10 Dicas para Aumentar a Produtividade do seu Time

A máxima da produtividade está relacionada a você fazer mais com os mesmos recursos com ou fazer mais com menos recursos.

Para você ter uma equipe produtiva, você precisa ter pessoas em sua plenitude. As pessoas podem estar produzindo no máximo da sua capacidade, além de utilizar de forma correta e adequada os recursos que a empresa possui. E isto inclui recursos humanos, financeiros, físicos, além do tempo que é um recurso extremamente valioso.

Para te ajudar a aumentar a produtividade do seu time, listei aqui 10 dicas que podem ser extremamente úteis. Confira.

 

1. Quebre as paredes, conecte as pessoas

É importante que você crie ambientes multidisciplinares, com pessoas de áreas diferentes interagindo, sem paredes, sem divisórias, para ter o máximo de intercâmbio entre as pessoas.

É por este motivo que os espaços de coworking estão ganhando tanta força no mercado. Neles, as pessoas interagem de forma muito produtiva, a comunicação se torna mais fluida e com especialistas de áreas diferentes para trocar experiências.

Dessa forma, dentro do seu negócio, estimule as equipes formadas de maneira mais conectada, em espaços compartilhados e com mais interatividade e inteligência no relacionamento interno.

Dentro da sua empresa, se você parar para pensar, tem uma área que está

 

2. Melhore a comunicação

Promova uma comunicação ampla e que chegue para todos, dentro dos canais de comunicação interna da sua organização. Além disso, agende pequenos encontros rápidos com o seu time para que você, enquanto líder, possa transmitir a informação de maneira homogênea. Você pode criar o hábito de realizar estas pequenas reuniões semanalmente, dando norte ao dia a dia da equipe.

Atualmente, existem empresas de desenvolvimento de softwares que constroem redes sociais corporativas personalizadas. Por meio delas, você conecta as pessoas , cria espaços de fala, como fóruns de discussão, além de integrar projetos, enquetes, dentre outros. As pessoas, então, criam uma interação de maneira fluida, criam conteúdo, materiais e soluções.

 

3. Combata com todas as suas forças a burocracia

Olhe para dentro da sua empresa e veja com todo rigor aquelas coisas que você faz e que geram burocracia: papelada, carimbo, papel, assinatura, planilhas, controle do controle do controle. Esse tipo de coisa é altamente perigosa, retirando a velocidade da empresa. Combata a burocracia com todas as suas forças!

 

4. Pergunte às pessoas quais processos são limitantes

Ouça as pessoas da sua equipe. Encoraje-as a olhar para o que elas fazem e questionar se tem nexo, se pode ser feito de uma forma melhor, se pode ser desenvolvido de uma maneira mais rápida e, principalmente, se existem processos que são realizados e que não deveriam ser. Isto porque eles contribuem para burocracia e para tirar velocidade da tua equipe. Porque diminui a produtividade.

 

5. Dê autonomia para as pessoas

As pessoas com autonomia produzem mais. Os processos ficam mais fluidos, os indivíduos resolvem as coisas de forma mais rápida. Às vezes, reduzir as alçadas de tomada de decisão tornam as pessoas mais responsáveis por suas atitudes dentro da organização.

Quanto mais autonomia você der para sua linha de frente, mais rápido vai andar o seu negócio, a sua produção, a sua operação e, consequentemente, melhor produtividade você terá.

Para saber mais sobre o tema AUTONOMIA, recomendo o podcast “Superpower”. CLIQUE AQUI PARA ESCUTAR!

 

6.Pense fora da caixa na hora de definir horários de trabalho

É impressionante a resistência que as lideranças têm de pensar em horários de trabalho alternativos e mais flexíveis. Ficam naquela coisa de “8h às 18h”.

Observe que você pode ter pessoas diferentes, entrando e saindo em horários distintos. Tente olhar para isso com mais flexibilidade!

Já parou para pensar que tem sempre aquele pessoal que chega atrasado todos dias? Se você olhar para o seu quadro com flexibilidade, encaixe estas pessoas entrando às 9h, por exemplo. Por que não?

Tem gente que pode entrar as 10:30, porque faz uma faculdade, faz algum projeto de noite e tudo mais e precisa chegar mais tarde. Se ela entrar as 10:30 e sair às 20:30, qual o problema?

