A importância de desenvolver sua equipe e preparar sucessores

A sucessão é um tema que está entre as maiores preocupações dos gestores, dos administradores e das empresas que possuem uma visão de longo prazo e que procuram ter êxito em suas atividades. Pensar e agir sobre esta questão é um grande indício do nível de liderança que você ocupa.

Preparar sucessores é uma das maiores dores atuais nas organizações. Representa um grande desafio diante do apagão de liderança existente no mercado. Se não existem bons líderes, como novos serão formados?

Algumas empresas investem em desenvolvimento, e os programas de trainee são exemplos disso. Focar na formação de lideranças internas é buscar o fortalecimento das empresas e das equipes. E é este o caminho que um bom líder deve trilhar.

Formar líderes é uma das maiores atribuições, habilidades e qualidades de um líder. Os maiores e melhores líderes possuem essa postura. Está no escopo da liderança a formação de novos líderes. O gestor que não possui essa capacidade, não é um líder completo, não está na plenitude da liderança.

Preparar a equipe, além de uma atitude nobre, é uma ação que afasta o risco de perda de oportunidades. Se um líder não prepara um substituto, pode perder grandes chances, como uma promoção. Se não existir uma pessoa à altura, que possa ocupar sua função, ele não poderá sair do seu cargo. A pessoa que ocupa uma posição de liderança deve se preocupar com a formação da equipe tanto pensando no negócio, quanto no lado pessoal. Tenha uma frase em mente: “o líder que não forma líderes vira escravo da própria liderança”.

Um líder de alto nível entende que a empresa não pode depender só dele. Se esse líder possuir nível de consciência elevado, ele enxerga que deve buscar a equipe, a empresa e toda a comunidade da mesma. Um bom líder não possui vaidade, atua na formação de pessoas, transmite seus conhecimentos e gera o empoderamento para que elas se desenvolvam e se tornem líderes bons ou até melhores que seu mentor.

O maior legado da sua vida profissional enquanto líder será as pessoas que você conseguir formar. Seu coração vai encher de alegria quando você olhar para trás e ver os líderes que ajudou a desenvolver, ver que participou do crescimento de tantas pessoas e que possibilitou o voo das mesmas. A liderança ganha sentido e significado.

Existe um propósito maior por trás da liderança. Não consiste apenas em cumprir metas e conquistar resultados. O líder deve fazer a diferença na vida das pessoas.  Deve deixar seu legado e transmitir tudo que sabe para gerar uma reação em cadeia e desenvolver cada vez mais pessoas fortalecidas e que espalhem brilho por aí.

Essa reflexão deve trazer uma autocrítica: você forma lideranças? Se a resposta for negativa, comece a se preocupar e a se mexer. Além de ser uma tendência de mercado, pode ter certeza que será uma ação muito gratificante.