Você já ouviu falar no Sistema B?

Ao longo das últimas décadas, os modelos gestão vem evoluindo e trazendo inovações, se ajustando às demandas da sociedade e buscando diferenciação. Aprenda como você pode levar sua empresa para outro nível de resultados e propósito.

O jeito de fazer negócios mudou muito nos últimos 100 anos. Desde a revolução industrial, quando as máquinas foram criadas, muita coisa mudou: a forma como nos alimentamos, nos locomovemos, como aprendemos, como nos comunicamos e como consumimos. 

O crescimento exponencial da população humana, a nossa capacidade de produzir em escala e a falta de consciência no uso de energia e recursos naturais, trouxeram efeitos colaterais para a sociedade e para o ecossistema. 

Nossos oceanos estão cheios de plásticos, os rios poluídos, o ar saturado de carbono, a desigualdade atingindo níveis assombrosos e um modelo econômico que deixa passivos graves a cada década. Antes os efeitos colaterais ficavam por conta dos governos e ongs… mas eles não estão mais dando conta. 

O modelo de negócios vigente no mundo não é sustentável. Se a gente repetir os mesmos passos dos últimos 50 anos, podemos colapsar o planeta e a humanidade. Novos tempos exigem novas posturas, novos líderes e novas formas de lidar com a realidade. Agora é preciso olhar pra fora, com os olhos bem abertos e observar os impactos do negócio. E mais, provocar impactos positivos no entorno. 

Esta constatação vem desencadeando uma série de mudanças na forma de fazer negócios, nos hábitos de consumo…  e existe um empenho genuíno dos melhores líderes e das melhores empresas, em fazer a diferença e ser parte de mudança. Não de forma romântica, mas pragmática. Mas afinal… como eu, você e nossas empresas, realmente podem fazer algo prático e tangível para fazer o mundo melhor? 

Um dos caminhos para ser a mudança é certificar sua empresa como BCORP ou ser um Multiplicador B.

O que é o Sistema B?

O Sistema B é um movimento global com o objetivo de usar a força dos negócios para contribuir com os principais desafios no mundo e construir uma economia mais inclusiva e mais sustentável. Esse movimento é uma criação da BLabs, uma organização sem fins lucrativos.

O selo BCorp tem um forte apelo de inovação e gestão de alto nível. E quer saber, comprovadamente, os resultados das empresas B são acima da média!

Uma empresa que busca a certificação B, tem que se comprometer com algumas coisas importantes: 

  • Ela tem que ser boa para os trabalhadores. Um olhar mais generoso e estruturado sobre salários, benefícios, ambiente de trabalho e participação das pessoas no negócio.
  • Ela tem que ser boa para a comunidade.  Cria empregos, se compromete com a diversidade, encoraja e executa o trabalho voluntário, se envolve nas comunidades locais para fazer a diferença e influencia seus fornecedores a participar.
  • Ela é boa para o meio ambiente. Utiliza infraestrutura e recursos que reduzam ou zerem o impacto ambiental. 
  • Ela é boa no longo prazo. Ela tem uma missão engajada com causas socioambientais e funcionários alinhados com isso. Aplica uma governança estruturada, distribui bônus sobre indicadores de sustentabilidade e pratica a transparência nas relações e na gestão em todas as etapas dos seus processos. 
  • Ela é boa para gerar impacto. Ela recupera o meio ambiente. Presta serviço aos necessitados, e fortalece as comunidades. 

As empresas B são importantes porque incentivam a colaboração, a inovação e o bem estar. Ajudam as pessoas a viver sua vida com mais satisfação e de forma mais vibrante.  Empresas B aceleram a evolução do capitalismo. Redefinem o que é sucesso nos negócios. É uma forma de gestão que gera resultados e propõem ações práticas e mensuráveis para apoiar as pessoas. Empresas B ajudam a viver com propósito! 

O grande sonho da comunidade B é que as empresas concorram não para ser a melhor do mundo. Mas ser melhor para o mundo. O Líder HD multiplica esse movimento e você pode ser parte disso. Junte-se a comunidade B e seja a mudança! 

Você vai colocar a sua empresa e a sua gestão alinhadas com metas globais de sustentabilidade, gerar valor para as pessoas e conseguir resultados notáveis.

Conheça mais sobre essa certificação internacional que vai te colocar na vanguarda da Gestão. Ouça o podcast “Seja B”:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também