17 DICAS HD PARA QUEM ESTÁ TRABALHANDO EM HOME OFFICE

O home office é uma tendência de trabalho que vem ganhou inúmeros adeptos nos últimos anos. Diversas empresas remodelaram seu estilo de trabalho e construíram uma gestão remota. É um formato de trabalho interessante, com vantagens e desvantagens.

O home office é uma tendência de trabalho que vem ganhou inúmeros adeptos nos últimos anos. Diversas empresas remodelaram seu estilo de trabalho e construíram uma gestão remota.  É um formato de trabalho interessante, com vantagens e desvantagens. 

Com a pandemia do coronavírus, diversas pessoas foram pegas de surpresa e precisaram começar a trabalhar assim. Porém, a adaptação não é um processo tão simples. Para os líderes é preciso muito foco e organização, no podcast liderando a distância , explico estratégias e ferramentas, além de vários insights e dicas. 

Se você ainda está enfrentando dificuldades de se concentrar, definir um horário, ser produtivo ou até mesmo separar o seu tempo de descanso, anote aí 17 dicas HD!

  1. Combine as regras do jogo com a família. É preciso colaboração. Quando alguém te interromper, lembre do acordo. Se você não consegue convencer a sua família que o seu trabalho é importante… 
  2. Em tempos de pandemia, todos da casa podem estar em homework, então combine bem os horários e como dividir as tarefas de casa.
  3. Tenha um espaço reservado – cantinho do trabalho. Evite improvisos. Se você tem mesmo que trabalhar em casa de uma forma frequente, faça um pequeno investimento em você mesmo e procure fazer o que estiver no seu alcance para ter um espaço adequado para trabalhar. 
  4. Desligue TV e outras distrações quando tiver trabalhando. Apesar do que tem gente que adora trabalhar com música… nesse sentido faz o que achar melhor pra você, mas evite o que te distrai. 
  5. Desabilite as notificações do Whatsapp e outros Apps. 
  6. No seu computador abra somente a janela que está trabalhando para não perder o foco.
  7. Não fique com a janela de e-mail aberta o tempo todo, isso dispersa sua atenção.
  8. Defina uma janela de tempo para trabalhar. Mantenha um horário de trabalho organizado.
  9. Disciplina com horário de almoço e fim do trabalho.
  10. Vista-se como se fosse trabalhar ou quase isso. Evite chinelo e pijama. É preciso  entrar no clima do trabalho, até a sua família vai notar isso. 
  11. Você precisa desenvolver um baita senso de responsabilidade. No homework você está em alto nível de autonomia, isso exige de você muita disciplina. Então se você tem locus de controle externo, esse vai ser um bom teste para você. 
  12. Acorde no seu horário de trabalho. Não fique na cama! Aproveite pra tomar um café com a família.
  13. Comece a trabalhar sempre no mesmo horário. Seja firme para manter uma rotina.
  14. Faça compras, limpeza, alimentação fora do seu horário. Durante o horário de expediente foque ao máximo no trabalho. 
  15. Mantenha tudo limpo e organizado. Providencie, pastas, nichos para organizar suas coisas. Um ambiente com informação demais tira o foco. 
  16. Ao terminar o dia de trabalho, deixe uma listinha de prioridades para o dia seguinte, assim você já começa o dia 100% focado.
  17. Desafie-se a terminar as coisas uma hora mais cedo. Isso vai te dar senso de produtividade. Quando você tem todo tempo do mundo pra fazer algo, o resultado é um só: improdutividade. 

Profissionais que fazem trabalho externo ou home office, devem cultivar valores como:

AUTO RESPONSABILIDADE | FOCO | ORGANIZAÇÃO | DISCIPLINA | PRODUTIVIDADE. 

Quer aprender muito mais sobre desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e liderança?

Inscreva-se no nosso canal do YOUTUBE e faça uma maratona com nossos vídeos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também