Qual é o seu propósito?

O ego quer dispersar. A alma quer encontrar.

Você já parou para pensar sobre qual é o seu propósito? Será mesmo que você já foi fundo o bastante para descobrir? Nesse artigo vamos ver o propósito com as lentes HD!

Existem muitos livros, vídeos, filmes e uma infinidade de conteúdos falando sobre propósito. Aqui queremos oferecer uma perspectiva mais ampla, em alta definição, um olhar bem singular, que deve ampliar sua compreensão sobre o que é propósito – e a partir disso você pode colocar sua vida em linha com ele ou redefinir o seu destino.

Qual é o seu PORQUÊ?

Quando falamos de propósito, normalmente isso tem haver com o porquê de você estar vivendo. Então reflita bem: por que você vive? O que você quer na vida? Onde seus pensamentos e a sua energia estão concentrados na maior parte do tempo? Por que você trabalha? Essas perguntas te aproximam do que pode vir a ser o seu propósito.

Como líder, eu sou um eterno observador sobre o que move as pessoas, porque é lá que está o propósito delas. Então pense bem: o que te move?

Se eu quero descobrir isso, eu não pergunto “o quê” a pessoa faz, mas “porque” ela faz. O porque é o que nos mostra o propósito das pessoas… e consequentemente o nosso também. Se você quer se conectar com alguém de verdade, não se concentre tanto no que ela faz e no que ela diz, mas procure entender porque ela faz e diz.

Então eu te pergunto: por que você faz o que você faz?

Muitas pessoas dizem não saber o seu propósito e você pode até pensar que existe alguém que não tenha um, mas a verdade é que todo mundo tem! Muitas pessoas, sem se dar conta, estão vivendo por um propósito qualquer, porém, nem sempre elas estão conscientes disso.

Quais são as suas NECESSIDADES?

Suas necessidades revelam muito sobre quem você é e o que te move. Elas também revelam em que nível de consciência você opera na maior parte do tempo. Portanto, se você compreende as suas necessidades, você compreende o que te move ou para onde você se move.

Só para lembrar daquela velha aula de física: se você sabe para onde você se move… você entende o seu sentido. E sentido, tem tudo haver com propósito.

As necessidades de uma pessoa mudam ao longo da vida, assim o propósito também muda eventualmente. Um adolescente tem necessidade de ser aceito num grupo, fazer parte, socializar, entrar para uma tribo. Uma criança tem necessidade de brincar como se não houvesse amanhã! Um adulto tem necessidade de buscar sua independência e sua estabilidade. E na medida em que um nível de necessidade é superado, outros se revelam.

Então, se você der alguns passos para trás e olhar a tela grande, vai se dar conta de que o alvo é móvel, as necessidades mudam, os contextos mudam, os anos passam e novos propósitos podem surgir.

Você tem sede de quê?

Como separar desejos de necessidades?

Quais são seus SONHOS?

Seus sonhos são seus horizontes, eles te fazem caminhar. Podem ser sonhos de infância, grandes objetivos de vida, aquela coisa que nunca sai da sua cabeça. Podem ser objetivos como ter um carro ou uma casa. Pode ser o desejo de tocar um instrumento ou de praticar um esporte. Alguma coisa que ajude a expressar quem você é. E às vezes esse sonho está lá, engavetado, em algum lugar da sua memória ou do passado que você nem se lembra mais. Nossos sonhos expressam as necessidades.


Contextos

Muitas vezes nosso propósito é revelado por um CONTEXTO! Você está lá, vivendo a sua vida numa boa, pode estar bem ou não, mas de repente acontece algum fato que, como um gatilho, dispara um lado seu, que faz a sua vida tomar um sentido diferente. Às vezes são contextos bons, mas muitas vezes são os contextos de crise que revelam o propósito, assim como nessa história:

Há 20 anos atrás, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, uma mãe chamada Jane Berlose Moysés perdeu seu filho ainda criança para o câncer. Tendo passado um grande sofrimento e vendo tantas mães com a mesma dificuldade, decidiu criar uma fundação com o nome do seu filho “Ricardo Moysés Júnior”, para acolher e cuidar de crianças com câncer e facilitar seu tratamento para a cura. Hoje é uma das instituições mais importantes do Brasil nessa área e faz um trabalho sem fins lucrativos, abnegado, com profissionalismo e belíssimos valores. Com certeza a Jane encontrou o propósito da vida dela e, mais que isso, catalisou milhares de pessoas em torno de uma causa.

