Como liberar o potencial das pessoas: 5 perguntas matadoras

Existe uma ferramenta que se você souber usar com sabedoria, vai conduzir e conectar as pessoas de uma forma muito mais assertiva. Nesse artigo, eu vou te mostrar como usar essa força poderosa a seu favor e como ela pode te ajudar até mesmo no feedback!
liberar o potencial das pessoas com 5 perguntas matadoras

A forma mais importante e mais poderosa para você liberar o potencial das pessoas, fazer com que se apropriem das coisas como se fossem donas, é usando uma das ferramentas mais poderosas que existe.

Mas antes é preciso que você descubra uma coisa importante sobre si mesmo: você sabe fazer perguntas? Não é qualquer pergunta, mas as perguntas certas! Essa é uma das ferramentas fundamentais que um bom líder deve saber usar. Se você dominar essa arte, você consegue extrair o máximo da sua equipe!

Portanto, se você souber usar com sabedoria, vai conduzir e conectar as pessoas de uma forma muito mais assertiva, inteligente que a grande maioria dos líderes. Nesse artigo, eu vou te mostrar como usar essa força poderosa a seu favor e como ela podem te ajudar até mesmo no feedback!

Técnicas para fazer boas perguntas

Existem algumas técnicas, dicas importantes que podem te ajudar a dominar essa ferramenta e liberar o máximo potencial das pessoas e, consequentemente, transformar seus resultados, a sua relação com a sua equipe e seus colaboradores! 

Normalmente, líderes que estão carregando pedra, sofrendo, sentindo que tem que ficar empurrando o time o tempo inteiro, sentindo um peso do mundo nas costas, provavelmente, não estão usando adequadamente a pontuação.

É impressionante como as pontuações que usamos na fala determinam o nível que você está operando. Eu vou te dar alguns exemplos:

Exclamadores

Os líderes que são mais emocionais, coléricos, possessivos e mandões normalmente exclamam, ou seja, eles usam e abusam da exclamação para poder dar ordens, mostrar a sua energia e força para empurrar as pessoas.

Entretanto, esse modelo de liderança é muito desgastante tanto para os liderados quanto para quem lidera. Então quando você vir um líder reclamando do peso que ele carrega nas costas, saiba que ele é centralizador e fica mandando nas pessoas o tempo todo.

Desta forma, quando ele para de mandar, as pessoas param de fazer.

Afirmadores

Já os líderes que são diretivos, objetivos, eles afirmam, dizem de maneira clara o que tem que ser feito. Existe pouco espaço para o diálogo, ou seja, tudo está bem definido e as pessoas sabem o que tem que fazer.

Sendo assim, ele manda e as pessoas obedecem. Ele direciona e as pessoas fazem. Ele orienta e as pessoas seguem. Então essa relação é mais harmônica, mais racional que a com o líder exclamativo, porém de pouca troca.

Perguntadores

Os líderes criativos fazem perguntas porque, quando eles fazem perguntas, eles fazem o diálogo fluir, interagem e provocam aqueles que estão com eles independente da situação, desde uma negociação até uma entrevista com a equipe.

Desta forma ele faz com que as pessoas pensem, porque quando se faz uma pergunta para alguém, essa pessoa tem que pensar, estruturar um raciocínio para responder. A partir disso, você estimula a participação, a busca por soluções, a interação e faz com que a pessoa se envolva na questão.

Atenção Conceito HD: As perguntas são um gatilho poderoso para disparar diálogos! Se você é líder e faz boas perguntas, as pessoas, necessariamente, têm que elaborar um pensamento e participar da conversa. 

Quando os líderes criativos fazem muitas perguntas, as pessoas pensam mais e o resultado disso em médio e longo prazo é que o potencial dela só é liberado cada vez mais, porque elas participam ativamente das decisões e das coisas do dia-a-dia da empresa.

Ouvintes

Os líderes mais evoluídos ouvem. Eles nem sequer falam porque estão mais interessados em ouvir as pessoas, eles circulam, conhecem a equipe, sabem do dia a dia da empresa. Eles estão abertos a ouvir todo mundo e isso faz muita diferença!

3 dicas para aprender fazer as perguntas certas e liberar o potencial das pessoas

Então eu te contei que existem quatro formas de você se relacionar com as pessoas e liberar o potencial delas através da forma que você fala: você pode exclamar, afirmar, fazer perguntas; e através de uma da escuta: você pode ouvir e realmente se conectar com mais profundidade com as pessoas.

Como a proposta desse artigo é ensinar você a despertar o máximo do potencial dos seus colaboradores aprendendo a fazer perguntas certas para que você pule para esse nível de criatividade, de interação e eu vou te mostrar dicas poderosas para aprender a usar essa ferramenta!

Sempre deixe uma pergunta no final

Ter um diálogo enriquecedor, onde você consiga falar, discutir, debater ideias é fundamental, mas você precisa fazer uma coisa muito simples, no final faça uma pergunta. 

À medida em que você estiver dialogando com alguém, você pode contar um caso, dar sua opinião, porém no final você sempre devolve com uma pergunta. Aprenda devolver a resposta à pessoa, no final da sua fala, com a pergunta.

Sendo assim, toda vez que você fizer uma pergunta ela vai ter que elaborar, pensar e dar opinião. Se você tira a pessoa da zona de conforto, ela começa a participar mais. Então essa é uma forma de você tirar esse peso da reunião, da conversa das suas costas e dividir com as pessoas e extrair o máximo potencial delas.

Porque a pior coisa que existe para um líder é ter que empurrar as pessoas para que elas façam o que tem que ser feito, isso é muito cansativo. 

Coloque a pessoa no centro da questão

Se você tem um problema, quer dar um feedback, fazer uma entrevista, enfim, faça perguntas e deixe que a pessoa elabore. Mas um ponto fundamental neste caso é ter paciência para ouvir.

Às vezes a pessoa vai levar um tempo para processar, elaborar um raciocínio, responder. Espere, não interfira, não ajude a pessoa a responder e não fale enquanto ela estiver falando.

Ter a sabedoria de que este é um momento para se ouvir é muito importante. Quando você faz uma pergunta e tem paciência para ouvir e até mesmo faz silêncio para poder ouvir o outro é um sinal de reverência, de atenção.

Desta forma, a pessoa vai sentir que você realmente está se importando em saber a opinião dela e, consequentemente, vai se conectar mais, fazendo com que ela se sinta mais confortável em falar e expor o que realmente pensa e você vai conseguir ir liberando aos poucos o potencial dela.

Faça perguntas abertas 

Quanto mais aberta é a pergunta, mais a pessoa tem que elaborar, mais ela tem que pensar para responder e mais você vai exigir que ela busque explorar o seu máximo potencial. Se você fizer perguntas que vão terminar, a bola volta para você muito rapidamente e você não consegue fazer com que o outro se movimente.

Então quanto mais aberta, mais simples e mais profunda é a pergunta, mais as pessoas têm que pensar.

Aqui vai um exercício: ao invés de dar a solução para a pessoa que traz um problema, devolva para ela a seguinte pergunta: o que você faria se você estivesse no meu lugar?

Ninguém espera receber uma pergunta em uma situação dessa, porque, normalmente, qualquer pessoa espera que o outro tenha a solução. Somente a pergunta vai fazer a pessoa sair do modo do modo avião.

E quando você joga para ela a iniciativa, ela vai ter que processar a pergunta e achar uma resposta que construa um caminho. Isso é uma estratégia para você conseguir liberar o potencial que está lai dentro dela. Se ela te devolver de uma forma rasteira, sem pensar muito, mais uma vez volta com a pergunta para ela.

Você tem que tirar a pessoa da Zona de Conforto e você faz isso quando faz as perguntas certas! 

Se você quer saber mais dicas para aprender a sair da Zona C e transformar a sua vida, ouça o EP 066 | Saia da Zona C:

Quanto mais aberta é uma pergunta, mais conexão você gera com as pessoas e você pode criar essa experiência em qualquer ambiente que você esteja.

Por exemplo, eu vou criar aqui e agora com você e você pode compartilhar as respostas no seu story e quem compartilhar e marcar o @liderhd vai ganhar o e-book incrível “Perguntas Perturbadoras” com mais 100 perguntas para você refletir, ou fazer alguém refletir. Vale a pena participar para ganhar esse brinde transformador! Bora lá?

  • Se a moeda nacional fosse a felicidade, que trabalho faria de você um milionário?
  • O que você faria se não tivesse medo?
  • Qual sonho você ainda não realizou?

Mas se você quiser responder essas perguntas em particular e mandar por direct, vou adorar saber! Mas lembrando que o brinde é só para quem compartilhar nos stories e marcar o Líder HD!

5 perguntas matadoras para fazer em qualquer situação

Eu separei perguntas matadoras para você usar em entrevistas, negociações e no seu dia a dia de maneira geral! 

  • Se você fosse fazer algo que impactasse 1 bilhão de pessoas, o que você faria?
  • Você coloca todos os seus aprendizados em prática?
  • Você desistiria dessa vaga se eu te desse uma boa grana?
  • Se todas as profissões pagassem o mesmo salário, qual você escolheria?
  • Se você estivesse correndo atrás do seu sonho, você estaria onde está?

Matadoras essas perguntas, não é mesmo? São questões simples, mas muito profundas capazes de levar qualquer pessoa a um nível interior muito particular e descobrir coisas que talvez não saiba sobre si próprio!

Agora que você já sabe como fazer as perguntas certas, deixo aqui 3 dicas ainda mais especiais para você aprender mais técnicas de liderança em alto nível!

Se você quer ter resultados realmente relevantes e sustentáveis na sua vida, ser uma liderança reconhecida e desejada pelo mercado! Faça o Curso Liderança Evolutiva® clicando aqui!

Agora, se você quer levar essa metodologia e ajudar a sua empresa a evoluir e encontrar resultados acima da média e sustentáveis, você pode levar essa metodologia única e transformadora para o seu negócio! Leve o Líder HD para sua empresa!

Por último, siga a gente no Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube e entre para nosso grupo no telegram e ouça os nossos podcasts!

Você pode saber mais sobre esse assunto no vídeo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

MICHAEL OLIVEIRA

Michael Oliveira Líder HD

Michael é Líder e Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança. Atua em posições estratégicas há 20 anos, é especialista em gestão de negócios e já liderou equipes e empresas nas principais capitais do Brasil, ocupando cargos de gerência até CEO.

Leia também

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site