Qual tamanho de peixe você quer pescar?

Numa manhã ensolarada, bem cedinho,  um velho pescador arrumava sua rede e seu pequeno barco para zarpar. Então um jovem se aproximou, curioso… com aquele olhar de aprendiz… e lançou para o pescador suas palavras “Deve ser bom ser pescador… eu queria ser pescador um dia..”. O pescador continuou acomodando as coisas no barco, mas levantando os olhos revidou “dever ser bom por quê?”.

– Ah, eu gosto do mar, sair pelo mar para pescar todo dia deve ser maravilhoso. Quero fazer isso a minha vida inteira…

– E porque não faz?

– Vou fazer quando crescer. Eu só tenho 12 anos.

– Isso não quer dizer nada – disse o pescador de pronto – Comece a pescar agora, comece com uma vara e um anzol e pegue os peixes pequenos. Não fique esperando ter um navio, para fazer uma coisa que você pode com os pés na areia. Um passo de cada vez.

O menino ficou ali parado,  observando o pescador preparar o barco, arrumar sua rede, ajeitando uma bolsa com água e algum alimento… Então pensou, pensou e quebrou o silencio novamente “e quando eu vou poder pescar peixes maiores?

O pescador parou o que estava fazendo deu dois passos em direção ao menino, olhou bem no fundo dos olhos dele e com uma paciência de quem vive há trinta anos no mar falou “Quando você quiser. Os peixes sempre estarão ali, de todos os tamanhos e formas, você pesca quando quiser pescar.”

– Mas para pescar os maiores eu preciso de barco, rede, molinetes, coisas que eu não tenho…

– Quando você quiser realmente pescar os peixes grandes você vai dar um jeito nisso. Não são essas coisas que você precisa para pegar os peixes grandes. Ter uma vida de pescador pescando pequenos peixes ou peixes grandes, dá o mesmo trabalho, nenhum pescador tem vida fácil. É uma ilusão achar que o pescador mais rico tem vida mais fácil. Todos tem seus desafios e eles são do tamanho dos peixes que pescam. A única coisa que diferencia os pescadores é a escolha deles.

– Escolha? Que escolha?

– A escolha de qual tamanho de peixe vão pescar na vida. Tudo mais são desculpas e coisas que ficam desviando a sua mente do que realmente importa.

– Se é assim porque o senhor não pesca os atuns, que são os peixes mais caros do mundo?

– Foi a minha escolha. Eu faço exatamente o que quero fazer. E você, que tamanho de peixe você vai pescar na sua vida?