A evolução e a gratidão andam juntas

Antes de iniciar essa reflexão precisamos levantar uma questão: o que é evolução? Existem muitos olhares sobre esse conceito e muitas formas que ele pode ser aplicado. A evolução pode ser no âmbito profissional, pessoal, espiritual. Existem vários aspectos da vida que se pode evoluir.

Dessa forma, podemos dizer que a evolução está relacionada aos diversos níveis de consciência que uma pessoa pode estar. Evolução tem relação direta com o crescimento, com o avanço nos níveis que uma pessoa pode manifestar.

O nível de consciência, por sua vez, tem relação com demonstração de valor. O mais alto nível de consciência de uma pessoa representa os valores mais nobres que ela pode possuir e, assim, entregar para a sua vida, em qualquer campo.

Falamos em qualquer campo da vida, pois pensamos as pessoas como seres integrais. O que faz uma pessoa é a soma de tudo que ela é, suas múltiplas personas, seja no trabalho, com a família, tudo faz parte do mesmo ser.

Relacionando os dois conceitos, percebemos que evolução tem a ver com a manifestação de valor nos seus mais altos níveis. A pessoa evoluída entrega maiores valores em tudo que se dispõe a fazer.

Nesse sentido, nos perguntamos: e a gratidão? A gratidão é a manifestação do valor paz em um nível de transformação. Manifestar gratidão ou buscar ter esse sentimento é uma forma de trazer tranquilidade para o coração.

Se você é grato pelas coisas que tem, pelas pessoas com as quais convive, pela sua vivência, pelas experiências que você passa, você tem maiores chances de aquietar suas angústias, de acalmar seu interior. Dessa forma, as pessoas que manifestam gratidão, são necessariamente pessoas que estão em um nível de serenidade maior.

Gratidão é um valor transformador, pois ajuda a transformar as pessoas inquietas e insatisfeitas, colocando-as na rota da tranquilidade e da paz, valores nobres e profundos. Lembrando que a inquietude e a insatisfação, não representam deméritos, já que são necessárias para a transformação.

Por esse caminho, encontramos a grande chave para este tema. Já sabemos que a gratidão é valor de transformação e, também, de evolução já que para haver evolução, o crescimento e a transformação precisam existir. Precisamos lembrar que onde existe transformação, existe dor. Simplesmente porque crescer dói. Para entrar na rota de crescimento, é preciso experimentar ou descobrir o desconforto; é preciso sair da zona de conforto.

A gratidão é transformadora porque a pessoa que se torna grata, é grata por tudo, inclusive pelas experiências penosas que vive, pelas coisas ruins que lhe acontecem. E quando se tem gratidão até pelos problemas, se tem consciência profunda que são os acontecimentos ruins, os mais difíceis que levam ao crescimento, à evolução. São nos momentos de sofrimento e dor que estão os aprendizados da vida. São esses momentos os responsáveis por elevar o espírito e melhorar o ser humano.

A gratidão transforma dor em propósito. Se você tem gratidão, você viverá experiências de transformação com tranquilidade e com entendimento profundo e verdadeiro de que esses momentos vão te levar ao crescimento e à evolução.