Assim, pense em horários alternativos, isso ajuda a melhorar a produtividade das pessoas, na medida em que cada um pode ter o seu fuso e cada setor pode ter o seu fuso horário conforme a sua especialidade.

Pense fora da caixa, o mundo está indo para um cenário de horários mais flexíveis, ok?

 

7.Crie indicadores e fale deles diariamente

Para você ter produtividade, as pessoas têm que estar orientadas para resultado. Então, aqueles indicadores-chave, que fazem parte do trabalho de uma equipe, precisam estar muito bem desenhados e mensurados.

É muito importante que haja uma reunião de abertura do dia ou no meio da tarde. Nesta reunião, estimule os colaboradores a pensarem o que podem fazer melhor hoje, além de estimular a discussão produtiva para o encontro de soluções e alternativas para o time. Com isso, você mantém as pessoas com os olhos voltados aos indicadores de resultados.

Criar colaboradores “tarefeiros” e desconectados com o objetivo do negócio é perigoso e acaba com a produtividade da equipe.

 

8. Faça pausas relaxantes, crie espaços de descompressão

É muito comum que em ambientes de alta pressão, de alta produtividade como na bolsa de valores e em empresas de telemarketing (onde o negócio é acelerado), exista algum espaço de descompressão, no qual o colaborador entre e relaxe.

Este ambiente pode ser uma sala com uma luz azul, confortável, silenciosa ou com uma música ambiente agradável. Outra opção são as áreas de café descoladas e descontraídas, nas quais as pessoas podem bater um papo. Os espaços abertos, ao ar livre, também são excelentes para o descanso.

Dessa forma, pense em como construir pausas relaxantes, pelo menos duas vezes por dia ou por turno.

 

9.Hora extra

Hora extra é sinal de má gestão. Onde tem muita hora extra, tem improdutividade. Uma equipe produtiva não faz hora extra e, para mim, hora extra é um indicador importantíssimo que demonstra a qualidade da gestão de uma empresa ou de uma equipe.

Se você tem uma equipe em que há muita geração de hora extra, pode apostar que a gestão é ruim. E, muito provavelmente, a gestão está apresentando outros resultados ruins.

Hora extra é um grave indicador de que a produtividade está afetada, as coisas não estão sendo feitas dentro do horário, está faltando planejamento, está faltando direcionamento, está faltando controle, está faltando foco e rapidez na hora de fazer as coisas.

Então, alerta vermelho: onde tem hora extra, tem improdutividade!

 

10. Ostra feliz não faz pérola

O grande escritor Rubem Alves, professor e mestre da educação, escreveu o livro “Ostra Feliz não Faz Pérola”. Este livro possui uma mensagem maravilhosa e eu recomendo fortemente a sua leitura.

A grande visão utilizada na obra é que a ostra se incomoda com aquele grãozinho de areia que ela engoliu. A partir deste incômodo, ela começa a trabalhar e reveste aquela pedrinha com um material que ela cria, transformando, então, aquele grãozinho em uma linda pérola, tão valiosa.

Para você ter uma equipe altamente produtiva, você tem que ter uma equipe incomodada. Você precisa estar junto, também precisa ter este incômodo.

Mas, atenção! Estamos falando de um incômodo positivo. Quando você tem uma equipe solta, uma equipe sem acompanhamento, sem feedback, sem reunião, sem ritual, sem direcionamento, essa equipe vai se tornando improdutiva. As pessoas vão ficando apagadas e começam a ficar fazendo só tarefas e não produzem tudo que podem produzir.

Dessa forma, é muito importante ter uma rotina acompanhamento dos colaboradores, causando uma pressão boa, uma pressão de estar junto. A pior coisa que pode existir para a condução de uma equipe é a indiferença, é o líder deixar o barco correr.

Quando isso acontece, as pessoas ficam à deriva, ficam sem direcionamento. Para você ter pérolas, é preciso estar próximo à sua equipe, dando o suporte e desenvolvendo uma pressão e um incômodo positivo e produtivo.

 

BÔNUS

Para te ajudar a criar equipes integradas, engajadas e com a produtividade em sua máxima capacidade, você pode utilizar dinâmicas simples antes ou depois das reuniões semanais. Separei três opções que você poderá aplicar facilmente com o seu time. Quer baixar este material incrível?