5 dicas para você se conectar com as pessoas

Existe uma frase que diz: “O lugar mais perigoso para se ver o mundo é atrás de uma mesa. ”. Atrás da mesa, a pessoa possui uma visão burocrata, afastada dos outros, sustentada pelo isolamento. O bom líder circula, se relaciona, procura estar com as pessoas e as conhecer. Pensando nisso, listei cinco dicas que vão te ajudar a se conectar com as pessoas. Confira!

 

Dica 1: Ficar atrás da mesa é se isolar das pessoas e do mundo.

O poder de liderar, empoderar, engajar, influenciar e direcionar fica bastante reduzido. O melhor lugar para liderar é perto das pessoas, valorizando a conversa, o relacionamento e a interação entre as pessoas.

 

Dica 2: Se o líder se contenta em ter um relacionamento superficial com os membros da equipe, é sinal que se trata de um líder superficial.

Liderar é estar com pessoas, é saber se relacionar, é saber tratar os outros. Muitas pessoas confundem os conceitos de gerenciamento e liderança. Os cargos e posições são relacionados com atividades e funções que necessitam de habilidade de gerenciamento. Quando um líder se enxerga apenas como gerente, sua atuação se torna limitada e atrofiada, já que ele não desenvolve uma relação profunda com as pessoas, de troca e entrega. Liderar é muito mais que gerenciar. É treinar, capacitar, desenvolver, dar feedback, coordenar, direcionar. E para isso ser possível, é necessário construir uma ponte, uma conexão com as pessoas.

Quem não se conecta, não conhece as pessoas ao seu redor.

Dica 3: Busque aprofundar suas relações. Quando não se conhece as pessoas que estão por perto, não é possível extrair o melhor de cada uma delas. Os líderes que não se conectam, se baseiam em tentativas e erros e dão comandos equivocados, sofrendo ainda mais para conquistar a entrega e o envolvimento das pessoas. Se o líder conhece sua equipe, passa a conhecer os pontos fortes e fracos e, assim, auxilia na motivação e no desenvolvimento de seus membros.

O líder que possui habilidade de conexão avançada, contrata melhor, treina melhor, tem maior capacidade de engajar e reconhecer as pessoas do seu time.

Dica 4: O líder que se conecta treina melhor porque se aprofunda e entende quais são as habilidades das pessoas e é capaz de potencializá-las.

Dessa forma, a quarta dica é muito importante, por exemplo, no processo seletivo, já que as pessoas são muito mais do que o currículo apresentado e o bom líder deve ter essa percepção. O bom líder se concentra no que as pessoas têm de melhor e, no lugar de corrigir os erros, potencializa os pontos positivos e empodera.

O ideal é valorizar o que as pessoas sabem, dominam e gostam para que sejam mestres em tal ofício, ao invés de desenvolver pessoas medianas que tentam saber pouco de muita coisa. O líder entende e engaja seu time quando sabe o que é relevante e importante para cada um.

Dica 5: A conexão é muito mais do que relacionamento com as pessoas. Conexão é a habilidade do líder de se conectar com a equipe, conectar a equipe entre si e conectar as pessoas com um propósito.

É muito mais do que conversar; é envolver as pessoas com as ações e com os projetos. Por mais que as pessoas sejam diferentes umas das outras, se unem por um objetivo comum, e encontram sentido quando buscam um propósito em comum.

 

Quer conhecer mais sobre o Líder HD? Acesse nosso Podcast, em https://soundcloud.com/liderhd , ou nosso canal no Youtube, em .https://www.youtube.com/channel/UC8cyf27v8Ozsrre9W-i8oVA

Comentários