Nível de consciência e as competências de um Líder ESG

Nível de consciência ESG

Os resultados de uma empresa estão diretamente ligados à forma com que a liderança conduz a sua equipe e o negócio, isso tem tudo a ver com o nível de consciência que ela opera. Portanto, um líder que não se preocupa com a sustentabilidade e foca somente em dinheiro não está sendo o líder que o mundo está precisando.

Quando um negócio alia os ganhos financeiros ao ESG, ali tem também uma liderança sustentável. Afinal, para uma empresa ser sustentável ela precisa ter valores ligados a essa postura. 

Então, se você quer ser o líder que o mundo de hoje está pedindo e compreender como o ESG muda as competências do líder, confira o artigo de hoje!

O que é ESG?

Environmental Social and Corporate Governance, ESG, é uma sigla que significa boas práticas ambientais, sociais e de governança. 

Este é um movimento estruturado do mercado para reconhecer empresas que valorizam critérios de sustentabilidade nos negócios. Uma empresa ESG procura construir um ambiente sustentável através da redução dos danos ao meio ambiente e adotando as melhores práticas administrativas. 

Contudo, é importante compreender que a sustentabilidade compreende muito mais do que a natureza. Você pode tornar o seu ambiente de trabalho mais sustentável, produzir de forma mais sustentável e contribuir com o social. E quando você alia essas práticas no seu negócio, você pode se tornar uma empresa sustentável.

Para saber como e quais os critérios para se tornar uma empresa sustentável, leia o artigo O que é ESG e por que é tão importante para as empresas?

Como a consciência impacta no mundo

Consciência é tudo aquilo que você reconhece como sendo parte de você, o que você dá importância, valoriza e se sente responsável e isso é o que determina o nível da sua consciência.

Esse é um tema muito recente do estudo humano, estamos começando a compreender um pouco sobre isso, por isso é um tema que causa tanta dúvida. Dentro do universo da sociedade existem infinitos níveis de consciência

Cada pessoa é capaz de olhar para fora em uma escala. Existem pessoas que têm horizontes infinitos, desde o olhar para o outro até mesmo para o mundo. Entretanto, também existem aquelas que não são capazes de olhar para fora de si e acabam tendo um nível de consciência muito reduzido.

Mas para facilitar a reflexão eu trouxe um pequeno recorte sobre isso

A consciência influencia na forma como nós evoluímos, como a cultura evolui, a empresa evolui, a sociedade evolui, o mundo evolui. Sendo assim, a gente consegue observar em nossa sociedade atual alguns níveis de consciência muito presentes e como a gente, como indivíduos e comunidade, trilha essa jornada dentro disso. 

Os níveis de consciência de um líder

Não diferente da vida cotidiana na esfera pessoal, dentro do universo corporativo esses níveis de consciência também influenciam e muito na forma com que a economia se desenvolve e caminha. 

Dentro das empresas é possível encontrar basicamente quatro níveis de consciência mais presentes. Lembrando que existem vários níveis abaixo e acima desses que você citados aqui, mas esses são os mais comuns.

Nível emocional 

A consciência emocional é muito reativa, a pessoa reage ao meio, tem uma postura impulsiva quanto às coisas que acontecem ao entorno dela. Essas pessoas sentem-se responsáveis por si .

Nível racional 

Esse nível de consciência já trabalha em um pensamento mais estruturado, racionalizado que age com disciplina e planejamento. As pessoas que esse nível predomina sentem-se mais responsáveis pelos seus.

Nível criativo

O nível de consciência criativa envolve a curiosidade, a exploração, o senso de investigação, de perguntar, de querer saber. Essa pessoa sempre se coloca sempre a inventar, transformar e imaginar. As pessoas que têm esse nível de consciência olham mais para os seus de uma forma mais fluida e aberta.

Nível sentimental

Quando você continua a desenvolver a sua consciência, vai expandindo, chega ao nível sentimental. Aqui a pessoa começa orientar a sua vida e perceber as coisas a partir de valores que estão no coração. Ela se preocupa em como neutralizar o impacto que gera, com o legado que deixa, em como ela pode ajudar as pessoas, a comunidade, o meio ambiente, o planeta. Essas pessoas sentem-se responsáveis pelo mundo.

A viagem mais longa que um ser humano pode fazer é da cabeça para o coração 

Quem age com coração age baseado nos valores que tem dentro de si. O que você tem no seu coração?

  • Bondade?
  • Raiva?
  • Amor?
  • Ambição?
  • Generosidade?
  • Ganância?
  • Gentileza?

O que você tem dentro do seu coração, conecta você ao seu propósito, às suas atitudes, à forma que você lida com a vida.

Como o ESG muda as competências de um Líder?

Hoje já é possível observar vários movimentos acontecendo nessa direção, alguns exemplos são o ESG, o Sistema B, o Capitalismo Consciente. Esses são movimentos globais que acreditam e trabalham para desenvolver um ecossistema de negócios mais sustentável.

Conheça mais sobre o Sistema B no podcast 081 | Seja B. Seja a mudança!

As lideranças que encabeçam e abraçam esses movimentos são líderes com níveis de consciência que se preocupam com o que estão fazendo com os seus e com o meio, eles carregam valores como prosperidade, colaboração, sustentabilidade.

Os modelos de gestão de nível 4, nível sentimental, começam a olhar para fora da empresa, importam-se com o impacto que eles têm na sua comunidade, na sociedade, no mundo, no meio ambiente.

Atualmente está se provando que é perfeitamente possível alinhar resultados com sustentabilidade. Segundo um estudo da consultoria PwC, divulgado em outubro, 79% dos investidores consultados alegam que as práticas ESG afetam as tomadas de decisão de suas aplicações.

Não é mais uma questão de “e se”, já é realidade que o mundo dos negócios e a sociedade estão pedindo líderes que se comprometam com essa agenda, com essa nova forma de fazer o mundo e a consciência da sociedade se desenvolver!

A revolução que vamos assistir vai ser liderada pela consciência. Os líderes que conseguirem olhar para dentro e encontrar o outro dentro de si são os que vão estar à frente dessa nova transformação, são eles que vão construir as pontes para conseguirmos causar um impacto positivo no mundo.

Participe do evento Liderança para Resultados e comece a planejar agora o seu 2023!!! São 3 dias de aulas gratuitas, online e com certificado! Garanta a sua vaga aqui!

Se você quer construir líderes que fazem a mudança, a transformação e andam sempre à frente construindo o futuro, leve esses conceitos e muito mais para dentro da sua empresa com o Líder HD! Se você quer ver o seu negócio prosperando, entre em contato com a nossa equipe agora!

Não se esqueça de seguir o Líder HD no InstagramFacebookLinkedIn, entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

MICHAEL OLIVEIRA

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, em posições de C-Level.

Podcast

Inspire-se com o podcast de liderança mais popular do Brasil.

Vídeos

Dicas de liderança para o seu dia a dia com a abordagem única do Líder HD.

Blog

Artigos com o nosso olhar sobre temas que estão no radar dos melhores líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *