Como desenvolver sua Inteligência Espiritual

Em 1912 o psicólogo alemão Wilhelm Stern propôs pela primeira vez o termo QI (Quonciente de Inteligencia) para representar o nível de desenvolvimento racional de acordo com a idade de um indivíduo. Depois disso vários estudiosos se debruçaram sobre o tema, contectando vários estudos científicos e acabaram criando o modelo que conhecemos hoje de testes de QI. Hoje sabemos que a capacidade racional é uma habilidade importante, principalmente nas ciências exatas e pode ser verificada e medida com certa precisão em todas as pessoas.

Mas definitivamente, o QI não podia dar conta de definir o que é realmente uma pessoa inteligente. Psicólogos, físicos, religiosos e cientistas faziam estudos, que aos poucos iam se conectando para formar outros tipos de entendimento da inteligência humana. Na década de 20 Robert Thorndike usou o termo “Inteligência Social” para descrever a capacidade de compreender e motivar os outros. Na década de 80 o psicólogo Howard Gardner cria a teoria das inteligências múltiplas e brilhantemente conseguiu capturar uma visão mais universal da inteligência humana, demonstrando que era necessário muito mais que o QI, para dar conta da nossa capacidade cognitiva.

Nesta mesma época vários estudos sobre inteligência emocional surgiam nas universidades, mas quem ficou mesmo com a fama foi Daniel Goleman que lançou no começo da década de 90 o livro “Inteligência Emocional” e se tornou um best seller. E aí estava cunhando o termo QE (Quoeficiente Emocional).

Durante bons anos muita gente acreditou que isso resumia tudo. Tínhamos o QI e o QE, e essa dualidade entre razão e emoção explicaria todo o mecanismo da mente. Mas havia algo faltando nesta equação. Conhecimentos milenares e descobertas recentes da ciência já transcendiam estes conceitos. A questões mais profundas do ser humano, suas aspirações, propósitos, valores mais elevados e até a sua energia, não podiam ser explicados por esses conceitos.

No começo dos anos 2000 a Filósofa, física e psicóloga americana Dana Zoahar, conectou vários conhecimentos antigos e recentes e lançou seu livro QS – Inteligência Espiritual, tratando da capacidade humana de transcender o campo material da vida e viver num nível de consciência mais elevado. Segundo ela, o QS é o embasamento necessário para o funcionamento eficaz do QI e do QE. Ela diz… TOQUE HD “A capacidade de acessar e usar a experiência de sentido e valores mais altos, é a base do que entendemos por inteligência espiritual”.

Dana se tornou uma best seller e atualmente dá consultoria para grandes empresas e tem impactado lideranças pelo mundo inteiro, que buscam uma economia sustentável e o engajamento das pessoas para criar uma sociedade melhor. E por mais estranho que você possa achar, as maiores e melhores empresas do mundo, estão conectadas com essa visão e buscando ampliar seu entendimento sobre Inteligencia Espiritual.

No seu livro Dana Zohar traz algumas indicações para você se autoavaliar. Segundo ela essas são características de pessoas com QS altamente desenvolvido:

  1. Capacidade de ser flexível: ser ativamente adaptado aos contextos que a vida apresenta.
  2. Elevado grau de autopercepção.
  3. Capacidade de enfrentar e usar o sofrimento.
  4. Qualidade de enfrentar e transcender a dor. E não é só a dor física…
  5. Qualidade de ser inspirado por visão e valores.
  6. Relutância em causar dano desnecessário.
  7. Tendência para ver as conexões entre coisas diversas, ser holístico.
  8. Tendência acentuada para fazer perguntas do tipo “por quê?”, ou “o que aconteceria se…” e procurar respostas fundamentais.
  9. Ser o que os psicólogos denominam “independente do campo”, isto é, possuir a capacidade de trabalhar contra as convenções… você também pode chamar isso, de pensar fora, muito fora, da caixa…

Um individuo com alta inteligência espiritual, será provavelmente também, um líder inspirado pelo desejo de servir – Uma pessoa responsável por trazer a visão e valores mais altos aos demais e lhes mostrar como usá-los ou, em outras palavras, uma pessoa que inspira outras

Sai do modo avião e houve isso…

Pessoa, existe uma revolução silenciosa acontecendo no mundo… o conhecimento científico está crescendo numa curva exponencial, os meios de comunicação estão se tornando universais e a sociedade está experimentando uma mudança de consciência importante e rápida… A economia está se transformando, o olhar ampliado sobre os recursos do mundo, estão nos fazendo pensar nas escolhas que fazemos e como cada um pode impactar o mundo, em cada pequena decisão que toma.

