As 5 saúdes que você tem

Para que uma pessoa seja plena, é essencial que ela tenha as 5 saúdes em harmonia. Que seja saudável nos 5 campos da vida.

Normalmente as empresas e as pessoas de forma geral, associam o tema saúde a tudo que é físico. Quando cuidamos da saúde de alguém, necessariamente pensamos que estamos cuidando do corpo de alguém. Até nas empresas, os órgãos de segurança do trabalho cuidam muito da saúde física, tem atenção especial com acidentes que possam prejudicar o corpo. Portanto, a primeira saúde que nós temos é a saúde física.

A segunda, é a saúde emocional. As pessoas que não possuem a saúde emocional equilibrada, em função de perdas, pressões e estresse por exemplo, com certeza vão estar fora do eixo. Esse fato pode, inclusive, afetar a saúde física. Hoje sabemos da existência de várias doenças psicossomáticas que são oriundas de problemas emocionais. Por isso, cuidar da saúde emocional é muito importante. Em muitos países, as áreas responsáveis pela segurança do trabalho nas empresas, já têm a atenção voltada para o cuidado com essa saúde. Chegaram à conclusão que grande parte dos afastamentos é dada por problemas emocionais. Problemas em casa e até desconforto com a empresa, são causas comuns na entrada de atestados, mesmo que esses venham sustentados por doenças físicas. Além dos problemas pessoais, é claro, que tiram as condições de trabalhar de forma normal.

A terceira saúde é a financeira. Essa saúde é vital para que a pessoa tenha um pouco de paz e qualidade de vida. Para ter saúde financeira, a principal regra é: “Gaste menos do que ganha. ”. Além disso, consumir com atenção e ter critério nos gastos, também contribui para que a pessoa tenha uma viva de forma mais tranquila. Uma vida financeira desequilibrada, pode acarretar em problemas emocionais, doenças e estresse excessivo.

A quarta saúde é a social, representada pela qualidade do relacionamento com as pessoas, com a família, amigos, colegas de trabalho. A pessoa que vive em atrito, brigas e discussão, não possui uma saúde social satisfatória, perdendo plenitude, paz de espírito e qualidade de vida. Para ser completamente saudável, é importante que se tenha saúde social, nutrindo relacionamentos de bom nível e cuidando das pessoas ao redor e vice-versa.

A quinta e mais importante saúde, é a espiritual. Essa saúde está relacionada com o cuidado com a energia individual, para que exista paz de espírito e tranquilidade. Ter uma boa espiritualidade é necessariamente ter bons valores, já que os valores são manifestações de energia. Se o indivíduo vive em paz e harmonia, com afeto com as pessoas, nutrindo bons valores e bons comportamentos, com certeza ele possui uma espiritualidade elevada. Esse fato se torna uma boa reflexão para a vida.

Para ser saudável e ter plenitude é necessário buscar as 5 saúdes. Quando essas são bem cuidadas, a pessoa se torna plena. Que tal relacionar essas 5 saúdes e enxergar oportunidades, ver o que fazer para cuidar melhor de cada uma delas a partir de agora?

Comentários