4 Dicas para fazer sua Equipe ter mais Foco e Produtividade

Produtividade é um tema que representa um grande dilema nas empresas e um enorme desafio para todo Gestor e todo Líder! Eles têm este tópico sempre no seu radar.

Hoje, as empresas estão preocupadas em vender mais, aumentar sua rentabilidade e, para isso, elas precisam reduzir custos e ser mais produtivas.

Neste sentido, listei quatro dicas para você fazer com que a sua Equipe tenha mais Foco e Produtividade. Vamos lá?

 

  1. Focar é saber dizer NÃO! Uma grande estratégia para você elevar o foco das pessoas é observar e listar tudo aquilo que não deve ser feito pela sua equipe. Isto parece óbvio, mas quando você olha de perto as rotinas das pessoas e das áreas nas organizações, elas acabam fazendo uma série de atividade que não agregam, não fazem sentido ou, até mesmo, são de responsabilidade de outros setores. Então, o primeiro ponto é definir aquilo que as pessoas não precisam fazer no seu time! Quando você faz isso, você, com certeza, retira cerca de 20% de tempo destinado a coisas que não agregam nenhum valor.

 

  1. Combine com sua Equipe três entregas mensuráveis que ela deve apresentar diariamente. Isto é fundamental! A partir daí, você começa a enxergar de fato as entregas diárias, além de medir a produtividade de cada integrante do time.

 

  1. Faça encontros diários para mensurar e avaliar as entregas individualmente. Pequenos encontros rápidos auxiliam na avaliação das entregas diárias em conjunto com seu colaborador. Dependendo da sua área, você pode realizar este balanço ao final do dia ou logo no início da manhã, delimitando, a partir daí, os direcionamentos.

 

  1. Desenhe os Processos! Este é um dos grandes gargalos das organizações. As pessoas estão ali cumprindo as tarefas delegadas sem compreender a importância destas dentro do macroprocesso. Acabam realizando atividades em ordens que não são produtivas e que retiram energia do time e da empresa inteira.

 

Finalmente, quero propor que você faça um teste em conjunto com a sua equipe para saber como anda o foco e a produtividade da mesma. Faça esta auto-análise, respondendo às perguntas abaixo:

 

i. A forma como você e sua equipe fazem é a “melhor forma do mundo” de se fazer uma determinada atividade? Se não, trate de começar a fazer agora.

ii. Como você pode fazer melhor aquilo que você faz?

iii. Como você pode fazer mais rápido aquilo que você faz?

iv. Qual tecnologia você poderia usar para ter um ganho de escala, um ganho de produtividade e de rentabilidade, fazendo o que você faz? (Automação, aplicativo, software, recursos mecânicos e digitais, etc).

v. Como você pode fazer o que você faz gastando menos, com menos recursos? (recursos humanos, materiais, financeiros e tempo).

 

E atenção ao Conceito HD: Depois de fazer todos estes passos, reconheça e destaque publicamente aquele colaborador que apresentar a maior produtividade no seu time. Além de motivar, você cria um parâmetro para as outras pessoas entendam o que é ser focado e produtivo.

 

Agora é com você! Coloque a mão na massa e tenha uma equipe de alta performance!

Comentários