As empresas vão entrar num ciclo de elevação consciente de valores e os líderes que vão fazer (e estão fazendo) essa inovação, são aqueles que realmente compreendem…

que a ALMA É O SEGREDO DO NEGÓCIO.

Os líderes dos novos tempos, são aqueles que desenvolvem a sua inteligência espiritual. Só assim eles podem fazer a diferença em empresas que querem viver a alma do negócio.

O líder dos novos tempos, não se contenta com as respostas que tem, ele tem perguntas profundas e é um buscador, tem mindset evolutivo e quer se aperfeiçoar. E mais do que isso, está mpliando sua consciência, elevando seus valores e vivendo com alma!

 

Como o mestre Milton Nascimento fala na sua canção:

Viajar nessa procura toda, de me lapidar,

Nesse momento agora, de me recriar, de me gratificar,

Te busco alma!

 


No seu livro Dana Zoahar diz que, “Acima de tudo, um QS alto exige de nós abertura para experiências, a recaptura de nossa capacidade de ver com novos olhos a vida e os outros, como se fossem olhos de criança. Exige que deixemos de procurar refúgio no que conhecemos e exploramos constantemente, e que aprendamos com aquilo que ainda não sabemos. Exige de nós viver as perguntas, não as respostas.

E aí, quer desenvolver a sua Inteligência Espiritual? Então te prepara porque vem aí as práticas HD desse Artigo:

PRÁTICA NUMERO 1

Que tal dar uma lida no livro da Dana Zoahar? Anote aí, QS – Inteligência Espiritual. Lá você vai mais fundo no conhecimento e encontrar belos insights para desenvolver sua consciência.

PRÁTICA NUMERO 2

No livro, Dana propões 7 Etapas Concretas para obter maior inteligência espiritual. Anote aí os passos para você praticar:

  1. Tornar-se consciente de onde você está agora!

Qual a sua situação? Quais as consequências e repercussões? Está prejudicando a si mesmo e aos outros? Você reflete sobre a sua vida e se aprimora? QS elevado implica em reflexão profunda das coisas e do seu comportamento. E claro, tomando consciência disso, evoluir.

  1. Sentir fortemente que quer mudar.

Quando você reflete sobre seus hábitos, seus resultados no trabalho, sua qualidade de vida, você pode chegar a conclusão que poderia ser diferente, que poderia melhorar. Mas isso não basta! É preciso QUERER mudar.

  1. Refletir sobre onde está o seu centro e sobre as suas profundas motivações

Se você fosse morrer na semana que vem, o que contaria sobre o legado da sua vida? Se tivesse só mais um ano de vida, o que faria com esse tempo? Quais são as suas verdadeiras necessidades? Observe as suas escolhas, o que você come, com quem anda, como trabalha, o que assiste, como se comunica, tudo isso mostra claramente as suas motivações.

  1. Identificar e eliminar obstáculos

O que te impede de realizar todo seu potencial ou realizar teus sonhos? Raiva? Preguiça? Culpa? Medo? Faça uma lista dos seus obstáculos e reflita abertamente sobre isso, se preciso peça apoio profissional de coachs e psicólogos. As pessoas ignoram essa etapa, mas normalmente são elas que freiam a evolução.

  1. Examinar numerosas formas de progredir

Que praticas você pode adotar? Que compromissos vale a pena assumir? Dedique mais tempo para trabalhos mentais e espiritualidade, experimente e decida o que funciona para você.

  1. Comprometer-se com o um caminho

Reflita diariamente se está fazendo o melhor por você e pelos outros. Avalie se esta encontrando sentido e propósito no que está fazendo.

  1. Permanecer consciente de que são muitos os caminhos

Enquanto segue com a graça o caminho escolhido, jamais esqueça de que há outros caminhos. Respeite os que os usam e entenda que no futuro, sua consciência pode mudar e você pode tomar outro caminho. Deixe seu coração te levar.

PRÁTICA NUMERO 3

Eu conheço um curso que é capaz de te mostrar todos os spectros da liderança, dos níveis mais rústicos e dominantes, até os mais sofisticados e espirituais. Além disso ainda te dá uma caixa de ferramentas incrível para você aplicar imediatamente na sua vida e na sua profissão. Que tal você se inscrever agora? É o curso Líder HD, eu te conto já como fazer.

E aí pessoa, será que você consegue fazer essas práticas e ficar mais perto da sua alma? Agora é só fazer aquela coisa que transforma! FA–ZER !