Então, os contextos também podem dar, mudar ou elevar o propósito de alguém.

Não deixe o MEDO te nortear

Existem muitos medos que se disfarçam de propósito e podem arrastar pessoas por uma vida inteira. Tem gente com medo de não ter o suficiente e trabalha a vida toda, movida por propósitos aparentemente bons, mas no fundo alimentados por medo de escassez. E por mais dinheiro que se possa acumular, a pessoa ainda continua com o mesmo mecanismo mental, escravizando sua vida. E, ao invés de desenvolver virtudes edificantes, a pessoa desenvolve patologias mentais e vícios de caráter, como a avareza.

Conceito HD: Propósitos desenvolvem virtudes, medos desenvolvem vícios.

Contudo, existem outros medos que se disfarçam de propósito. O melhor jogador do mundo sente uma necessidade perturbadora de ser reconhecido. O maior ditador do mundo, não tendo sido amado por seu pai, espera isso dos seus súditos. Entre tantos outros exemplos que podem ser tema para outro artigo!

REFLEXÕES E PRÁTICAS HD

Refletir sobre os seus medos e sobre suas crenças limitantes também pode te levar a descobertas incríveis sobre propósito.

Então se você quer fazer uma grande reflexão para descobrir o seu, confira as práticas HD:

Vou te propor algo diferente, absolutamente simples e extremamente poderoso:

Anote as cinco perguntas que eu vou te fazer numa folha de papel. Reflita sobre cada uma delas e escreva suas respostas. Escrever é uma forma de elaborar e estruturar seu pensamento.Lembre-se que é você com você mesmo, não tem certo nem errado. Quanto mais profunda for a sua reflexão, mais significado isso terá para sua vida. Vamos lá:

  1. Por que você vive?
  2. Se a felicidade fosse a moeda nacional, qual trabalho faria de você um milionário?
  3. Você tem sede de quê?
  4. Quais foram os medos que você sentiu quando criança?
  5. Sobreviver, se relacionar, vencer, se diferenciar, ter um significado, fazer a diferença, servir de forma desinteressada. Qual desses propósitos reflete você?

E aí, já começou a refletir? Agora é só fazer aquela coisa que transforma: FAZER!

Líderes que inspiram

Estamos quase no final do artigo, mas antes de partir, fique com a cereja do bolo!

Nós recebemos muitos feedbacks pelo WhatsApp do Líder HD, e ultimamente uma coisa tem chamado atenção: várias pessoas que faziam um programa de coaching da Universidade de Santa Catarina estavam mandando mensagens calorosas, com histórias incríveis.

Então eu imaginei que havia alguma boa alma lá que estava indicando o nosso podcast. Pedi para o meu time descobrir quem era, porque eu fazia questão de ligar pessoalmente para agradecer.

Foi aí que eu descobri algo muito maior. Uma pessoa com um propósito maravilhoso. Ela se chama Lídia Picinin, que é carinhosamente chamada de Lidinha por seus alunos.

Médica Veterinária, com especialização e mestrado em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, e Doutora em Ciência de Alimentos, ela é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina no curso de Medicina Veterinária.

Alguns anos atrás ela se deu conta de que os alunos saiam da faculdade muito preparados tecnicamente, mas com pouca bagagem de autoconhecimento, conhecendo pouco de gente e sem reflexões sobre questões existenciais. Então ela mergulhou nesse mundo e criou na Universidade um programa chamado TJ Coaching: um curso belíssimo de desenvolvimento pessoal. E isso deu um significado muito maior para todos que passam por lá. Ela se mostrou uma pessoa notável, preocupada em fazer a diferença, empenhada em formar profissionais, mas também pessoas elevadas. E isso só foi possível, porque o propósito da Lídia é belíssimo.

