respeitar os compromissos e fazer o que foi combinado.

Mas este valor também revela o quanto uma pessoa tem empatia, o quanto ela é egoísta e também a importância que ela dá aos seus relacionamentos em todas as esferas.

Neste blog vou contar mais sobre esse valor, suas causas e consequências e o que ele pode revelar sobre você! 

Você pode ter acesso a este conteúdo também através do vídeo:

A pontualidade no Brasil

Os brasileiros têm a fama de não serem pontuais, e nós sabemos que isso não é uma mentira. Como diz aquele ditado, “quem tem fama, deita na cama!”

Como tudo tem uma explicação, existe uma razão histórica para termos esse mau hábito. A cultura do atraso do brasileiro vem da época colonial. Na corte portuguesa, os reis atrasavam propositalmente para mostrar uma certa autoridade, superioridade sobre o povo. 

Como podemos perceber nos dias de hoje, esse mau costume permaneceu no nosso dia a dia e até hoje muitos líderes fazem isso. Eles chegam atrasados aos compromissos, deixam um candidato ou fornecedor esperando.

Além da falta de compromisso com as pessoas, eles não se desculpam pelo atraso, porque na posição de líderes, de soberanos, não precisam se desculpar. Então, existe uma certa arrogância nesse comportamento.

As causas e consequências de ser pontual

Quando você atrasa, a mensagem que você manda para o outro é que o tempo do outro não é importante. Você é mais importante do que o outro.

Portanto, se você realmente respeita o outro, existe uma maneira de você demonstrar isso, seja pontual! Não importa sua profissão, até aquelas que o atraso é social e culturalmente aceitável; sua posição, líder ou liderado; você deve sempre prezar pelo respeito ao tempo do outro.

Como eu disse anteriormente, a pontualidade é um valor e todo valor tem suas causas e consequências. Os valores são a nossa essência e quando tomamos consciência disso, podemos acelerar o nosso desenvolvimento pessoal.

Então, vamos às causas da pontualidade:

  • organização
  • planejamento
  • respeito

Essas três causas também são valores que devemos cultivar e praticar, mas eles são valores embutidos no valor da pontualidade. Você notou a sofisticação por trás de ser pontual? 

Agora, toda causa tem seus efeitos, suas consequências, e algumas da pontualidade são:

  • credibilidade
  • confiança
  • prontidão

Então, esse valor cria um ambiente muito mais propício para as relações, com mais organização, de mais confiança entre as pessoas, mais previsibilidade.

Por outro lado, a pessoa que não valoriza a pontualidade tem como causas a desorganização, desrespeito, falta de planejamento. Então, essas pessoas, por consequência, vão despertar nos outros desconfiança, insegurança, arrogância e egoísmo.

3 dicas para ser pontual

Então, você acabou de conhecer uma visão mais profunda sobre a pontualidade. Se você quer abandonar a cultura do atraso, eu separei algumas Práticas HD!

1. Não tenha uma agenda pesada demais

Quando você enche a sua agenda de atividades e coloca prazos muito apertados para os projetos, cria uma pressão muito grande sobre você. Isso pode afetar a qualidade da sua entrega e a sua saúde.

Então, uma maneira de você ser pontual é ser generoso com você. Veja se você está se organizando, comprometendo-se com um prazo que você pode cumprir sem muito sacrifício.

Porque imprevistos acontecem, a rotina é imprevisível e sempre acontecem eventos aleatórios que podem tirar você do rumo e fazendo com que você não tenha comprometimento com o que prometeu.

Então, é importante ter uma agenda generosa para que você consiga cumprir no prazo tudo que você se propôs a fazer.

2. Planeje-se, sempre entregue antes

Como você já deve ter notado, o planejamento é uma prática fundamental em todos os setores da nossa vida. Portanto, chegue antes sempre. Entregue antes sempre. Você só consegue fazer isso se você planejar!

Por exemplo, desafie-se para você chegar antes no seus compromissos. Deixe o hábito de sempre estar na correria, apagando incêndio. Se você chegar 15 minutos antes, conheça o ambiente, sinta a energia do local, veja o contexto, faça anotações de detalhes que precisa lembrar.

Então, chegando antes, você tem tempo para poder fazer pequenos ajustes e evita ter um encontro, uma apresentação, uma reunião tensa. Desta forma, você vai entrar no seu compromisso de forma mais relaxada

Então, planeje-se. Essa é uma boa maneira de mostrar pontualidade e ter sucesso no que você vai fazer. 

3. Cobre pontualidade das pessoas 

Você como líder, deve cobrar dos seus pares, dos seus liderados e, principalmente, dê exemplo! Se você ficar indiferente a essa questão ou tolerante com pequenos atrasos, isso vai se tornar uma rotina. 

Então, é importante você não abrir mão disso, porque, desta forma, você mostra ao seu time e para as pessoas que você valoriza o tempo do outro.

Portanto, ser pontual é ser organizado, é ser disciplinado, é ter planejamento. É uma forma riquíssima de, realmente, mandar um recado para as pessoas que o tempo delas importa para você. 

Agora que você já sabe mais sobre pontualidade, está na hora de você botar a mão na massa e fazer aquela coisa que transforma: FA-ZER!

Se você observar a cultura das empresas, a cultura dos países e ver onde a pontualidade está presente, você vai ver que são mais organizados, mais sérios, que têm mais previsibilidade, resultados melhores.

Por outro lado, empresas e países que não dão muita importância a isso são mais desorganizados, têm relações interpessoais mais bagunçadas.

Então, a pontualidade é um ótimo indicador para mostrar o quanto aquela cultura é séria, o quanto é amadurecida e o quanto valoriza as pessoas. 

Depois de ver tudo o que a pontualidade pode dizer sobre quem você é, vai continuar perpetuando a cultura do atrasado?

Eu deixo aqui uma dica ainda mais especial para você aprender mais técnicas de liderança em alto nível! Acompanhe o Líder HD no InstagramFacebookLinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas? Fale com o Hélio
? Olá, como posso te ajudar?

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site