Pessoa, aqui MICHAEL OLIVEIRA, eu sou Líder HD e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança e hoje eu quero te fazer um convite especial. Na próxima semana no dia 16 de maio, uma quarta-feira às 21:00 eu vou fazer uma Masterclass ao vivo no Facebook sobre Liderança Evolutiva. Vai ser uma aula ao vivo cheia de insights e aprendizado… e ATENÇAO: lá vamos abrir oficialmente as vendas para a nova turma do Curso Líder HD, a turma Ânima! A transmissão vai ser pelo facebook, basta acessar a nossa pagina no  facebook e se inscrever. Se você já se inscreveu no curso pelo nosso site, nós também vamos te mandar um email avisando!

Muito mais que te ensinar técnicas, o Curso Líder HD vai fundo nos conceitos, para você dominar qualquer território, desde os mais hostis, até os mais elevados. Um curso para você saber com profundidade sobre pessoas, suas motivações, como se aperfeiçoar como pessoa e profissional, como desenvolver suas inteligências e principalmente, como se tonar um líder de alto valor.

Pessoa, Se você quer fazer o curso de liderança mais inovador do Brasil, a sua hora chegou.

Ah.. no post desse episódio tem o link para você ficar por dentro de tudo!

Você quer descobrir a sua melhor versão? Quer se preparar para liderar os novos tempos? Então vem comigo!

Bom eu vou partindo e deixo você com a cereja do bolo desse episódio. A escritora americana Oriah em seu belo livro “The Invitation” traz um texto profundamente reflexivo, e hoje eu quero dividir com você. Saia do modo avião e ouça bem, porque esse é um chamado aos que buscam ânima!

Não me interessa saber o que você faz para ganhar a vida. Quero saber o que você deseja ardentemente, se ousa sonhar em atender aos anseios de seu coração.

Não me interessa saber sua idade. Quero saber se você se arriscará a parecer um tolo por amor, por sonhos, pela aventura de estar vivo.

Não me interessa saber que planetas estão em quadratura com sua lua. Quero saber se tocou o âmago de sua dor, se as traições da vida o despertaram ou se você se tornou murcho e fechado por medo de mais dor! Quero saber se pode suportar a dor, minha ou sua, sem procurar escondê-la, reprimi-la ou narcotizá-la. Quero saber se você pode aceitar alegria, minha ou sua; se pode abandonar-se à dança e deixar que o êxtase o domine até as pontas dos dedos das mãos e dos pés, sem nos dizer para termos cautela, sermos realistas ou nos lembrarmos das limitações de sermos humanos.

Não me interessa se a história que me conta é a verdade. Quero saber se consegue desapontar outra pessoa para ser autêntico consigo mesmo, se pode suportar a acusação de traição e não trair sua alma. Quero saber se você pode ver beleza mesmo que ela não seja bonita todos os dias, e se pode buscar a origem de sua vida na presença de Deus. Quero saber se você pode viver com o fracasso, seu e meu, e ainda, à margem de um lago, gritar para a lua prateada: “Eu posso!”

Não me interessa onde você mora ou quanto dinheiro tem. Quero saber se pode levantar-se após uma noite de sofrimento e desespero, cansado, ferido até os ossos, e fazer o que tem de ser feito pelos filhos. Não me interessa saber quem você é e como veio parar aqui. Quero saber se você ficará comigo no meio do fogo e não se acovardará.

Não me interessa saber onde, o que ou com quem você estudou. Quero saber o que o sustenta a partir de dentro, quando tudo mais desmorona. Quero saber se consegue ficar sozinho consigo mesmo e se realmente gosta da companhia que tem nos momentos de vazio.

Quero saber da tua alma.

Anima, Energia, Alma,

De onde vim não trouxe nada, só trouxe alma.

Pra onde vou, não levo nada, só levo asas.

ULTIMA GOTA

Na ultima gota desse artigo eu quero te contar uma coisa importante…

Com tantos caminhos e tantas possibilidades na sua vida, é possível que você fique em dúvida sobre o que fazer. Embora, o mais comum, é que as pessoas ficam paralisadas, com medo de arriscar, com medo de não ter o suficiente, com receio de não serem aceitas, compreendidas ou amadas e finalmente com medo de falhar naquilo que querem fazer. O medo é paralisante e é uma força que sempre te desvia do caminho da alma. Então, se quer um conselho, ouça esse de Carlos Castaneda, para você saber se está no caminho certo:

É inútil desperdiçar a vida em um único caminho, especialmente se esse caminho não tiver coração. Antes de tomar um caminho, faça a seguinte pergunta: esse caminho tem coração? Se a resposta for não, você saberá, e deverá escolher outro caminho. Um caminho sem coração jamais é agradável. Você terá de se esforçar muito até para iniciá-lo. Por outro lado, o caminho com coração é fácil; não o obriga a esforçar-se para dele gostar.

Tenha uma experiência altamente imersiva, ouça esse artigo em formado áudio.

DE O PLAY!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também