Como falar em público: 6 dicas para perder o medo

Como falar em público

Existem alguns gatilhos que podem fazer você ter dificuldade de falar em público, um deles é o medo. O medo de falar em público é um grande desafio para muitas pessoas que precisam desse recurso na sua vida pessoal e profissional.

Um líder, nos dias de hoje, precisa ter uma boa desenvoltura ao falar em público ou mesmo para fazer uma reunião com sua equipe. E quanto maior a posição de liderança de uma pessoa, mais importante é a sua fala. 

Falar bem é dom ou habilidade?

Caso você seja uma pessoa tímida, isso pode ser um grande problema e aparentar ser uma coisa impossível de acontecer, mas a boa notícia é que falar em público é uma habilidade e qualquer pessoa pode desenvolvê-la. 

Quem me segue sabe que eu sempre falo para não dizer que uma pessoa tem dom em determinada coisa que ela faz com excelência, porque você vai estar depreciando o esforço, estudo, treinamento dela. E com a oratória não é diferente!

Portanto, se você tem como meta conseguir falar bem em público, sente essa necessidade no seu campo profissional, é totalmente possível alcançá-la se você se estudar e trabalhar para aprimorar a forma com que se comunica.

As vantagens de saber se comunicar bem

Muitas vezes você tem um domínio técnico muito grande sobre aquilo que você trabalha, você conhece muito bem a sua área, mas não sabe transmitir aquela ideia de uma forma clara, objetiva e concisa.

Quando você consegue se comunicar bem, você consegue transmitir o seu conhecimento, falar com os outros e para os outros. 

Desta forma, você não vai estar falando  sozinho, porque você torna as coisas muito mais simples, entendíveis e consegue dialogar com as pessoas do seu trabalho, com as pessoas de fora e com o mundo.

Sendo assim, você deve ter em mente que você não deve encarar falar em público como uma missão impossível. Todo o desafio, todo problema tem uma solução e na comunicação não é diferente.

O medo

Quando eu me deparo com alguém que tem dificuldade de falar em público, eu tenho certeza de algumas coisas. A primeira é que a raiz de tudo é o medo. Tudo que te paralisa, tem a raiz no medo.

Mas medo de quê? Eu posso te falar alguns: medo de não ser bom o suficiente, medo de não ser aceito. medo de não ser amado. Enquanto você tomar atitudes buscando a aprovação das pessoas, seu coração será guiado por medo. E o medo é paralisante.

Para se livrar dos medos, você precisa refletir profundamente sobre as experiências que teve na vida, e, então, você precisa perdoar o seu passado. Você está livre dos medos quando descobre que são apenas invenção da sua mente.

No entanto, para lidar com seus medos, seus dragões, você precisa conhecê-los e saber como eles se manifestam. O medo de falar e público tem nome e tem algumas formas que se manifesta que pode te ajudar a entender como enfrentá-lo.

Sintomas de quem tem dificuldade de falar em público

O medo pode se manifestar de várias maneiras, mas se para você é difícil encarar uma multidão, uma plateia ou um grupo de pessoas provavelmente você já sentiu um desses sintomas:

  • mãos suadas
  • peito ofegante
  • boca seca
  • pequeno tremor que parece querer se apossar do corpo
  • coração acelerado

A pessoa que apresenta esses comportamentos na hora de discursar perante várias pessoas pode ter a sua vida profissional afetada, interferindo até mesmo nas entregas e desempenho, principalmente se ocupar um cargo de liderança.

Mas isso é muito mais frequente do que você pode imaginar. Sabia que o medo de falar em público tem um termo técnico específico? Recebe o nome de glossofobia. Essa fobia social acomete cerca de 32% dos brasileiros, segundo estudo realizado pela Universidade Federal de Brasília (UnB).

No entanto, como eu disse anteriormente, falar em público é uma habilidade e você pode desenvolvê-la! Não tem muito mistério, quando você une segurança, vontade de aprender e boas práticas, consegue tirar de letra e ter uma boa comunicação.

6 dicas para falar em público

Agora eu vou te dar 5 dicas rápidas para você desenvolver a habilidade de falar em público. Se você vai fazer um discurso, uma palestra ou apresentação onde o foco é você, então, é bom ter atenção nesses toques:

Pratique falar em público

Procure praticar falar em público com assuntos que você domina e para pessoas que você já conhece. Começar assim vai te dar mais segurança para avançar aos poucos.

Prepare-se 

Procure sempre se preparar bem, estudando o assunto e preparando seu material para apresentação. Eu tenho um Conceito HD sobre isso:

Quanto mais suor no planejamento, menos sangue no campo de batalha.

Michael Oliveira

Então, prepare-se bem. Normalmente as pessoas tendem a errar mais quando não tem segurança sobre o que estão falando.

Desloque a sua mente

Quando você for falar para uma plateia de pessoas que você achar que são muito importantes, como o presidente da república, tente imaginar essas pessoas no banheiro fazendo número 2. 

Brincadeiras a parte, se você deslocar a sua mente daquilo que está te causando tensão, se você se imaginar em uma situação mais confortável, você vai se dar conta de que são pessoas como você. Então não há o que temer.

Não use muito texto

Se você vai usar slides na sua apresentação, use imagens, gráficos e pouquíssimo texto. Slides servem apenas para dar suporte para sua apresentação. Se você ficar lendo, vai ser uma apresentação de segunda linha.

Tenha objetividade

Outro erro comum de quem vai falar em público é preparar muito material. Faça apresentações sucintas, objetivas e mande seu recado em pouco tempo. A chance de você causar impacto é muito maior.

Dê dinâmica para a apresentação

Essa é uma dica de nível avançado: uma boa apresentação precisa ter uma dinâmica variada. Planeje como conduzir a sua apresentação tendo pontos altos, pontos de reflexão, uma abertura simpática ou pergunta perturbadora.

Apresentações muito lineares são chatas. Fale alto, fale baixo, mova-se. E se você quiser se conectar de verdade com as pessoas, conte histórias. Todo mundo adora ouvir um bom causo.

Além disso, faça um grande final! Pense em como fazer um fechamento positivo, conclusivo que vá arrematar todas as ideias que você quis passar.

E aí, pessoa, será que você consegue fazer essas práticas e dominar a arte de falar em público? Agora é só fazer aquela coisa que transforma: FA–ZER !

Você pode ouvir mais sobre esse tema no Podcast Líder HD no EP 055 | O Discurso do Rei, nele tem vários insights e dicas para você aprender esta habilidade! 

Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes que tenham essas quatro habilidades aliadas aos melhores valores, e eu mostro isso através de fundamentos e de uma metodologia: Liderança Evolutiva®. 

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Por último, se você quer receber mais dicas sobre como melhorar a sua liderança e alcançar resultados cada vez melhores, siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *