Reclamar ou fazer algo a respeito é questão de escolha

A forma como cada pessoa lida com os problemas da vida é muito reveladora. Revela seu mindset, pois na maioria das vezes, as pessoas tendem a apresentar o mesmo comportamento ao resolver problemas triviais ou complexos.

Quando o indivíduo se depara com uma pedra no caminho, pode apenas reclamar, pode ser indiferente e ficar inerte, ou pode fazer algo a respeito. Normalmente, as pessoas que têm êxito na vida, e que possuem mais chances de crescimento, são aquelas que têm mais entrega, que usam a criatividade e que têm atitude. Elas fazem algo a respeito sobre os obstáculos que lhe são apresentados.

A pessoa pode se mostrar resiliente, antifrágil e encarar com abertura os problemas e, com isso, resolvê-los. Em contrapartida, pode adotar uma postura defensiva e ficar reclamando. A chave por traz dessa escolha é o mindset de cada indivíduo. A cada problema, obstáculo ou dilema, o mindset se revela.

A escolha de reclamar ou fazer algo a respeito reforça o mindset. Uma pessoa que possui um mindset negativo e vive reclamando de tudo e todos, pode ter esse comportamento alterado. A mentalidade pode ser transformada a partir do momento em que essa postura for observada e uma vez tomando consciência, a pessoa estiver disposta a procurar agir de uma forma diferente.

É muito importante ressaltar a diferença entre reclamar e dar feedback. Reclamar é improdutivo. Não agrega absolutamente nada, não tem efeito prático na vida das pessoas e, principalmente, na vida de quem reclama. A pessoa que só reclama se torna negativa, abatida e não obtém nenhum resultado para sua situação. Dar feedback é conversar, é olhar no olho, ser sincero e, de fato, sugerir e se comprometer com alguma mudança.

Se a postura de reclamar diante das coisas da vida for adotada, é importante que o indivíduo saiba que essa escolha o deixa em um polo negativo e sua energia, cada vez mais, se carrega desse polo. E se a pessoa se enche de carga negativa, só vai atrair pessoas negativas e vai ficar cercado de gente que só reclama da vida.

Para lidar com os problemas e se manter produtivo, fazendo algo a respeito, o essencial é que as escolhas certas sejam feitas e que se tenha foco. Além disso, é importante não reclamar e não se preocupar com as coisas que não se pode fazer nada a respeito. Essas coisas só consomem energia, não agregam valor e criam ambientes negativos.

Topa um desafio? Tente ficar um dia sem reclamar de nada. Você vai ver o quanto é difícil, mas também vai perceber o quanto seu dia a dia vai ser libertador, produtivo e o quanto seu foco e sua atitude vão aumentar. Essa experiência é impactante e transformadora.

 

 

Comentários