O Segredo das Empresas Exponenciais

Como este tema está super em alta, decidi trazer para você alguns insights sobre ele. Se tornar exponencial é um desejo escondido na mente de todos e, muitas vezes, declarado por parte das organizações. Porém, quando olhamos de perto uma empresa exponencial, fica muito evidente quais são as características que fazem um negócio ter um crescimento tão surpreendente. Sim, existe um segredo e vou contá-lo a você.

 

O que é uma Empresa Exponencial?

 

A empresa assim denominada possui uma capacidade de impactar de forma muito avassaladora o mercado e a vida das pessoas. Ela possui um crescimento muito acelerado – característica relacionada principalmente às startups, empresas que crescem ano a ano em uma velocidade muito grande. Elas se multiplicam em termos de tamanho, alcance, impacto, dentre outros.

 

Quando olhamos uma empresa tradicional, seu crescimento é moderado, de acordo com o PIB da economia, por exemplo, dependendo do negócio.

 

Empresa Tradicional x Empresa Exponencial

 

Quando pensamos em ambos os formatos, o que vem primeiro à minha mente é a forma de liderar. A forma de liderar de uma empresa tradicional é muito hierárquica. Possui todos os cargos descritivos de um organograma, ou seja, uma matriz rígida de comando. Por outro lado, na empresa exponencial, a forma de liderar é mais circular e pouco estruturada. As pessoas interagem com mais facilidade com todo mundo. Além disso, o poder não é muito valorizado nestas empresas.

 

Em uma empresa tradicional, o poder é valorizado, as pessoas desejam conquistar cargos e posições. Nas empresa exponencial, o poder não é um valor relevante.

 

Outro ponto que diferencia estes dois modelos de organização é o pensamento, ou seja, a forma como a empresa é pensada e como os processos são estruturados. Na empresa tradicional, os processos são lineares, com uma forma de fazer padronizada e organizada, existindo um esforço real de tornar tais processos cada vez mais estruturados e certificados. Já na empresa exponencial, o pensamento é não linear. As coisas acontecem de forma orgânica e vai se transformando ao longo do tempo. O esforço é de não tornar o processo “quadrado”, rígido e imutável.

 

O esforço da empresa tradicional é colocar os processos em caixas. A empresa exponencial não quer as caixas. São mentalidades completamente diferentes.

 

Outro tema constante nas empresas exponenciais é a inovação. É um discurso que as empresas tradicionais tentam se apropriar, mas elas se frustram e frustram os outros porque inovação é coisa de quem tem mentalidade livre, de quem possui mindset de crescimento. Dessa forma, só consegue inovar aqueles que experimentam, que desejam criar algo novo, colocar em campo a criatividade. Nas empresas tradicionais, existe pouco campo para o experimento e a criatividade. Existe, na verdade, uma resistência grande ao novo em função da segurança. Isto porque a empresa tradicional quer a segurança por conta de crenças que a limitam: medo de não dar resultado e de não ser seguro, por exemplo.

 

Assim, estes drives baseados em medo acabam limitando uma empresa tradicional de ter um processo mais evolutivo e de mais inovação. Inovação é coisa de quem experimenta e que entende que errar não tem problema, faz parte do jogo.

 

As empresas tradicionais buscam formas de remunerar e reconhecer as pessoas baseadas em dinheiro. Salários, bônus, brindes, dentre outros, são utilizados para atrair a atenção das pessoas. Já nas empresas exponenciais, a atenção não está 100% voltada a isto. É claro que isto é uma parte do negócio, mas o desejo das pessoas é de libertar a mente, serem úteis, se engajar com causas interessantes, ter liberdade de trabalhar e trabalhar com aquilo que se gosta.

 

Na medida em que você libera o potencial e a mente das pessoas, você está mais próximo de ter uma empresa exponencial.

 

O grande segredo

 

O grande segredo está no nível de consciência das lideranças que estão à frente dos negócios. Quanto mais elevado o nível de consciência de uma liderança, de uma comunidade, mais descentralizado é o poder, mais autonomia as pessoas possuem e mais elevados os valores que elas manifestam. Mais nobres são as causas com as quais elas se ligam. E, quando você tem alto nível de consciência, professa e entrega elevados valores, você se liberta da estrutura de poder, do medo de errar, da necessidade de trabalhar só por dinheiro e, isso, por si só, libera a energia das pessoas, dá outros nortes e amplifica o impacto que a empresa realmente pode causar nas pessoas e no mundo.

 

A pedra fundamental de uma empresa exponencial é o nível de consciência, os valores que ela tem. Normalmente, as empresas exponenciais são construídas em torno de valores em prol dos outros. Ela está preocupada em servir, em ter um propósito e um impacto positivo no mundo.

 

Se os valores de uma empresa não estiverem neste nível de frequência, invariavelmente esta não terá a menor condição de se tornar uma empresa exponencial. Este é o ingrediente mágico!

 

Você quer ser uma pessoa exponencial e quer fomentar uma comunidade ou empresa exponencial? Então, trate de liberar as pessoas das suas crenças limitantes e de desenvolver valores de alto nível de consciência.

Comentários