Barack Obama: uma lição sobre o poder das palavras

Comunicação Obama

Você já parou pra pensar que as pessoas que estão em cargos mais altos tomam cuidado (ou pelo menos deveriam tomar) com o que dizem? Eu tenho um exemplo de uma história real para contar para você de ninguém mais ninguém menos do que Barack Obama nas eleições dos Estados Unidos!

Obama é conhecido por ser uma figura com extrema habilidade da comunicação, carismático e com o poder da fala. Essas e outras características fazem dele uma excelente liderança.

Se você quer saber mais sobre a grande lição que Barack Obama ensinou em plena competição na eleição para o cargo de presidente em 2012 e compreender a importância que as palavras e a sua postura tem na sua vida, leia este artigo!

Quem é Barack Obama?

Barack Obama foi o 44º presidente dos Estados Unidos e governou por dois mandatos seguidos, 2008 a 2017. Além disso, ele foi o primeiro negro na história estadunidense a ocupar o cargo da presidência. 

Obama é tido como um líder carismático, pacificador, único e estimulante. Na sua trajetória como presidente ele enfrentou momentos de instabilidade. Em 2008, seu primeiro mandato, ele assumiu os Estados Unidos em uma grande recessão econômica, considerada por muitos economistas como a maior crise econômica desde a Grande Depressão, em 1929. Um fato marcante de seu governo foi a localização e execução do terrorista Osama Bin Laden, responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001. 

Obama antes da política

Barack Hussein Obama II nasceu em Honolulu, Havaí, em 4 de agosto de 1961. Ele estudou na Columbia University, em Nova Iorque, em 1985, onde se formou bacharel em Ciências Políticas. 

Além disso, se tornou doutor em Direito, em 1991, pela Escola de Direito de Harvard. Ainda em Harvard, Obama foi presidente da Harvard Law Review (um jornal mensal para os acadêmicos). Assim como na presidência, marcou a história como o primeiro negro presidente da Harvard Law Review, o que fez com que, no início da décade de 1990, fosse convidade a copor o corpo docente da instituição para escrever um livro sobre questões relacionadas à raça.

Antes de entrar para a carreira política, trabalhou dentro do seu ramo de formação acadêmica em diversas empresas. Neste período também já começava a ocupar espaços de liderança em associações comunitárias em Illinois.

Barack Obama na política

Sua carreira política começou em 1997, quando foi eleito Senador do Estado de Illinois, pelo Partido Democrata. Ele ficou sete anos no cargo, de 1997 a 2004. Em 2005, foi eleito para o Congresso dos EUA

Antes de terminar o seu mandato, Obama entrou na campanha para a presidência dos Estados Unidos, concorrendo às eleições primárias com Hillary Clinton. Ele foi eleito o candidato dos democratas e, em 2008, foi eleito presidente dos Estados Unidos contra John McCain.

Em 2009, Obama recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo seu empenho contra a guerra e o esforço para fortalecer a diplomacia internacional e a união mundial. Durante sua carreira ele sempre teve um discurso voltado para direitos civis, sustentabilidade, bem-estar social, sempre atuando como um líder comunitário, tanto antes quanto depois da carreira política.

 Obama foi reeleito como presidente em 2012, com um bom índice de aprovação da população, e ficou no cargo até o fim do mandato, em 2016.

A lição de Obama sobre o cuidado com as palavras

Em 2012, Barack Obama estava concorrendo à reeleição para presidente dos Estados Unidos e em um dos debates com o republicano Mitt Romney aconteceu uma coisa muito interessante. 

Os dois candidatos estavam discutindo sobre a política dos Estados Unidos em relação à Síria e o Romney em sua fala foi muito agressivo. Ele falou que se fosse presidente invadiria o país e resolveria o problema, porque lá é uma ditadura, não tem cabimento. Romney usou um tom muito agressivo, muito hostil para com o povo da Síria, com o país. 

Quando a palavra voltou para o Obama, ele disse:

“O senhor realmente não tem capacidade para ser o presidente do Estados Unidos, porque alguém quer ocupar esse cargo tem que ter muito cuidado com as palavras. O senhor, como candidato a presidente do Estados Unidos, jamais poderia fazer ou dizer uma coisa dessa em TV aberta, é muita falta de responsabilidade! Nós que ocupamos um cargo de alto comando temos que ter cuidado com o que dizemos, você não tem o direito de invadir o país dos outros como está imaginando. Alguém que quer ocupar o cargo de presidente dos Estados Unidos tem que ter cuidado com o que diz.”

Eu achei isso sensacional, eu vi esse debate ao vivo e foi uma grande lição que o Obama deu para todos nós, não só para a nossa vida profissional, mas também pessoal! E você, toma cuidado com o que diz ou costuma falar sem pensar?

Por que devemos admirar Barack Obama?

Ao longo da sua carreira, Obama se esforçou para desenvolver a habilidade da oratória, muitas pessoas acham que isso é um dom que ele nasceu, mas na verdade ele se preparou, e muito, para alcançar esse nível de eloquência. 

O Obama é um exímio comunicador, isso é quase unanimidade, ele é um expoente no mundo quanto a sua capacidade de se comunicar. Ele é um orador extremamente hábil, envolvente, com storytelling muito bem feito, cuidadoso com as palavras, simpático. Ele tem muitas características de uma liderança carismática, e construiu sua carreira em cima disso.

Barack Obama é um líder muito agregador, ele sempre buscou diálogo. Inclusive no pós-presidência, ele se comporta com humildade, atua até com um certo anonimato, mesmo pelo rito do cargo e pela maturidade democrática dos Estados Unidos. Então os bons políticos e estadistas se comportam dessa forma, eles cumprem a sua missão, fazem a sua entrega e deixam espaço para outros fazerem o seu trabalho. 

As melhores lideranças não ficam presas ao poder. 

Eu vejo no Obama uma liderança com uma mentalidade universal, que tem um intuito genuíno de construir as coisas com diálogo, colaboração, de forma pacífica, não à toa recebeu o Nobel da Paz em 2009. 

Ele foi realmente uma pessoa brilhante e ainda é no que ele se propõe a ser. Barack Obama tem uma trajetória de construção de trabalho para se fazer como ele se fez, e eu tenho nele uma visão de uma excelente liderança: uma pessoa que dialoga, que é aberta, que é simpática, excelente orador, tem poder da fala.

Qualquer crítica que se levante, principalmente quando você ocupa um cargo de liderança tão alto como é o de um presidente, é impossível você ser exímio em todas as pautas, você tem que além de tudo lidar com a divergência, oposição. Então claro que tem críticas a serem feitas a ele, e pontos que poderiam ser melhorados, mas, no geral, eu diria que quem me dera se tivéssemos uns 10 Obamas liderando por aí, eu acho que o mundo seria um lugar muito melhor.

Ao longo do tempo, eu tenho investido a minha energia e meu tempo para poder formar líderes a desenvolver suas habilidades e os melhores valores, e eu apresento isso através de fundamentos e de uma metodologia inovadora Liderança Evolutiva®.

Se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Para fechar, não esqueça de seguir o Líder HD em todas as redes sociais! Estamos presentes no spotify, YouTube, Instagram, Facebook, Linkedin e Telegram!

Este artigo foi inspirado em um episódio do Podcast Líder HD!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.