O Jogo do Contente

Hoje, vou compartilhar uma história inspiradora que irá te mostrar como lidar melhor com as adversidades e também revelar por que muitas pessoas têm uma mentalidade negativa. Prepare-se para se surpreender!

Uma Lição de Vida de Poliana: O Jogo do Contente

O Jogo do Contente 1

Viajaremos até 1890, na pacata cidade de Beldingsville, nos Estados Unidos. Imagine um lugar onde as carroças ainda dominavam as ruas e os primeiros veículos à combustão começavam a circular timidamente.

Em meio ao tédio e à monotonia dessa cidade, vivia Miss Polly, uma mulher rica e rabugenta, cuja vida era uma rotina sisuda e sem graça. Até que um dia, uma carta mudaria tudo…

Chegava a notícia de uma tragédia para a jovem Poliana, agora órfã, tendo perdido não só sua mãe, mas também seu pai. Porém, mesmo diante da adversidade, Poliana mantinha uma alegria contagiante, ensinando a todos o “Jogo do Contente”.

Esse jogo, ensinado por seu pai, consistia em encontrar motivos para ficar contente mesmo diante de situações aparentemente ruins. Por exemplo, ao receber um par de muletas ao invés de uma boneca, Poliana encontrou alegria no fato de não precisar delas. Essa perspectiva positiva da vida a acompanhou mesmo após tantas perdas.

Por que Temos uma Tendência ao Negativismo?

O Jogo do Contente 2

A ciência explica que isso se deve ao viés de negatividade, uma tendência psicológica que nos faz dar mais atenção às experiências negativas do que às positivas. Esse viés tem origens evolutivas e impacto emocional, afetando nossas decisões e relações interpessoais.

Além disso, reclamar, embora tenha seus benefícios terapêuticos e sociais, reforça o viés de negatividade, gerando um ciclo de insatisfação e mal-estar.

Práticas HD

Não estamos fadados ao pessimismo! Assim como Pollyanna, podemos escolher ver o lado bom da vida e espalhar alegria ao nosso redor. Lembre-se: as palavras têm poder para criar realidade. Se for pedir algo, peça a felicidade! Você é o que você espalha.

Aqui estão algumas práticas:

  1. Leia o livro “Poliana” e se encante com essa história inspiradora.
  2. Tome consciência do seu viés de negatividade e busque controlá-lo.
  3. Cultive a gratidão diariamente, focando nos aspectos positivos da vida.
  4. Jogue o “Jogo do Contente”: encontre motivos para ficar contente mesmo diante das adversidades.
  5. Compartilhe essa mensagem positiva, incentivando outros a se juntarem ao jogo.

Ouça o episódio completo

Se você se inspirou com esse artigo, ouça o episódio completo para ter uma experiência transformadora. Devo te alertar que esse episódio possui uma grande chance de te cativar e mudar a sua forma de enxergar o mundo.

Se você quer ter acesso a conteúdos ainda mais transformadores que esse e que vão revolucionar os resultados da sua empresa, fale com um dos nossos consultores e conheça nossas soluções!

Os alunos e alunas do Curso Liderança Evolutiva® têm acesso a um conteúdo exclusivo sobre esse tema e muito mais. Quer fazer parte desse mundo? Saiba mais aqui.

Siga o Líder HD no InstagramFacebookLinkedInYoutubeTikTok e ouça nosso Podcast

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.