No seu perfil ela escreveu sua missão pessoal assim:

“Ser uma pessoa melhor a cada dia, buscando superar a minha própria melhor versão, compartilhando conhecimentos, servindo pessoas e animais, desenvolvendo talentos e contribuindo cada vez mais para um mundo melhor. Que todos que conviverem comigo, direta ou indiretamente, levem consigo algo de bom e que permaneçam em constante evolução e alimentando uma forte corrente do bem. Que o Amor e Deus me conduzam sempre nessa jornada e estejam constantemente presentes em minha vida, dando-me força e energia para seguir fielmente minha missão. Que o Amor que hoje me nutre jamais se esgote e que seja eternamente cultivado para uma colheita perene e inspiração constante. Que eu seja sempre instrumento de luz e alegria, que conquiste pelo exemplo, e mensageira do amor, para tocar e aquecer todos os corações. Que eu alcance a plenitude com humildade e deixe um belo e inesquecível legado. Enfim, que eu faça a diferença nesse mundo para melhor, e que ame sem medida sempre!”

Conseguiu entender o nível da Lídia? Viu a clareza com que ela declarou seus valores e o que ela quer? Que tal você escrever o seu manifesto pessoal?

O que te representa?

Uma boa prática para avaliar o seu propósito é refletir sobre qual música representa melhor você. No caso da Lídia ela diz que é a música “I was here” da Beyoncé. A letra dela diz assim:

“Quero deixar minhas pegadas sobre as areias do tempo

Saber que havia algo lá, que teve significado e que eu deixei um legado

Quando eu deixar este mundo, não vou deixar arrependimentos

Vou deixar algo para lembrar, eles não vão esquecer

Quero dizer que vou viver cada dia até eu morrer

E saber que eu tinha algo na vida de alguém

Os corações que toquei serão a prova que deixo

De que fiz a diferença e este mundo vai ver

Só quero que eles saibam

Que dei o meu máximo, fiz o meu melhor

Trouxe alguma felicidade a alguém

Deixei este mundo um pouco melhor simplesmente porque

Eu estava aqui

Vivi, amei

Fiz, concluí tudo que queria

E foi mais do que pensei que seria

Eu vivi (vivi!), eu amei”

Seja um só, com sua mente e alma

Na última gota desse texto eu quero te contar uma coisa importante: o seu propósito pode mudar ao longo do tempo, de acordo com a sua evolução pessoal. Como uma espiral de desenvolvimento ao longo da vida, as pessoas podem alcançar outros ciclos.

O propósito do ser vivente é de sobreviver e perpetuar.

O propósito da perpetuação é a continuação da vida.

O propósito da vida é a conexão, a comunidade, a descoberta, o aprendizado e a evolução.  

O propósito da evolução é a expansão da consciência.

O propósito da expansão da consciência é a compreensão e experiência da unidade.

O propósito da unidade é ser. É manifestar.

Toque HD:  A sua mente busca um propósito. Mas a sua alma, só quer se expressar.

SEJA UM PROFISSIONAL COMPLETO!

O Curso Profissional HD está totalmente conectado com tudo isso que nós estamos tratando nesse artigo. As chaves para você compreender o propósito da sua empresa, como se alinhar com ele, descobrir o seu potencial, suas inteligências, como ampliar a sua capacidade de evolução e aprendizado. Além disso, como compreender e identificar seus valores, seu propósito e, finalmente, como tomar as rédeas da sua vida de forma consciente – criando um mapa para o seu êxito pessoal e profissional.

Se você quer uma experiência profunda para se desenvolver, clarificar o seu propósito e abraçar o êxito, eu te espero no curso Profissional HD.

E temos uma notícia especial para você:

O valor desse curso no nosso site está em R$ 599,00. Mas nesta semana, você pode ingressar nesse curso com apenas R$ 390,00. A hora é agora, só clicar no link abaixo:

https://pay.hotmart.com/F6963518C?off=0dxeqpuv&checkoutMode=10


Acessa agora www.profissionalhd.com.br e venha conosco nessa jornada, para que você encontre a sua melhor performance com propósito!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também