A Hora da Verdade

Não existe oportunidade melhor para mostrar competências do que no momento em que as coisas dão errado. Nos momentos difíceis. É na adversidade que as máscaras caem e revelam-se verdadeiramente quem são as pessoas e do que elas são capazes, para o bem ou para o mal. Também se revela o caráter, os fundamentos, os conceitos e os valores.

Os momentos difíceis colocam a verdade à vista, sejamos nós pessoas ou instituições.

Ao passar por águas turbulentas é reconfortante lembrar que ali há uma oportunidade única de por em prática a coragem, a determinação e o otimismo. Afinal é fácil demais ser otimista quando tudo está bem. É fácil demais ter coragem quando não há perigo iminente. Navegar bem em águas turbulentas requer valores e uma fé inoxidável na vitória.

São os momentos difíceis que forjam o caráter, que fortalecem os valores, a confiança e a disciplina.

Profissionalmente esses momentos são muito importantes.

Pode parecer um paradoxo, mas creia, nos negócios as melhores oportunidades para se fidelizar um cliente, ocorrem justamente quando alguma coisa dá errado. Se uma empresa ou profissional neste momento mostrar disposição, energia, compromisso e competência para reverter a situação, pontos importantes serão conquistados com o cliente.

Uma empresa pode ter grandes prejuízos ou sucumbir quando falha na gestão de uma crise. E quando isso ocorre é porque ela não estava preparada. Os pilares não estavam sólidos.

Assim também são as pessoas. A pressão demandada por algum problema pontual mostra claramente quem são as pérolas de uma equipe, aqueles que realmente estão ali para topar qualquer desafio. E não raro, um alguém que deveria ser exemplo de galhardia, mostra-se acovardado, com qualquer enxurrada. Já viu esse filme?

Tenha certeza de uma coisa: em algum momento algo vai dar errado. E quando isso acontecer, abrace a oportunidade, porque essa é a hora da verdade.